Melissa + Vivienne Westwood : um breve estudo de um case de co-branding no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Kelly Cerchiaro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250647
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o case de co-branding das marcas Melissa e Vivienne Westwood na criação de dois modelos de calçados, classificando-o e levantando hipóteses com relação aos seus efeitos para verificar o sucesso da parceria. Para a realização do estudo, primeiramente buscou-se referencial teórico sobre os temas marca, brand equity e co-branding. Após, apresentou-se as marcas constituintes da combinação e o produto resultante dessa combinação. A partir disso, foi possível projetar a situação empírica nas classificações teóricas expostas e deduzir as conseqüências da combinação. Sob o ponto de vista da marca Melissa a estratégia adotada pode ser classificada de uma forma e sob o ponto de vista de Vivienne Westwood de outra. Isso ocorre em função de que, embora existissem objetivos em comum para ambas as marcas, possivelmente existissem também objetivos distintos, principalmente no que se refere ao mercado alvo. Ambas as marcas possuem imagens semelhantes, mas também aspectos mais marcantes relativos a cada uma, o que permite que haja o reforço das imagens e também a complementaridade delas no produto resultante da combinação. Em função disso, foi possível deduzir que a parceria terá sucesso, tanto com relação ao novo produto quanto com relação aos seus efeitos sobre as marcas combinadas.
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