O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233041 |
Resumo: | Apresentamos uma proposta de investigação e intervenções no campo temático da História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulada a um tema de Física Moderna e Contemporânea (FMC) tendo como público alvo estudantes da Escola Básica e seus professores em atividade, que será desenvolvida no curso de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. São dois os objetivos principais da proposta: contribuir para uma educação científica que valorize e integre aspectos da História e Filosofia da Ciência (HFC) no processo de ensino-aprendizagem de conceitos e princípios de Relatividade, buscando problematizar visões ingênuas sobre a natureza da ciência; e construir uma sinergia entre Universidade e escola, focalizando a escuta e a compreensão da identidade do estudante enquanto sujeito da escolari-zação, a discussão, a divulgação e os usos da argumentação científica, na acepção de Stephen Toulmin (1922-2009). |
id |
UFRGS-2_55d3be3e10f04861ace4960c8c99a23f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233041 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Januário, Maria Derlandia de AraújoMassoni, Neusa Teresinha2021-12-17T04:30:17Z20212595-7376http://hdl.handle.net/10183/233041001133315Apresentamos uma proposta de investigação e intervenções no campo temático da História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulada a um tema de Física Moderna e Contemporânea (FMC) tendo como público alvo estudantes da Escola Básica e seus professores em atividade, que será desenvolvida no curso de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. São dois os objetivos principais da proposta: contribuir para uma educação científica que valorize e integre aspectos da História e Filosofia da Ciência (HFC) no processo de ensino-aprendizagem de conceitos e princípios de Relatividade, buscando problematizar visões ingênuas sobre a natureza da ciência; e construir uma sinergia entre Universidade e escola, focalizando a escuta e a compreensão da identidade do estudante enquanto sujeito da escolari-zação, a discussão, a divulgação e os usos da argumentação científica, na acepção de Stephen Toulmin (1922-2009).application/pdfporRevista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 4, n. 3 (edição especial), p. 1268-1286História da ciênciaFilosofia da ciênciaFisica modernaRelatividadeO uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividadeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133315.pdf.txt001133315.pdf.txtExtracted Texttext/plain56436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233041/2/001133315.pdf.txt8b5adc9f1e3fd81c37f2010cfa881bd5MD52ORIGINAL001133315.pdfTexto completoapplication/pdf1529064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233041/1/001133315.pdf005dfe99ea6619ab95c8633b3e3dc8c9MD5110183/2330412022-01-07 05:27:38.223185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233041Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-01-07T07:27:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade |
title |
O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade |
spellingShingle |
O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade Januário, Maria Derlandia de Araújo História da ciência Filosofia da ciência Fisica moderna Relatividade |
title_short |
O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade |
title_full |
O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade |
title_fullStr |
O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade |
title_full_unstemmed |
O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade |
title_sort |
O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade |
author |
Januário, Maria Derlandia de Araújo |
author_facet |
Januário, Maria Derlandia de Araújo Massoni, Neusa Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Massoni, Neusa Teresinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Januário, Maria Derlandia de Araújo Massoni, Neusa Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da ciência Filosofia da ciência Fisica moderna Relatividade |
topic |
História da ciência Filosofia da ciência Fisica moderna Relatividade |
description |
Apresentamos uma proposta de investigação e intervenções no campo temático da História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulada a um tema de Física Moderna e Contemporânea (FMC) tendo como público alvo estudantes da Escola Básica e seus professores em atividade, que será desenvolvida no curso de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. São dois os objetivos principais da proposta: contribuir para uma educação científica que valorize e integre aspectos da História e Filosofia da Ciência (HFC) no processo de ensino-aprendizagem de conceitos e princípios de Relatividade, buscando problematizar visões ingênuas sobre a natureza da ciência; e construir uma sinergia entre Universidade e escola, focalizando a escuta e a compreensão da identidade do estudante enquanto sujeito da escolari-zação, a discussão, a divulgação e os usos da argumentação científica, na acepção de Stephen Toulmin (1922-2009). |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-17T04:30:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/233041 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2595-7376 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133315 |
identifier_str_mv |
2595-7376 001133315 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/233041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 4, n. 3 (edição especial), p. 1268-1286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233041/2/001133315.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233041/1/001133315.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b5adc9f1e3fd81c37f2010cfa881bd5 005dfe99ea6619ab95c8633b3e3dc8c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225046110240768 |