Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mentz, Jaqueline Maria Götz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134175
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar as possíveis contribuições que o uso do software GeoGebra 3D pode trazer para a visualização e compreensão de alguns conceitos de Geometria Espacial: sólidos geométricos, vértices, arestas, faces, área de superfície e volume. Para isso, foi desenvolvida uma investigação com base no paradigma qualitativo de pesquisa, a qual se baseou na elaboração e aplicação de uma prática com alunos de terceiro ano do Ensino Médio, no Colégio Ivo Bühler – CIEP, localizado na cidade de Montenegro- RS. A prática foi realizada em cinco encontros a partir da aplicação de um questionário inicial, três atividades de construção no software e um questionário final. Por meio da análise dos dados obtidos, baseada principalmente nas ideias de Gravina e Miskulin, foi possível perceber que as atividades de construção de sólidos geométricos no GeoGebra 3D contribuíram para a visualização e compreensão dos conceitos geométricos por parte dos alunos envolvidos na pesquisa. Conforme foi possível observar durante a análise, essa contribuição esteve relacionada principalmente com o dinamismo oferecido pelo software, aspecto que também foi destacado pelos alunos participantes da pesquisa.
id UFRGS-2_576458448026062faa2670d4ff13b849
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134175
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mentz, Jaqueline Maria GötzSoares, Débora da Silva2016-03-25T02:05:03Z2015http://hdl.handle.net/10183/134175000986687A presente pesquisa teve por objetivo analisar as possíveis contribuições que o uso do software GeoGebra 3D pode trazer para a visualização e compreensão de alguns conceitos de Geometria Espacial: sólidos geométricos, vértices, arestas, faces, área de superfície e volume. Para isso, foi desenvolvida uma investigação com base no paradigma qualitativo de pesquisa, a qual se baseou na elaboração e aplicação de uma prática com alunos de terceiro ano do Ensino Médio, no Colégio Ivo Bühler – CIEP, localizado na cidade de Montenegro- RS. A prática foi realizada em cinco encontros a partir da aplicação de um questionário inicial, três atividades de construção no software e um questionário final. Por meio da análise dos dados obtidos, baseada principalmente nas ideias de Gravina e Miskulin, foi possível perceber que as atividades de construção de sólidos geométricos no GeoGebra 3D contribuíram para a visualização e compreensão dos conceitos geométricos por parte dos alunos envolvidos na pesquisa. Conforme foi possível observar durante a análise, essa contribuição esteve relacionada principalmente com o dinamismo oferecido pelo software, aspecto que também foi destacado pelos alunos participantes da pesquisa.This study aimed to analyze the possible contributions that the use of software GeoGebra 3D can bring to the visualization and understanding of some concepts of spatial geometry: geometric solids, vertices, edges, faces, surface area and volume. For this, a qualitative research was conducted. The study was based on the development and implementation of a teaching practice with students of the third year of high school, at Ivo Bühler School - CIEP, Montenegro, RS, Brazil. The practice was conducted in five meetings and consisted of the application of an initial questionnaire, three building activities with the software and a final questionnaire. The data analysis, mainly based on ideas of Gravina and Miskulin , revealed that the construction activities of geometric solids in GeoGebra 3D contributed to the visualization and understanding of geometrical concepts by the students involved in the research. As observed in data analysis, this contribution was mainly related with the dynamism offered by the software, an aspect that was also noticed by the students that participated in the research.application/pdfporGeoGebra : SoftwareGeometria espacialMathematics educationSpatial geometryDigital technologiesVisualizationVisualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3Dinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986687.pdf000986687.pdfTexto completoapplication/pdf11105494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134175/1/000986687.pdf0a36b6a10f6e87382d4725c9258648f6MD51TEXT000986687.pdf.txt000986687.pdf.txtExtracted Texttext/plain130514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134175/2/000986687.pdf.txt8566cb2ef4e324aaac324d0334b97fbcMD52THUMBNAIL000986687.pdf.jpg000986687.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134175/3/000986687.pdf.jpg31aec398dccba10e7671842dd70b373bMD5310183/1341752018-10-29 08:10:08.983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134175Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:10:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D
title Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D
spellingShingle Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D
Mentz, Jaqueline Maria Götz
GeoGebra : Software
Geometria espacial
Mathematics education
Spatial geometry
Digital technologies
Visualization
title_short Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D
title_full Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D
title_fullStr Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D
title_full_unstemmed Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D
title_sort Visualização e compreensão de conceitos de geometria espacial com o uso do software GeoGebra 3D
author Mentz, Jaqueline Maria Götz
author_facet Mentz, Jaqueline Maria Götz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mentz, Jaqueline Maria Götz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Débora da Silva
contributor_str_mv Soares, Débora da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Geometria espacial
topic GeoGebra : Software
Geometria espacial
Mathematics education
Spatial geometry
Digital technologies
Visualization
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
Spatial geometry
Digital technologies
Visualization
description A presente pesquisa teve por objetivo analisar as possíveis contribuições que o uso do software GeoGebra 3D pode trazer para a visualização e compreensão de alguns conceitos de Geometria Espacial: sólidos geométricos, vértices, arestas, faces, área de superfície e volume. Para isso, foi desenvolvida uma investigação com base no paradigma qualitativo de pesquisa, a qual se baseou na elaboração e aplicação de uma prática com alunos de terceiro ano do Ensino Médio, no Colégio Ivo Bühler – CIEP, localizado na cidade de Montenegro- RS. A prática foi realizada em cinco encontros a partir da aplicação de um questionário inicial, três atividades de construção no software e um questionário final. Por meio da análise dos dados obtidos, baseada principalmente nas ideias de Gravina e Miskulin, foi possível perceber que as atividades de construção de sólidos geométricos no GeoGebra 3D contribuíram para a visualização e compreensão dos conceitos geométricos por parte dos alunos envolvidos na pesquisa. Conforme foi possível observar durante a análise, essa contribuição esteve relacionada principalmente com o dinamismo oferecido pelo software, aspecto que também foi destacado pelos alunos participantes da pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-25T02:05:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134175
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986687
url http://hdl.handle.net/10183/134175
identifier_str_mv 000986687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134175/1/000986687.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134175/2/000986687.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134175/3/000986687.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a36b6a10f6e87382d4725c9258648f6
8566cb2ef4e324aaac324d0334b97fbc
31aec398dccba10e7671842dd70b373b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501949628416