A percepção das empresas Startup de Porto Alegre quanto ao investimento em mídias alternativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117353 |
Resumo: | O presente estudo buscou determinar qual a percepção de empresas Startup de Porto Alegre quanto às mídias alternativas e o que elas esperam destas. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo exploratório através de nove entrevistas em profundidade com profissionais responsáveis por Startup, totalizando doze entrevistados (sendo onze sócios proprietários e um sócio investidor). Nessas entrevistas, buscou-se obter um conhecimento inicial desses assuntos, uma vez que ambos são campos novos do conhecimento e ainda carecem de maiores estudos aprofundados e finais. O recrutamento dos entrevistados se deu de forma nãoprobabilística por conveniência. Os principais resultados foram de que as Startups podem possuir um conhecimento básico quanto a o que é mídia alternativa e poucas tem de fato o conceito mais definido, estando muito atrelado à formação dos empreendedores gestores. Também viu-se que muitas dessas empresas focam os seus esforções principalmente em expansão, aumento de vendas, crescimento interno e depois irão se preocupar com mídia, em cenários em que já estão mais bem estabelecidas, mesmo que a comunicação seja um ponto relativamente carente em diversas delas. Além disso, percebeu-se uma inclinação por utilizar os meios alternativos ao invés dos tradicionais, por estarem mais atrelados ao perfil destas empresas, por terem menores custos e serem melhores de se medir resultados. Também foi visto que elas acreditam que o público percebe marcas que investem nestes meios como mais criativas e inventivas, bem como mais próximas, mais alinhadas com o seu target e mais preocupadas com quem elas buscam atingir. |
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Homrich, Marcelo de FreitasCallegaro-de-Menezes, Daniela2015-05-30T01:59:29Z2014http://hdl.handle.net/10183/117353000966934O presente estudo buscou determinar qual a percepção de empresas Startup de Porto Alegre quanto às mídias alternativas e o que elas esperam destas. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo exploratório através de nove entrevistas em profundidade com profissionais responsáveis por Startup, totalizando doze entrevistados (sendo onze sócios proprietários e um sócio investidor). Nessas entrevistas, buscou-se obter um conhecimento inicial desses assuntos, uma vez que ambos são campos novos do conhecimento e ainda carecem de maiores estudos aprofundados e finais. O recrutamento dos entrevistados se deu de forma nãoprobabilística por conveniência. Os principais resultados foram de que as Startups podem possuir um conhecimento básico quanto a o que é mídia alternativa e poucas tem de fato o conceito mais definido, estando muito atrelado à formação dos empreendedores gestores. Também viu-se que muitas dessas empresas focam os seus esforções principalmente em expansão, aumento de vendas, crescimento interno e depois irão se preocupar com mídia, em cenários em que já estão mais bem estabelecidas, mesmo que a comunicação seja um ponto relativamente carente em diversas delas. Além disso, percebeu-se uma inclinação por utilizar os meios alternativos ao invés dos tradicionais, por estarem mais atrelados ao perfil destas empresas, por terem menores custos e serem melhores de se medir resultados. Também foi visto que elas acreditam que o público percebe marcas que investem nestes meios como mais criativas e inventivas, bem como mais próximas, mais alinhadas com o seu target e mais preocupadas com quem elas buscam atingir.The present study aimed to determine what is the perception of the Porto Alegre Startup companies toward alternative media and what they expect about them. To do so, an exploratory qualitative study took place through nine in-depth interviews with Startup professionals, summing up to twelve people interviewed (being eleven owners and one investor). In these interviews, an initial knowledge regarding those topics was the aim, once they are both new fields of study and there are not many previous works in this subject. The recruitment of the interviewed ones was made in a non-probabilistic convenient manner. The main results were that the Startups may have basic knowledge towards what is alternative media e few of them have in fact full knowledge of the concept, this being related mostly to the study background of the owners of the Startup. It was also noticed that many of these companies focus their efforts mainly in expansion, improvement on sales, internal growth and then, later, they will concern with media investment, in scenarios in which they are already well established, even though they all have needs in communication. Besides that, it was noticed an inclination regarding the use of alternative advertising, opposite to the traditional one, because this is closer to the profile of these startup companies, as well as having lower costs and being easier to measure results. It was also seen that they believe that the audience perceives this brands that do invest in alternative media as being more creative and inventive, as well as closer to the audience and more aligned with their target, more preoccupied with what they aim to achieve.application/pdfporMídia alternativaPercepção do clienteStartupAlternative mediaTraditional mediaCommunicationA percepção das empresas Startup de Porto Alegre quanto ao investimento em mídias alternativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966934.pdf000966934.pdfTexto completoapplication/pdf690589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117353/1/000966934.pdfc34f24ec8da26bcd488deedd6e9204e3MD51TEXT000966934.pdf.txt000966934.pdf.txtExtracted Texttext/plain237947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117353/2/000966934.pdf.txt8e40a0133f55e0154dd30afb02d84663MD52THUMBNAIL000966934.pdf.jpg000966934.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117353/3/000966934.pdf.jpg0af6700657963ae413732019e58ed3a4MD5310183/1173532018-10-22 09:18:16.102oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117353Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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