Professor do atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133986 |
Resumo: | Este trabalho aborda o uso de Tecnologias Educacionais no Atendimento Educacional Especializado. A pesquisa, de natureza qualitativa, procura compreender as razões que levam o professor do Atendimento Educacional Especializado a utilizar ou não as Tecnologias Educacionais nas práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de recursos multifuncionais. Atualmente a presença de recursos tecnológicos faz parte do cotidiano dos alunos e dos professores. A escola não pode ficar à mercê dos avanços tecnológicos, e se percebeu que ter acesso a estes recursos não é o suficiente, é necessário aliar teoria e práticas pedagógicas que sustentem as mudanças desejadas. Desta forma, este trabalho teve a preocupação em refletir acerca da importância da transformação do processo de ensino, não somente na aplicação de recursos tecnológicos, mas também nos aspectos que possam tornar esta prática prazerosa e com resultados positivos de desenvolvimento dos envolvidos. A pesquisa levou em consideração o estudo de referencial teórico utilizado para subsidiar a investigação e coleta de dados. Foram apresentadas considerações sobre o Atendimento Educacional Especializado e as Tecnologias Educacionais na perspectiva da educação inclusiva. Além disso, em reunião com a coordenação da Educação Especial do Município de Lajeado (RS), foram reunidas algumas informações referente ao Atendimento Educacional Especializado das escolas de Ensino Fundamental Municipais. A coleta de dados foi através de um questionário. As questões abordadas resultaram em dados referentes à formação inicial e continuada dos docentes; quais as formações realizadas e que envolveram a temática das Tecnologias Educacionais. Referente à prática pedagógica dos profissionais, procurou-se elencar questões que levassem à compreensão dos recursos tecnológicos utilizados no Atendimento Educacional Especializado, assim como o uso ou não destes recursos, e os desafios da prática pedagógica voltada às inovações tecnológicas. Todas as profissionais entrevistadas vislumbram o uso das tecnologias educacionais como uma prática pedagógica positiva, de qualidade de vida ao aluno com deficiência, assim como a integração social. Acerca da investigação considerou-se que o uso ou não de tecnologias educacionais no AEE se dá primeiramente pela formação dos educadores referente ao assunto, seguido da disponibilidade de tempo para explorar o campo tecnológico, para a elaboração de materiais de autoria e aplicação destes. |
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Machado, DianaRodrigues, Graciela Fagundes2016-03-19T02:04:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/133986000979709Este trabalho aborda o uso de Tecnologias Educacionais no Atendimento Educacional Especializado. A pesquisa, de natureza qualitativa, procura compreender as razões que levam o professor do Atendimento Educacional Especializado a utilizar ou não as Tecnologias Educacionais nas práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de recursos multifuncionais. Atualmente a presença de recursos tecnológicos faz parte do cotidiano dos alunos e dos professores. A escola não pode ficar à mercê dos avanços tecnológicos, e se percebeu que ter acesso a estes recursos não é o suficiente, é necessário aliar teoria e práticas pedagógicas que sustentem as mudanças desejadas. Desta forma, este trabalho teve a preocupação em refletir acerca da importância da transformação do processo de ensino, não somente na aplicação de recursos tecnológicos, mas também nos aspectos que possam tornar esta prática prazerosa e com resultados positivos de desenvolvimento dos envolvidos. A pesquisa levou em consideração o estudo de referencial teórico utilizado para subsidiar a investigação e coleta de dados. Foram apresentadas considerações sobre o Atendimento Educacional Especializado e as Tecnologias Educacionais na perspectiva da educação inclusiva. Além disso, em reunião com a coordenação da Educação Especial do Município de Lajeado (RS), foram reunidas algumas informações referente ao Atendimento Educacional Especializado das escolas de Ensino Fundamental Municipais. A coleta de dados foi através de um questionário. As questões abordadas resultaram em dados referentes à formação inicial e continuada dos docentes; quais as formações realizadas e que envolveram a temática das Tecnologias Educacionais. Referente à prática pedagógica dos profissionais, procurou-se elencar questões que levassem à compreensão dos recursos tecnológicos utilizados no Atendimento Educacional Especializado, assim como o uso ou não destes recursos, e os desafios da prática pedagógica voltada às inovações tecnológicas. Todas as profissionais entrevistadas vislumbram o uso das tecnologias educacionais como uma prática pedagógica positiva, de qualidade de vida ao aluno com deficiência, assim como a integração social. Acerca da investigação considerou-se que o uso ou não de tecnologias educacionais no AEE se dá primeiramente pela formação dos educadores referente ao assunto, seguido da disponibilidade de tempo para explorar o campo tecnológico, para a elaboração de materiais de autoria e aplicação destes.This work covers the use of Educational Technologies in the Specialized Educational Assistance. The research, of a qualitative nature, seeks to understand the reasons that lead the teacher of the Specialized Educational Assistance to use or not the Educational Technologies in the pedagogical practices developed in the multifunctional resource room. Currently, the presence of technological resources is part of everyday life for students and teachers. The school cannot be at the mercy of the technological advancements, and it was realized that to have access to these resources is not enough, it is necessary to combine pedagogical theory and practice that support the desired changes. In this way, the present study had the concern of reflecting about the importance of the transformation of teaching process, not only in the application of technological resources, but also in the aspects that can render this practice pleasant with positives results in the development of those involved. The research considered the theoretical background used to support the investigation and the data collection. Considerations were presented about the Specialized Educational Assistance and the Educational Technologies in connection to inclusive education. Furthermore, in meeting with the coordination of Special Education from Lajeado (RS), some information were gathered concerning the Specialized Educational Assistance of the Municipal Elementary Schools. Data were collected by means of a questionnaire. The questions covered resulted in data concerning to initial and ongoing formation of teachers; what kind of formations were realized and which ones involved the theme of Educational Technologies. Referring to the pedagogical practice of the professionals, it was sought to list questions that lead to the comprehension of the technological resources used in the Specialized Educational Assistance, as well as the use or not of these resources and the challenges of pedagogical practices related to the technological innovations. All the professionals interviewed glimpses the use of educational technologies as a positive pedagogical practice, as a quality of life for the student with disability, thus as the social integration. About the investigation, it was considered that the use or not of educational technologies in the Specialized Educational Assistance (SEA) happens first by the formation of educators related to the subject, followed by the availability of time to explore the technological field, preparation of authorship materials, and the application of these.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação especialAtendimento especializadoEducational technologiesSpecial educationSpecialized educational assistanceMultifunctional resource roomProfessor do atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias educacionaisTeacher of specialized educational assistance and the use of educational technologies info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979709.pdf000979709.pdfTexto completoapplication/pdf505759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133986/1/000979709.pdfa494942b292351325b8013f1728b503dMD51TEXT000979709.pdf.txt000979709.pdf.txtExtracted Texttext/plain116041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133986/2/000979709.pdf.txt2e01a06e7983369ac4ca72b4bd2d5756MD52THUMBNAIL000979709.pdf.jpg000979709.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133986/3/000979709.pdf.jpg267a31cf106f7749973c45e57edb9e32MD5310183/1339862018-10-29 07:44:40.763oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133986Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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