Aprendizado invertido em compiladores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jones, Lucas Herbert
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147664
Resumo: A aula expositiva, ou palestra, como modelo de ensino, é tão antigo quanto o surgimento das universidades, no século XIV. Desde lá o mundo fora das universidades mudou muito. Com a diminuição dos custos na produção de vídeos e a internet como meio de disponibilizá-los, surgem questões sobre se o local mais adequado para passar informação e conhecimentos de baixo grau de abstração seria a sala de aula. Professores em cursos densos em conteúdo acabam quase não tendo tempo para interagir com seus estudantes divido a quantidade de conteúdo que precisam apresentar. O Aprendizado Invertido (Flipped Learning) tipicamente utiliza vídeo aulas antes de cada encontro para instrução dos alunos, permitindo mais tempo em sala de aula para Aprendizado Ativo, onde estudantes participam e pensar sobre o que fazem. Esse estudo se propõem a comparar a metodologia tradicional de aula ao Aprendizado Invertido na disciplina de compiladores. O estudo foi realizado com base nas notas de provas dos alunos, frequência em aula, em pesquisas de opinião e em entrevistas estruturadas. Para a comparação das duas metodologias de ensino, são analisadas duas turmas completamente distintas que tiveram aula com o mesmo professor na mesma disciplina de compiladores durante dois semestres consecutivos. Com o trabalho foi possível perceber uma grande aceitação da nova metodologia entre os alunos que a utilizaram com pouca alteração da presença em sala de aula. Houve ainda melhora nas notas dos alunos com dificuldades, indicando que o Aprendizado Invertido, juntamente com Aprendizado Ativo, tendem a diminuir as taxas de repetência.
id UFRGS-2_567c9574489bba317b45299e38088418
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147664
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jones, Lucas HerbertSchnorr, Lucas Mello2016-08-26T02:15:19Z2016http://hdl.handle.net/10183/147664000999687A aula expositiva, ou palestra, como modelo de ensino, é tão antigo quanto o surgimento das universidades, no século XIV. Desde lá o mundo fora das universidades mudou muito. Com a diminuição dos custos na produção de vídeos e a internet como meio de disponibilizá-los, surgem questões sobre se o local mais adequado para passar informação e conhecimentos de baixo grau de abstração seria a sala de aula. Professores em cursos densos em conteúdo acabam quase não tendo tempo para interagir com seus estudantes divido a quantidade de conteúdo que precisam apresentar. O Aprendizado Invertido (Flipped Learning) tipicamente utiliza vídeo aulas antes de cada encontro para instrução dos alunos, permitindo mais tempo em sala de aula para Aprendizado Ativo, onde estudantes participam e pensar sobre o que fazem. Esse estudo se propõem a comparar a metodologia tradicional de aula ao Aprendizado Invertido na disciplina de compiladores. O estudo foi realizado com base nas notas de provas dos alunos, frequência em aula, em pesquisas de opinião e em entrevistas estruturadas. Para a comparação das duas metodologias de ensino, são analisadas duas turmas completamente distintas que tiveram aula com o mesmo professor na mesma disciplina de compiladores durante dois semestres consecutivos. Com o trabalho foi possível perceber uma grande aceitação da nova metodologia entre os alunos que a utilizaram com pouca alteração da presença em sala de aula. Houve ainda melhora nas notas dos alunos com dificuldades, indicando que o Aprendizado Invertido, juntamente com Aprendizado Ativo, tendem a diminuir as taxas de repetência.Lecture, as a teaching model, is as old as the appearance of universities, in the fourteenth century. Since then the world outside the universities has changed a lot. With the decrease in video production costs and the internet as a mean for making them available, questions arise about whether the most appropriate place to pass knowledge and information of low order thinking skills would be the classroom. Teachers in courses with dense content have almost no time to interact with their students, due to the amount of content needed to be passed along. The Flipped Learning model typically uses online lectures for students instruction before each meeting, allowing more time in the classroom for Active Learning, where students participate and think about what they do. This study proposes a comparison between the traditional teaching methodology and the Flipped Learning model. The subjects are students from the compiler course of the computer science undergraduate of the Federal University of Rio Grande do Sul. To compare this two methodologies, two distinct classes of the same