Avaliação dos programas de Residência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199192 |
Resumo: | A Residência é um programa relativamente novo, e existe, por parte de diversos mecanismos institucionais, o desejo de consolidá-lo dentro na Universidade, desde um ponto de vista formal e operativo. As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde ganharam espaço a partir da promulgação da Lei n°11.129 de 2005. Constituem-se como uma modalidade de ensino de programa de pós-graduação Latu-sensu, com a intenção de capacitar os profissionais a compreenderem a multicausalidade dos processos, individuais e coletivos. O presente estudo teve por objetivo investigar a atual situação, desde uma perspectiva de satisfação com a formação e a coordenação dos cursos de Residência, dos residentes nos seus locais de trabalho e de formação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Constitui-se de um estudo com abordagem mista de cunho exploratório analítico. O segmento quantitativo ocorreu através da aplicação de um questionário para todos os residentes participantes do Programa de Residência da UFRGS no ano de 2018, em um primeiro momento. Em um segundo momento, um estudo de abordagem qualitativa foi realizado através da técnica de grupos focais. Totalizaram 81 participantes na abordagem quantitativa e nos grupos focais participaram 14 residentes, pertencentes ao programa de Saúde Bucal. Um grupo focal com 4 residentes e outro com 10 residentes, com duração de 35 a 60 minutos. Os resultados quantitativos representam que os residentes receberam pouca ou nenhuma orientação no início do programa, bem como um terço relata não conhecer o regimento interno dos seus programas de residência. A partir da análise das falas emergiram categorias que foram separadas em domínios. Os resultados apresentam questões que permitem fazer inferências acerca da insatisfação e desconhecimento dos residentes acerca do funcionamento dos Programas. Destaca-se ainda que os residentes de Saúde Bucal reconhecem unanimemente que há ainda questões de gestão do programa a serem aprimoradas, bem como de reconhecimento da sua importância dentro da Universidade. |
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Krämer, JulianeDe Marchi, Renato José2019-09-13T03:48:56Z2018http://hdl.handle.net/10183/199192001089156A Residência é um programa relativamente novo, e existe, por parte de diversos mecanismos institucionais, o desejo de consolidá-lo dentro na Universidade, desde um ponto de vista formal e operativo. As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde ganharam espaço a partir da promulgação da Lei n°11.129 de 2005. Constituem-se como uma modalidade de ensino de programa de pós-graduação Latu-sensu, com a intenção de capacitar os profissionais a compreenderem a multicausalidade dos processos, individuais e coletivos. O presente estudo teve por objetivo investigar a atual situação, desde uma perspectiva de satisfação com a formação e a coordenação dos cursos de Residência, dos residentes nos seus locais de trabalho e de formação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Constitui-se de um estudo com abordagem mista de cunho exploratório analítico. O segmento quantitativo ocorreu através da aplicação de um questionário para todos os residentes participantes do Programa de Residência da UFRGS no ano de 2018, em um primeiro momento. Em um segundo momento, um estudo de abordagem qualitativa foi realizado através da técnica de grupos focais. Totalizaram 81 participantes na abordagem quantitativa e nos grupos focais participaram 14 residentes, pertencentes ao programa de Saúde Bucal. Um grupo focal com 4 residentes e outro com 10 residentes, com duração de 35 a 60 minutos. Os resultados quantitativos representam que os residentes receberam pouca ou nenhuma orientação no início do programa, bem como um terço relata não conhecer o regimento interno dos seus programas de residência. A partir da análise das falas emergiram categorias que foram separadas em domínios. Os resultados apresentam questões que permitem fazer inferências acerca da insatisfação e desconhecimento dos residentes acerca do funcionamento dos Programas. Destaca-se ainda que os residentes de Saúde Bucal reconhecem unanimemente que há ainda questões de gestão do programa a serem aprimoradas, bem como de reconhecimento da sua importância dentro da Universidade.The Residency is a relatively new program, and there is a desire, on the part of various institutional mechanisms, to consolidate it within the University from a formal and operative point of view. The multiprofessional residences and professional health area have gained space since the promulgation of Law No. 11,129 of 2005. They are a teaching modality for a Latu-sensu postgraduate program, with the intention of enabling professionals to understand the multi-causality of individual and collective processes. The present study aimed to investigate the current situation, from a perspective of satisfaction with the formation and coordination of the Residency courses, of the residents in their places of work and of training at the Federal University of Rio Grande do Sul. a study with a mixed analytic exploratory approach. The quantitative segment occurred through the application of a questionnaire to all residents participating in the UFRGS Residency Program in the year 2018, with training evaluation questions and the coordination of their Residency course, initially. In a second moment, a qualitative study was carried out through the technique of focus groups. There were 81 participants in the quantitative approach and in the focus groups 14 residents, belonging to the Oral Health program participated. A focus group with 4 residents and another with 10 residents, lasting from 35 to 60 minutes. The quantitative results represent that residents received little or no guidance at the outset of the program, and a third reported not knowing the internal rules of their residency programs. From the analysis of the lines emerged categories that were separated into domains. The results present questions that allow inferences about residents' dissatisfaction and lack of knowledge about the functioning of the Programs. It should also be noted that residents of Oral Health unanimously recognize that there are still issues of management of the program to be improved, as well as recognition of its importance within the University.application/pdfporPrática profissionalPós-GraduaçãoAprendizagemProfessional practicePostgraduate studiesLearningAvaliação dos programas de Residência da Universidade Federal do Rio Grande do SulEvaluation of the Residency programs of the Federal University of Rio Grande do Sul in the perception of residents info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoCurso de Especialização em Residência integrada em saúde bucal /Saúde da Família e Comunidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089156.pdf.txt001089156.pdf.txtExtracted Texttext/plain69149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199192/2/001089156.pdf.txt94eb9f29c80f8df16edb5cb4b39735f4MD52ORIGINAL001089156.pdfTexto completoapplication/pdf327050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199192/1/001089156.pdf5638ceef03d71e94252a24bb1ccfdbadMD5110183/1991922019-09-14 03:53:28.707005oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199192Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:53:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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