A percepção das empresas Startup de Porto Alegre quanto ao investimento em mídias alternativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Homrich, Marcelo de Freitas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117353
Resumo: O presente estudo buscou determinar qual a percepção de empresas Startup de Porto Alegre quanto às mídias alternativas e o que elas esperam destas. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo exploratório através de nove entrevistas em profundidade com profissionais responsáveis por Startup, totalizando doze entrevistados (sendo onze sócios proprietários e um sócio investidor). Nessas entrevistas, buscou-se obter um conhecimento inicial desses assuntos, uma vez que ambos são campos novos do conhecimento e ainda carecem de maiores estudos aprofundados e finais. O recrutamento dos entrevistados se deu de forma nãoprobabilística por conveniência. Os principais resultados foram de que as Startups podem possuir um conhecimento básico quanto a o que é mídia alternativa e poucas tem de fato o conceito mais definido, estando muito atrelado à formação dos empreendedores gestores. Também viu-se que muitas dessas empresas focam os seus esforções principalmente em expansão, aumento de vendas, crescimento interno e depois irão se preocupar com mídia, em cenários em que já estão mais bem estabelecidas, mesmo que a comunicação seja um ponto relativamente carente em diversas delas. Além disso, percebeu-se uma inclinação por utilizar os meios alternativos ao invés dos tradicionais, por estarem mais atrelados ao perfil destas empresas, por terem menores custos e serem melhores de se medir resultados. Também foi visto que elas acreditam que o público percebe marcas que investem nestes meios como mais criativas e inventivas, bem como mais próximas, mais alinhadas com o seu target e mais preocupadas com quem elas buscam atingir.
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