O lado oculto da alma : sobre o aparecimento da maldade na arte contemporânea e sua potência de mobilização política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Franco Mendes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259183
Resumo: O presente trabalho apresenta como tema a Maldade. A partir de sua conceituação geral, este trabalho apresenta duas formas pelas quais a Maldade aparece em alguns exemplos de obras de arte contemporâneas e discute as possibilidades dessas formas de mobilizar transformações políticas. Inicialmente, o trabalho analisa a Maldade no ser humano do ponto de vista conceitual bem como suas implicações políticas, tendo como referência os pensamentos da filósofa política Hannah Arendt e o médico e psicanalista Wilhelm Reich. Essa reflexão se faz a partir das obras Origens do Totalitarismo, A Condição Humana e, principalmente, Eichmann em Jerusalém, de Arendt, e Análise do Caráter, A Função do Orgasmo e Psicologia de Massas do Fascismo, de Reich. Em um segundo momento, o trabalho analisa as narrativas de duas criações historicamente recentes, de duas linguagens artísticas diferentes, visando identificar como a Maldade e os insights propiciados pelos autores aparecem nestas obras, sendo elas a série Cobra Kai, criada por Josh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg, e a peça Roberto Zucco, de Bernard-Marie Koltès. Por fim, o trabalho retoma as ideias nele apresentadas, sintetizando-as e aplicando-as para compreender melhor o contexto recente do Brasil, os potenciais políticos das diferentes linguagens artísticas e alguns entendimentos gerais sobre a Maldade em si.
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