Análise da influência da posição do radiador no coeficiente de arrasto e vazão mássica de ar no radiador de um carro de Fórmula SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zukauskas, Júlio Tramontina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/280416
Resumo: A competição Fórmula SAE desafia estudantes a desenvolver carros do tipo fórmula com rodas expostas que integrem diferentes sistemas, sendo um deles a aerodinâmica. Um dos parâmetros de importância é a posição dos radiadores, que afeta a vazão de ar pelo radiador e a eficiência do arrefecimento, crucial para manter a temperatura ideal do motor, geralmente derivado de motocicletas. Com maior poder de processamento, simulações CFD se tornam mais precisas, compensando a falta de acesso a túneis de vento. Este trabalho analisa como a posição dos radiadores influencia o desempenho do veículo, avaliando a vazão de ar pelo radiador e o coeficiente de arrasto geral do carro. Radiadores posicionados entre eixos apresentam os melhores resultados, enquanto o posicionamento na traseira reduz o fluxo significativamente. O posicionamento do radiador atrás da roda traseira resulta em arrasto semelhante ao entre eixos. O estudo revela que o coeficiente de arrasto do carro da RS Racing está acima da média em comparação com outros Fórmula SAE. A posição do radiador exerce influência tanto no arrasto quanto na vazão, sendo entre eixos e logo à frente da roda traseira as posições mais eficientes em termos de menor arrasto para o radiador
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