Aprendizado invertido em compiladores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147664 |
Resumo: | A aula expositiva, ou palestra, como modelo de ensino, é tão antigo quanto o surgimento das universidades, no século XIV. Desde lá o mundo fora das universidades mudou muito. Com a diminuição dos custos na produção de vídeos e a internet como meio de disponibilizá-los, surgem questões sobre se o local mais adequado para passar informação e conhecimentos de baixo grau de abstração seria a sala de aula. Professores em cursos densos em conteúdo acabam quase não tendo tempo para interagir com seus estudantes divido a quantidade de conteúdo que precisam apresentar. O Aprendizado Invertido (Flipped Learning) tipicamente utiliza vídeo aulas antes de cada encontro para instrução dos alunos, permitindo mais tempo em sala de aula para Aprendizado Ativo, onde estudantes participam e pensar sobre o que fazem. Esse estudo se propõem a comparar a metodologia tradicional de aula ao Aprendizado Invertido na disciplina de compiladores. O estudo foi realizado com base nas notas de provas dos alunos, frequência em aula, em pesquisas de opinião e em entrevistas estruturadas. Para a comparação das duas metodologias de ensino, são analisadas duas turmas completamente distintas que tiveram aula com o mesmo professor na mesma disciplina de compiladores durante dois semestres consecutivos. Com o trabalho foi possível perceber uma grande aceitação da nova metodologia entre os alunos que a utilizaram com pouca alteração da presença em sala de aula. Houve ainda melhora nas notas dos alunos com dificuldades, indicando que o Aprendizado Invertido, juntamente com Aprendizado Ativo, tendem a diminuir as taxas de repetência. |
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Jones, Lucas HerbertSchnorr, Lucas Mello2016-08-26T02:15:19Z2016http://hdl.handle.net/10183/147664000999687A aula expositiva, ou palestra, como modelo de ensino, é tão antigo quanto o surgimento das universidades, no século XIV. Desde lá o mundo fora das universidades mudou muito. Com a diminuição dos custos na produção de vídeos e a internet como meio de disponibilizá-los, surgem questões sobre se o local mais adequado para passar informação e conhecimentos de baixo grau de abstração seria a sala de aula. Professores em cursos densos em conteúdo acabam quase não tendo tempo para interagir com seus estudantes divido a quantidade de conteúdo que precisam apresentar. O Aprendizado Invertido (Flipped Learning) tipicamente utiliza vídeo aulas antes de cada encontro para instrução dos alunos, permitindo mais tempo em sala de aula para Aprendizado Ativo, onde estudantes participam e pensar sobre o que fazem. Esse estudo se propõem a comparar a metodologia tradicional de aula ao Aprendizado Invertido na disciplina de compiladores. O estudo foi realizado com base nas notas de provas dos alunos, frequência em aula, em pesquisas de opinião e em entrevistas estruturadas. Para a comparação das duas metodologias de ensino, são analisadas duas turmas completamente distintas que tiveram aula com o mesmo professor na mesma disciplina de compiladores durante dois semestres consecutivos. Com o trabalho foi possível perceber uma grande aceitação da nova metodologia entre os alunos que a utilizaram com pouca alteração da presença em sala de aula. Houve ainda melhora nas notas dos alunos com dificuldades, indicando que o Aprendizado Invertido, juntamente com Aprendizado Ativo, tendem a diminuir as taxas de repetência.Lecture, as a teaching model, is as old as the appearance of universities, in the fourteenth century. Since then the world outside the universities has changed a lot. With the decrease in video production costs and the internet as a mean for making them available, questions arise about whether the most appropriate place to pass knowledge and information of low order thinking skills would be the classroom. Teachers in courses with dense content have almost no time to interact with their students, due to the amount of content needed to be passed along. The Flipped Learning model typically uses online lectures for students instruction before each meeting, allowing more time in the classroom for Active Learning, where students participate and think about what they do. This study proposes a comparison between the traditional teaching methodology and the Flipped Learning model. The subjects are students from the compiler course of the computer science undergraduate of the Federal University of Rio Grande do Sul. To compare this two methodologies, two distinct classes of the same teacher in consecutive semesters have been analyzed. As results, it was possible to notice a great acceptance of the new methodology among the students with no significant difference in attendance. There was also an improvement in the grades of students with difficulties, indicating that Flipped Learning together with Active Learning tend to decrease failure rates.application/pdfporCompiladoresInformática : EducaçãoAula expositivaAula virtualFlipped classroomFlipped learningActive learningVideoAprendizado invertido em compiladoresFlipped learning, on compilers info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2016Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999687.pdf000999687.pdfTexto completoapplication/pdf1239292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147664/1/000999687.pdffddb4be2bee2961112c4647feb36e481MD51TEXT000999687.pdf.txt000999687.pdf.txtExtracted Texttext/plain167748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147664/2/000999687.pdf.txtf490c11e6ff763e39d011cba8d164bdcMD52THUMBNAIL000999687.pdf.jpg000999687.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147664/3/000999687.pdf.jpg7c86f77ed000b1ecb6b77798c5f81266MD5310183/1476642024-10-26 06:55:39.055984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-26T09:55:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A aula expositiva, ou palestra, como modelo de ensino, é tão antigo quanto o surgimento das universidades, no século XIV. Desde lá o mundo fora das universidades mudou muito. Com a diminuição dos custos na produção de vídeos e a internet como meio de disponibilizá-los, surgem questões sobre se o local mais adequado para passar informação e conhecimentos de baixo grau de abstração seria a sala de aula. Professores em cursos densos em conteúdo acabam quase não tendo tempo para interagir com seus estudantes divido a quantidade de conteúdo que precisam apresentar. O Aprendizado Invertido (Flipped Learning) tipicamente utiliza vídeo aulas antes de cada encontro para instrução dos alunos, permitindo mais tempo em sala de aula para Aprendizado Ativo, onde estudantes participam e pensar sobre o que fazem. Esse estudo se propõem a comparar a metodologia tradicional de aula ao Aprendizado Invertido na disciplina de compiladores. O estudo foi realizado com base nas notas de provas dos alunos, frequência em aula, em pesquisas de opinião e em entrevistas estruturadas. Para a comparação das duas metodologias de ensino, são analisadas duas turmas completamente distintas que tiveram aula com o mesmo professor na mesma disciplina de compiladores durante dois semestres consecutivos. Com o trabalho foi possível perceber uma grande aceitação da nova metodologia entre os alunos que a utilizaram com pouca alteração da presença em sala de aula. Houve ainda melhora nas notas dos alunos com dificuldades, indicando que o Aprendizado Invertido, juntamente com Aprendizado Ativo, tendem a diminuir as taxas de repetência. |
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