Revelações dos suportes de informação: dos tabletes de argila aos tablets

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leivas, Raquel Medeiros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169509
Resumo: Apresenta o estudo dos suportes que revelam a informação possibilitando a visualização e materialização de ideias. Traz os suportes tabletes de argila e tablets como elementos que sustentam certo diálogo mostrando suas semelhanças e diferenças, em uma abordagem subjetiva mostra importância que experiências anteriores perpassam se significados a pesquisa, que teve como problema a questão de como a informação pode ser revelada nos suportes tabletes de argila e tablets. Os objetivos sistematizados na análise do formato dos suportes buscam compreender as relações da informação e como é veiculada e influenciada a partir do entendimento dos suportes, através da análise que conceitua informação e suportes. Utiliza metodologia com foco em revisão bibliográfica. O referencial teórico aborda o surgimento da informação como anterior aos suportes, numa leitura de símbolos, sendo a linguagem e a escrita fios condutores deste processo. Expõe que o material e a natureza caracterizam os suportes mas não o definem. O trabalho destaca a origem da cerâmica, aborda seu contexto constitutivo. Evidencia a materialidade do barro relacionando a região onde nasce a escrita e abundancia desse elemento, destaca a possibilidade de abstração no exercício da escrita elaborada com este material. Justifica a presença de objetos de argila no acervo das bibliotecas evidenciando, na antiguidade, suas composições por tabletes de barro. Enfatiza a história dos tablets, bem como a origem etimológica do vocábulo. Traça um paralelo existente entre os dois suportes. Conclui que os diferentes suportes inscrevem ou registram a subjetividade humana e são importantes meios para comunicação, possibilitando revelações de informações
id UFRGS-2_5761b071004e4d6a1a81877daff70c83
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169509
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leivas, Raquel MedeirosGiovanaz, Marlise Maria2017-10-18T05:36:34Z2017http://hdl.handle.net/10183/169509001048912Apresenta o estudo dos suportes que revelam a informação possibilitando a visualização e materialização de ideias. Traz os suportes tabletes de argila e tablets como elementos que sustentam certo diálogo mostrando suas semelhanças e diferenças, em uma abordagem subjetiva mostra importância que experiências anteriores perpassam se significados a pesquisa, que teve como problema a questão de como a informação pode ser revelada nos suportes tabletes de argila e tablets. Os objetivos sistematizados na análise do formato dos suportes buscam compreender as relações da informação e como é veiculada e influenciada a partir do entendimento dos suportes, através da análise que conceitua informação e suportes. Utiliza metodologia com foco em revisão bibliográfica. O referencial teórico aborda o surgimento da informação como anterior aos suportes, numa leitura de símbolos, sendo a linguagem e a escrita fios condutores deste processo. Expõe que o material e a natureza caracterizam os suportes mas não o definem. O trabalho destaca a origem da cerâmica, aborda seu contexto constitutivo. Evidencia a materialidade do barro relacionando a região onde nasce a escrita e abundancia desse elemento, destaca a possibilidade de abstração no exercício da escrita elaborada com este material. Justifica a presença de objetos de argila no acervo das bibliotecas evidenciando, na antiguidade, suas composições por tabletes de barro. Enfatiza a história dos tablets, bem como a origem etimológica do vocábulo. Traça um paralelo existente entre os dois suportes. Conclui que os diferentes suportes inscrevem ou registram a subjetividade humana e são importantes meios para comunicação, possibilitando revelações de informaçõesIt presents the study of supports that reveal the information allowing the visualization and materialization of ideas. The supports clay tablets and tablets come as elements that sustain a certain dialogue showing their similarities and differences. In a subjective approach it shows how important previous experiences fills the research with meanings, which had as problem how the information can be revealed in the supports. The systematized objectives in the analysis of this media format seeks to understand the information relations and how it is transmitted and influenced from the understanding of the supports, through the analysis that conceptualizes information and supports. It uses methodology with a focus on bibliographic review. The theoretical reference addresses the emergence of information as previous to the supports, in a reading of symbols, being the language and the written common themes of this process. It exposes that material and nature characterize the supports but do not define it. The work highlights the origin of ceramics, addresses its constitutive context. Evidences the materiality of clay, connecting the region where the writing arises and the abundance of this element. Highlights