O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Januário, Maria Derlandia de Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Massoni, Neusa Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233041
Resumo: Apresentamos uma proposta de investigação e intervenções no campo temático da História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulada a um tema de Física Moderna e Contemporânea (FMC) tendo como público alvo estudantes da Escola Básica e seus professores em atividade, que será desenvolvida no curso de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. São dois os objetivos principais da proposta: contribuir para uma educação científica que valorize e integre aspectos da História e Filosofia da Ciência (HFC) no processo de ensino-aprendizagem de conceitos e princípios de Relatividade, buscando problematizar visões ingênuas sobre a natureza da ciência; e construir uma sinergia entre Universidade e escola, focalizando a escuta e a compreensão da identidade do estudante enquanto sujeito da escolari-zação, a discussão, a divulgação e os usos da argumentação científica, na acepção de Stephen Toulmin (1922-2009).
id UFRGS-2_55d3be3e10f04861ace4960c8c99a23f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233041
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Januário, Maria Derlandia de AraújoMassoni, Neusa Teresinha2021-12-17T04:30:17Z20212595-7376http://hdl.handle.net/10183/233041001133315Apresentamos uma proposta de investigação e intervenções no campo temático da História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulada a um tema de Física Moderna e Contemporânea (FMC) tendo como público alvo estudantes da Escola Básica e seus professores em atividade, que será desenvolvida no curso de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. São dois os objetivos principais da proposta: contribuir para uma educação científica que valorize e integre aspectos da História e Filosofia da Ciência (HFC) no processo de ensino-aprendizagem de conceitos e princípios de Relatividade, buscando problematizar visões ingênuas sobre a natureza da ciência; e construir uma sinergia entre Universidade e escola, focalizando a escuta e a compreensão da identidade do estudante enquanto sujeito da escolari-zação, a discussão, a divulgação e os usos da argumentação científica, na acepção de Stephen Toulmin (1922-2009).application/pdfporRevista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 4, n. 3 (edição especial), p. 1268-1286História da ciênciaFilosofia da ciênciaFisica modernaRelatividadeO uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividadeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133315.pdf.txt001133315.pdf.txtExtracted Texttext/plain56436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233041/2/001133315.pdf.txt8b5adc9f1e3fd81c37f2010cfa881bd5MD52ORIGINAL001133315.pdfTexto completoapplication/pdf1529064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233041/1/001133315.pdf005dfe99ea6619ab95c8633b3e3dc8c9MD5110183/2330412022-01-07 05:27:38.223185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233041Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-01-07T07:27:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade
title O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade
spellingShingle O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade
Januário, Maria Derlandia de Araújo
História da ciência
Filosofia da ciência
Fisica moderna
Relatividade
title_short O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade
title_full O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade
title_fullStr O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade
title_full_unstemmed O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade
title_sort O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade
author Januário, Maria Derlandia de Araújo
author_facet Januário, Maria Derlandia de Araújo
Massoni, Neusa Teresinha
author_role author
author2 Massoni, Neusa Teresinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Januário, Maria Derlandia de Araújo
Massoni, Neusa Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência
Filosofia da ciência
Fisica moderna
Relatividade
topic História da ciência
Filosofia da ciência
Fisica moderna
Relatividade
description Apresentamos uma proposta de investigação e intervenções no campo temático da História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulada a um tema de Física Moderna e Contemporânea (FMC) tendo como público alvo estudantes da Escola Básica e seus professores em atividade, que será desenvolvida no curso de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. São dois os objetivos principais da proposta: contribuir para uma educação científica que valorize e integre aspectos da História e Filosofia da Ciência (HFC) no processo de ensino-aprendizagem de conceitos e princípios de Relatividade, buscando problematizar visões ingênuas sobre a natureza da ciência; e construir uma sinergia entre Universidade e escola, focalizando a escuta e a compreensão da identidade do estudante enquanto sujeito da escolari-zação, a discussão, a divulgação e os usos da argumentação científica, na acepção de Stephen Toulmin (1922-2009).
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-17T04:30:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233041
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-7376
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133315
identifier_str_mv 2595-7376
001133315
url http://hdl.handle.net/10183/233041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 4, n. 3 (edição especial), p. 1268-1286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233041/2/001133315.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233041/1/001133315.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b5adc9f1e3fd81c37f2010cfa881bd5
005dfe99ea6619ab95c8633b3e3dc8c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225046110240768