Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Marco Aurélio Plá
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115889
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central protagonizar o conceito de Experiência na prática metodológica das Ciências Sociais no Ensino Médio destacando a importância da subjetividade e do engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Esta iniciativa se justifica na escolha de práticas que não estejam somente alinhadas com os princípios epistemológicos caros às Ciências Sociais, mas que também contemplem uma perspectiva interdisciplinar de trabalho e estejam comprometidas com a promoção dos indivíduos em uma aprendizagem significativa ao seu cotidiano. Realizando um entrecruzamento das contribuições teóricas de autores que se dedicaram ao assunto nas áreas da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia e do Teatro, e ainda, na experiência que obtive nas práticas de iniciação à docência como bolsista do PIBID – CS/UFRGS, este estudo revela a Experiência como um importante agente na significação de conteúdos; e no que diz respeito às Ciências Sociais, organiza o conhecimento dando relevância as ações dos indivíduos em relação às dinâmicas sociais. A Experiência é ressaltada neste trabalho por sua capacidade de ampliar a identidade dos sujeitos, seu conhecimento, sua sensibilidade, e sua condição no mundo, pois é no exercício da “experiência de si”, que o aluno tem a oportunidade de situar o seu aprendizado e se reconhecer em uma nova realidade de maneira crítica e potencialmente transformadora.
id UFRGS-2_55e09dffbb7b642c8585f3f5ec88923f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115889
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Marco Aurélio PláCaregnato, Célia Elizabete2015-05-06T01:58:20Z2014http://hdl.handle.net/10183/115889000954080O presente trabalho tem como objetivo central protagonizar o conceito de Experiência na prática metodológica das Ciências Sociais no Ensino Médio destacando a importância da subjetividade e do engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Esta iniciativa se justifica na escolha de práticas que não estejam somente alinhadas com os princípios epistemológicos caros às Ciências Sociais, mas que também contemplem uma perspectiva interdisciplinar de trabalho e estejam comprometidas com a promoção dos indivíduos em uma aprendizagem significativa ao seu cotidiano. Realizando um entrecruzamento das contribuições teóricas de autores que se dedicaram ao assunto nas áreas da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia e do Teatro, e ainda, na experiência que obtive nas práticas de iniciação à docência como bolsista do PIBID – CS/UFRGS, este estudo revela a Experiência como um importante agente na significação de conteúdos; e no que diz respeito às Ciências Sociais, organiza o conhecimento dando relevância as ações dos indivíduos em relação às dinâmicas sociais. A Experiência é ressaltada neste trabalho por sua capacidade de ampliar a identidade dos sujeitos, seu conhecimento, sua sensibilidade, e sua condição no mundo, pois é no exercício da “experiência de si”, que o aluno tem a oportunidade de situar o seu aprendizado e se reconhecer em uma nova realidade de maneira crítica e potencialmente transformadora.This work is mainly aimed to boost the concept of Experience in methodological practice of Social Sciences in High School highlighting the importance of subjectivity and student engagement in the Teaching-Learning process. This initiative is justified by choosing practices which are not only aligned with the epistemological principles related to Social Sciences, but that also consider an interdisciplinary perspective of work and are committed to the promotion of individuals in a meaningful learning in their daily lives. Conducting an intertwinement of theoretical contributions of authors who have dedicated themselves to the subject in the fields of Philosophy of Education, Sociology, Anthropology and Theater, and in the experience obtained as a scholarship student at the PIBID- Social Sciences/UFRGS, this study reveals Experience as an important agent in the signification of contents. In regard to Social Sciences, it organizes the knowledge giving relevance to the actions of individuals in relation to social dynamics. Experience is highlighted in this work for its ability to expand the identity of the subject, his knowledge, his sensitivity, and his condition in the world, because it is through the exercise of "self-experience" that the student has the opportunity to situate his learning and recognize himself in a new reality in a critical and potentially transformative way.application/pdfporMetodologia do ensinoEnsino médioPrática de ensinoTeaching methodology of social sciencesParticipative methodologySociology of experienceAnthropology of learningSobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências Humanas2014Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954080.pdf000954080.pdfTexto completoapplication/pdf310376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115889/1/000954080.pdf162691d09c8c831e0927314094f1cdbcMD51TEXT000954080.pdf.txt000954080.pdf.txtExtracted Texttext/plain117827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115889/2/000954080.pdf.txt6cb98157cccf458a2347f809ec5a3ce1MD52THUMBNAIL000954080.pdf.jpg000954080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115889/3/000954080.pdf.jpg7e921ebf7c1308d7c8ba45552500f910MD5310183/1158892022-08-06 04:47:51.076146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115889Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais
title Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais
spellingShingle Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais
Gil, Marco Aurélio Plá
Metodologia do ensino
Ensino médio
Prática de ensino
Teaching methodology of social sciences
Participative methodology
Sociology of experience
Anthropology of learning
title_short Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais
title_full Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais
title_fullStr Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais
title_full_unstemmed Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais
title_sort Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais
author Gil, Marco Aurélio Plá
author_facet Gil, Marco Aurélio Plá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Marco Aurélio Plá
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
contributor_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia do ensino
Ensino médio
Prática de ensino
topic Metodologia do ensino
Ensino médio
Prática de ensino
Teaching methodology of social sciences
Participative methodology
Sociology of experience
Anthropology of learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching methodology of social sciences
Participative methodology
Sociology of experience
Anthropology of learning
description O presente trabalho tem como objetivo central protagonizar o conceito de Experiência na prática metodológica das Ciências Sociais no Ensino Médio destacando a importância da subjetividade e do engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Esta iniciativa se justifica na escolha de práticas que não estejam somente alinhadas com os princípios epistemológicos caros às Ciências Sociais, mas que também contemplem uma perspectiva interdisciplinar de trabalho e estejam comprometidas com a promoção dos indivíduos em uma aprendizagem significativa ao seu cotidiano. Realizando um entrecruzamento das contribuições teóricas de autores que se dedicaram ao assunto nas áreas da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia e do Teatro, e ainda, na experiência que obtive nas práticas de iniciação à docência como bolsista do PIBID – CS/UFRGS, este estudo revela a Experiência como um importante agente na significação de conteúdos; e no que diz respeito às Ciências Sociais, organiza o conhecimento dando relevância as ações dos indivíduos em relação às dinâmicas sociais. A Experiência é ressaltada neste trabalho por sua capacidade de ampliar a identidade dos sujeitos, seu conhecimento, sua sensibilidade, e sua condição no mundo, pois é no exercício da “experiência de si”, que o aluno tem a oportunidade de situar o seu aprendizado e se reconhecer em uma nova realidade de maneira crítica e potencialmente transformadora.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-06T01:58:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115889
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954080
url http://hdl.handle.net/10183/115889
identifier_str_mv 000954080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115889/1/000954080.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115889/2/000954080.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115889/3/000954080.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 162691d09c8c831e0927314094f1cdbc
6cb98157cccf458a2347f809ec5a3ce1
7e921ebf7c1308d7c8ba45552500f910
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447146961305600