the possibility of abstraction in the exercise of writing elaborated with this material. It justifies the presence of clay objects in the collection of libraries, evidencing, in antiquity, their compositions of clay tablets. It emphasizes the history of tablets, as well as the etymological origin of the word. Draw an existing parallel between the two supports. It concludes that the different supports inscribe or register the human subjectivity and are important media, allowing revelations of information.application/pdfporSuporte de informaçãoFontes de informaçãoSupports. Clay tablets. Tablets.Information revelationRevelações dos suportes de informação: dos tabletes de argila aos tabletsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048912.pdf001048912.pdfTexto completoapplication/pdf754483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169509/1/001048912.pdf230a72acee3e9479f9df0326d1324515MD51TEXT001048912.pdf.txt001048912.pdf.txtExtracted Texttext/plain78571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169509/2/001048912.pdf.txt0ca5b41981519cf2124e5d0200bf9c72MD52THUMBNAIL001048912.pdf.jpg001048912.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169509/3/001048912.pdf.jpg67ebe3a099f2b174265db6d36a18c41bMD5310183/1695092018-10-29 09:05:00.378oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169509Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revelações dos suportes de informação: dos tabletes de argila aos tablets
title Revelações dos suportes de informação: dos tabletes de argila aos tablets
spellingShingle Revelações dos suportes de informação: dos tabletes de argila aos tablets
Leivas, Raquel Medeiros
Suporte de informação
Fontes de informação
Supports. Clay tablets. Tablets.
Information revelation
title_short Revelações dos suportes de informação: dos tabletes de argila aos tablets
title_full Revelações dos suportes de informação: dos tabletes de argila aos tablets
title_fullStr Revelações dos suportes de informação: dos tabletes de argila aos tablets
title_full_unstemmed Revelações dos suportes de informação: dos tabletes de argila aos tablets
title_sort Revelações dos suportes de informação: dos tabletes de argila aos tablets
author Leivas, Raquel Medeiros
author_facet Leivas, Raquel Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leivas, Raquel Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giovanaz, Marlise Maria
contributor_str_mv Giovanaz, Marlise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Suporte de informação
Fontes de informação
topic Suporte de informação
Fontes de informação
Supports. Clay tablets. Tablets.
Information revelation
dc.subject.eng.fl_str_mv Supports. Clay tablets. Tablets.
Information revelation
description Apresenta o estudo dos suportes que revelam a informação possibilitando a visualização e materialização de ideias. Traz os suportes tabletes de argila e tablets como elementos que sustentam certo diálogo mostrando suas semelhanças e diferenças, em uma abordagem subjetiva mostra importância que experiências anteriores perpassam se significados a pesquisa, que teve como problema a questão de como a informação pode ser revelada nos suportes tabletes de argila e tablets. Os objetivos sistematizados na análise do formato dos suportes buscam compreender as relações da informação e como é veiculada e influenciada a partir do entendimento dos suportes, através da análise que conceitua informação e suportes. Utiliza metodologia com foco em revisão bibliográfica. O referencial teórico aborda o surgimento da informação como anterior aos suportes, numa leitura de símbolos, sendo a linguagem e a escrita fios condutores deste processo. Expõe que o material e a natureza caracterizam os suportes mas não o definem. O trabalho destaca a origem da cerâmica, aborda seu contexto constitutivo. Evidencia a materialidade do barro relacionando a região onde nasce a escrita e abundancia desse elemento, destaca a possibilidade de abstração no exercício da escrita elaborada com este material. Justifica a presença de objetos de argila no acervo das bibliotecas evidenciando, na antiguidade, suas composições por tabletes de barro. Enfatiza a história dos tablets, bem como a origem etimológica do vocábulo. Traça um paralelo existente entre os dois suportes. Conclui que os diferentes suportes inscrevem ou registram a subjetividade humana e são importantes meios para comunicação, possibilitando revelações de informações
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-18T05:36:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169509
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048912
url http://hdl.handle.net/10183/169509
identifier_str_mv 001048912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169509/1/001048912.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169509/2/001048912.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169509/3/001048912.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 230a72acee3e9479f9df0326d1324515
0ca5b41981519cf2124e5d0200bf9c72
67ebe3a099f2b174265db6d36a18c41b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447204407541760