O olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Guilherme Wagner
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200486
Resumo: Este trabalho tem como propósito tecer uma análise sobre a articulação do olhar no cinema do diretor britânico Alfred Hitchcock, em particular no filme Festim Diabólico (Rope, 1948). Para tal, o método escolhido foi o de pesquisa bibliográfica, afim de montar um aporte teórico que embase os critérios de análise, que parte de princípios técnicos, relacionados à forma de filmagem particular da obra selecionada, mas que abrange, através dessas, os aspectos narrativos e de linguagem do filme. Dessa forma, este trabalho buscará analisar as maneiras pelas quais as escolhas estéticas e técnicas, o método de filmagem em plano-sequência de Festim Diabólico, influencia o olhar do espectador na maneira como ele se relaciona com os personagens e suas ideias, bem como na maneira como ele próprio (espectador) é posicionado dentro da obra como se fosse ele mesmo um personagem.
id UFRGS-2_575623fbef3567ba5430ae1a897aa0ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200486
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Guilherme WagnerRossini, Miriam de Souza2019-10-10T03:50:54Z2019http://hdl.handle.net/10183/200486001102209Este trabalho tem como propósito tecer uma análise sobre a articulação do olhar no cinema do diretor britânico Alfred Hitchcock, em particular no filme Festim Diabólico (Rope, 1948). Para tal, o método escolhido foi o de pesquisa bibliográfica, afim de montar um aporte teórico que embase os critérios de análise, que parte de princípios técnicos, relacionados à forma de filmagem particular da obra selecionada, mas que abrange, através dessas, os aspectos narrativos e de linguagem do filme. Dessa forma, este trabalho buscará analisar as maneiras pelas quais as escolhas estéticas e técnicas, o método de filmagem em plano-sequência de Festim Diabólico, influencia o olhar do espectador na maneira como ele se relaciona com os personagens e suas ideias, bem como na maneira como ele próprio (espectador) é posicionado dentro da obra como se fosse ele mesmo um personagem.The present work has the purpose of analyzing how the audience look is guided, and how the very act of looking is articulated, on the cinema of the British director Alfred Hitchcock, with emphasis on the film Rope (1948). To achieve that, the chosen method was the bibliographical research, in order to ensemble a theoretical basis to rely on when elaborating the analysis, which will contemplate both technical aspects, related to the shooting methods and camera movement, and the narrative ones. This work will, then, look to analyze the ways the technical and narrative choices in the movie come together to conduct the way the spectator see both the characters and the story, and how he relates morally with them, in a way that he himself (spectator) is positioned, through the continuous long shot method, as a character inside the movie.application/pdfporFestim Diabólico (Filme). Crítica e interpretaçãoLookMise en scèneSpectator positionLong shotSubjective cameraO olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102209.pdf.txt001102209.pdf.txtExtracted Texttext/plain113280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200486/2/001102209.pdf.txtae0a50a6e85a378cff31f4b3afac15caMD52ORIGINAL001102209.pdfTexto completoapplication/pdf2481841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200486/1/001102209.pdfe1c478ec1d9a545f744c202e5a7022a1MD5110183/2004862019-10-11 03:56:26.725572oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200486Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-11T06:56:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólico
title O olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólico
spellingShingle O olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólico
Machado, Guilherme Wagner
Festim Diabólico (Filme). Crítica e interpretação
Look
Mise en scène
Spectator position
Long shot
Subjective camera
title_short O olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólico
title_full O olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólico
title_fullStr O olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólico
title_full_unstemmed O olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólico
title_sort O olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólico
author Machado, Guilherme Wagner
author_facet Machado, Guilherme Wagner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Guilherme Wagner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossini, Miriam de Souza
contributor_str_mv Rossini, Miriam de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Festim Diabólico (Filme). Crítica e interpretação
topic Festim Diabólico (Filme). Crítica e interpretação
Look
Mise en scène
Spectator position
Long shot
Subjective camera
dc.subject.eng.fl_str_mv Look
Mise en scène
Spectator position
Long shot
Subjective camera
description Este trabalho tem como propósito tecer uma análise sobre a articulação do olhar no cinema do diretor britânico Alfred Hitchcock, em particular no filme Festim Diabólico (Rope, 1948). Para tal, o método escolhido foi o de pesquisa bibliográfica, afim de montar um aporte teórico que embase os critérios de análise, que parte de princípios técnicos, relacionados à forma de filmagem particular da obra selecionada, mas que abrange, através dessas, os aspectos narrativos e de linguagem do filme. Dessa forma, este trabalho buscará analisar as maneiras pelas quais as escolhas estéticas e técnicas, o método de filmagem em plano-sequência de Festim Diabólico, influencia o olhar do espectador na maneira como ele se relaciona com os personagens e suas ideias, bem como na maneira como ele próprio (espectador) é posicionado dentro da obra como se fosse ele mesmo um personagem.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-10T03:50:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200486
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102209
url http://hdl.handle.net/10183/200486
identifier_str_mv 001102209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200486/2/001102209.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200486/1/001102209.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae0a50a6e85a378cff31f4b3afac15ca
e1c478ec1d9a545f744c202e5a7022a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224584948613120