Memoriais escolares e processos de iniciação à docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115069 |
Resumo: | Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de 14 estudantes do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente, apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID. |
id |
UFRGS-2_563ca50072c6abffc48e416a6e62c9a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115069 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bergamaschi, Maria AparecidaAlmeida, Dóris Bittencourt2015-04-09T01:57:56Z20130102-4698http://hdl.handle.net/10183/115069000955727Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de 14 estudantes do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente, apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.In this text, we analized the narrative memories of fourteen students from the Course of Pedagogy, scholarship holders of the Institutional Program of Iniciation to Teaching Scholarships – PIBID. The memorials that compose the book ‘Iniciation to Teaching in Pedagogy: memories that count stories’ are analyzed in the perspective to understand them as an important part in the formative process of the scholarship holders that integrate the Program, who from the present look into the past and construct memories that disclose their school passages. Rereading the memorials, we also resume each one of them and the meaning they have acquired in the formation of each scholarship holder, highlighting what they collectively represent as important aspects of their life trajectories: childhood, family, school experiences and, finally, the choice for teaching and being a teacher at PIBID.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 29, n. 2 (jun. 2013), p. 15-41História de vidaMemóriaFormação de professoresPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Life historiesMemoriesFormation of teachersPIBIDMemoriais escolares e processos de iniciação à docênciaSchool memorials and training procedures to teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955727.pdf000955727.pdfTexto completoapplication/pdf362674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/1/000955727.pdf76c6f5625b8ef5d9de494475c0c0b59bMD51TEXT000955727.pdf.txt000955727.pdf.txtExtracted Texttext/plain68359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/2/000955727.pdf.txt0fcd74dd52eb22c0b666bc5f819602d8MD52THUMBNAIL000955727.pdf.jpg000955727.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/3/000955727.pdf.jpg3a28bcbae180a51ee73fa389c7df948cMD5310183/1150692021-11-20 05:41:08.242794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115069Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:41:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memoriais escolares e processos de iniciação à docência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
School memorials and training procedures to teaching |
title |
Memoriais escolares e processos de iniciação à docência |
spellingShingle |
Memoriais escolares e processos de iniciação à docência Bergamaschi, Maria Aparecida História de vida Memória Formação de professores Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Life histories Memories Formation of teachers PIBID |
title_short |
Memoriais escolares e processos de iniciação à docência |
title_full |
Memoriais escolares e processos de iniciação à docência |
title_fullStr |
Memoriais escolares e processos de iniciação à docência |
title_full_unstemmed |
Memoriais escolares e processos de iniciação à docência |
title_sort |
Memoriais escolares e processos de iniciação à docência |
author |
Bergamaschi, Maria Aparecida |
author_facet |
Bergamaschi, Maria Aparecida Almeida, Dóris Bittencourt |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Dóris Bittencourt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bergamaschi, Maria Aparecida Almeida, Dóris Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História de vida Memória Formação de professores Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
topic |
História de vida Memória Formação de professores Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Life histories Memories Formation of teachers PIBID |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Life histories Memories Formation of teachers PIBID |
description |
Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de 14 estudantes do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente, apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-09T01:57:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115069 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955727 |
identifier_str_mv |
0102-4698 000955727 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 29, n. 2 (jun. 2013), p. 15-41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/1/000955727.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/2/000955727.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/3/000955727.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
76c6f5625b8ef5d9de494475c0c0b59b 0fcd74dd52eb22c0b666bc5f819602d8 3a28bcbae180a51ee73fa389c7df948c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224868127047680 |