teacher in consecutive semesters have been analyzed. As results, it was possible to notice a great acceptance of the new methodology among the students with no significant difference in attendance. There was also an improvement in the grades of students with difficulties, indicating that Flipped Learning together with Active Learning tend to decrease failure rates.application/pdfporCompiladoresInformática : EducaçãoAula expositivaAula virtualFlipped classroomFlipped learningActive learningVideoAprendizado invertido em compiladoresFlipped learning, on compilers info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2016Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999687.pdf000999687.pdfTexto completoapplication/pdf1239292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147664/1/000999687.pdffddb4be2bee2961112c4647feb36e481MD51TEXT000999687.pdf.txt000999687.pdf.txtExtracted Texttext/plain167748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147664/2/000999687.pdf.txtf490c11e6ff763e39d011cba8d164bdcMD52THUMBNAIL000999687.pdf.jpg000999687.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147664/3/000999687.pdf.jpg7c86f77ed000b1ecb6b77798c5f81266MD5310183/1476642024-10-26 06:55:39.055984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-26T09:55:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizado invertido em compiladores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Flipped learning, on compilers
title Aprendizado invertido em compiladores
spellingShingle Aprendizado invertido em compiladores
Jones, Lucas Herbert
Compiladores
Informática : Educação
Aula expositiva
Aula virtual
Flipped classroom
Flipped learning
Active learning
Video
title_short Aprendizado invertido em compiladores
title_full Aprendizado invertido em compiladores
title_fullStr Aprendizado invertido em compiladores
title_full_unstemmed Aprendizado invertido em compiladores
title_sort Aprendizado invertido em compiladores
author Jones, Lucas Herbert
author_facet Jones, Lucas Herbert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jones, Lucas Herbert
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schnorr, Lucas Mello
contributor_str_mv Schnorr, Lucas Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Compiladores
Informática : Educação
Aula expositiva
Aula virtual
topic Compiladores
Informática : Educação
Aula expositiva
Aula virtual
Flipped classroom
Flipped learning
Active learning
Video
dc.subject.eng.fl_str_mv Flipped classroom
Flipped learning
Active learning
Video
description A aula expositiva, ou palestra, como modelo de ensino, é tão antigo quanto o surgimento das universidades, no século XIV. Desde lá o mundo fora das universidades mudou muito. Com a diminuição dos custos na produção de vídeos e a internet como meio de disponibilizá-los, surgem questões sobre se o local mais adequado para passar informação e conhecimentos de baixo grau de abstração seria a sala de aula. Professores em cursos densos em conteúdo acabam quase não tendo tempo para interagir com seus estudantes divido a quantidade de conteúdo que precisam apresentar. O Aprendizado Invertido (Flipped Learning) tipicamente utiliza vídeo aulas antes de cada encontro para instrução dos alunos, permitindo mais tempo em sala de aula para Aprendizado Ativo, onde estudantes participam e pensar sobre o que fazem. Esse estudo se propõem a comparar a metodologia tradicional de aula ao Aprendizado Invertido na disciplina de compiladores. O estudo foi realizado com base nas notas de provas dos alunos, frequência em aula, em pesquisas de opinião e em entrevistas estruturadas. Para a comparação das duas metodologias de ensino, são analisadas duas turmas completamente distintas que tiveram aula com o mesmo professor na mesma disciplina de compiladores durante dois semestres consecutivos. Com o trabalho foi possível perceber uma grande aceitação da nova metodologia entre os alunos que a utilizaram com pouca alteração da presença em sala de aula. Houve ainda melhora nas notas dos alunos com dificuldades, indicando que o Aprendizado Invertido, juntamente com Aprendizado Ativo, tendem a diminuir as taxas de repetência.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-26T02:15:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999687
url http://hdl.handle.net/10183/147664
identifier_str_mv 000999687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147664/1/000999687.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147664/2/000999687.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147664/3/000999687.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fddb4be2bee2961112c4647feb36e481
f490c11e6ff763e39d011cba8d164bdc
7c86f77ed000b1ecb6b77798c5f81266
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447180719161344