Memoriais escolares e processos de iniciação à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamaschi, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Almeida, Dóris Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115069
Resumo: Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de 14 estudantes do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente, apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.
id UFRGS-2_563ca50072c6abffc48e416a6e62c9a4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115069
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bergamaschi, Maria AparecidaAlmeida, Dóris Bittencourt2015-04-09T01:57:56Z20130102-4698http://hdl.handle.net/10183/115069000955727Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de 14 estudantes do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente, apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.In this text, we analized the narrative memories of fourteen students from the Course of Pedagogy, scholarship holders of the Institutional Program of Iniciation to Teaching Scholarships – PIBID. The memorials that compose the book ‘Iniciation to Teaching in Pedagogy: memories that count stories’ are analyzed in the perspective to understand them as an important part in the formative process of the scholarship holders that integrate the Program, who from the present look into the past and construct memories that disclose their school passages. Rereading the memorials, we also resume each one of them and the meaning they have acquired in the formation of each scholarship holder, highlighting what they collectively represent as important aspects of their life trajectories: childhood, family, school experiences and, finally, the choice for teaching and being a teacher at PIBID.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 29, n. 2 (jun. 2013), p. 15-41História de vidaMemóriaFormação de professoresPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Life historiesMemoriesFormation of teachersPIBIDMemoriais escolares e processos de iniciação à docênciaSchool memorials and training procedures to teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955727.pdf000955727.pdfTexto completoapplication/pdf362674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/1/000955727.pdf76c6f5625b8ef5d9de494475c0c0b59bMD51TEXT000955727.pdf.txt000955727.pdf.txtExtracted Texttext/plain68359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/2/000955727.pdf.txt0fcd74dd52eb22c0b666bc5f819602d8MD52THUMBNAIL000955727.pdf.jpg000955727.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/3/000955727.pdf.jpg3a28bcbae180a51ee73fa389c7df948cMD5310183/1150692021-11-20 05:41:08.242794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115069Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:41:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memoriais escolares e processos de iniciação à docência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School memorials and training procedures to teaching
title Memoriais escolares e processos de iniciação à docência
spellingShingle Memoriais escolares e processos de iniciação à docência
Bergamaschi, Maria Aparecida
História de vida
Memória
Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Life histories
Memories
Formation of teachers
PIBID
title_short Memoriais escolares e processos de iniciação à docência
title_full Memoriais escolares e processos de iniciação à docência
title_fullStr Memoriais escolares e processos de iniciação à docência
title_full_unstemmed Memoriais escolares e processos de iniciação à docência
title_sort Memoriais escolares e processos de iniciação à docência
author Bergamaschi, Maria Aparecida
author_facet Bergamaschi, Maria Aparecida
Almeida, Dóris Bittencourt
author_role author
author2 Almeida, Dóris Bittencourt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
Almeida, Dóris Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv História de vida
Memória
Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
topic História de vida
Memória
Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Life histories
Memories
Formation of teachers
PIBID
dc.subject.eng.fl_str_mv Life histories
Memories
Formation of teachers
PIBID
description Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de 14 estudantes do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente, apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-09T01:57:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115069
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955727
identifier_str_mv 0102-4698
000955727
url http://hdl.handle.net/10183/115069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 29, n. 2 (jun. 2013), p. 15-41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/1/000955727.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/2/000955727.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115069/3/000955727.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 76c6f5625b8ef5d9de494475c0c0b59b
0fcd74dd52eb22c0b666bc5f819602d8
3a28bcbae180a51ee73fa389c7df948c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224868127047680