Credibilidade no jornalismo : uma nova abordagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Silvia Saraiva de Macedo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Benetti, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172693
Resumo: Este artigo propõe uma abordagem do conceito de credibilidade a partir da articulação do jornalismo com a corrente ilosóica da Teoria do Conhecimento e com as teorias discursivas. Credibilidade jornalística é aqui deinida como um predicado epistêmico atribuído ao enunciador e a seus relatos. Essa atribuição é feita por alguém, em uma relação intersubjetiva, e amparada em valores éticos e morais. Por só ganhar sentido e relevância através de uma percepção sobre o outro, propomos uma nova abordagem do conceito, através da distinção de duas dimensões: a credibilidade constituída do enunciador e a credibilidade percebida pelo interlocutor. A compreensão de que a credibilidade se desdobra nessas duas dimensões permite qualiicar a aplicação do conceito nas pesquisas empíricas.
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