Oficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jenifer de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259351
Resumo: Este trabalho situa-se no campo da História da Educação Matemática e consiste em uma investigação sobre as contribuições de acervos escolares quanto aos saberes matemáticos focados na formação de professores que ensinam matemática. Assim, a pergunta norteadora desta pesquisa é de compreender “Como acervos escolares podem ser relevantes para o ensino da matemática? Para tentar responder tal questão, participamos de três oficinas com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com alunos do Curso de Aproveitamento de Estudos do Centro de Formação de Professores Instituto de Educação General Flores da Cunha e com alunos do Curso Normal e do Curso de Aproveitamento de Estudos do Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha. Nessas oficinas, foi apresentada brevemente a construção do acervo de documentos do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (LM/IE), constituído a partir do projeto de pesquisa "Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)" e apresentado como manusear as ferramentas da coleção digital observando alguns documentos disponíveis para uma posterior discussão das possibilidades daqueles materiais. A análise se deu a partir das anotações sobre as discussões durante o desenvolvimento das oficinas e por meio das respostas dos estudantes a um questionário de perguntas sobre acervos escolares para a formação de professores que ensinam matemática. Também foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com participantes das oficinas. Os principais autores do referencial teórico utilizado para tal análise são Diogo Franco Rios e Wagner Rodrigues Valente pesquisadores da História da Educação Matemática que investigam sobre acervos e repositórios digitais. Além disso, neste trabalho pretendo mostrar como e quais atividades e pesquisas foram realizadas no projeto mencionado, em geral, um pouco da sua história e de alguns resultados. Constatou-se que os acervos escolares podem contribuir para o planejamento de atividades matemáticas no presente e ampliar percepções sobre a cultura escolar do passado.
id UFRGS-2_576b7a5259091cd6b5b50b799944c170
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259351
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Jenifer deBúrigo, Elisabete Zardo2023-06-24T03:34:20Z2023http://hdl.handle.net/10183/259351001171517Este trabalho situa-se no campo da História da Educação Matemática e consiste em uma investigação sobre as contribuições de acervos escolares quanto aos saberes matemáticos focados na formação de professores que ensinam matemática. Assim, a pergunta norteadora desta pesquisa é de compreender “Como acervos escolares podem ser relevantes para o ensino da matemática? Para tentar responder tal questão, participamos de três oficinas com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com alunos do Curso de Aproveitamento de Estudos do Centro de Formação de Professores Instituto de Educação General Flores da Cunha e com alunos do Curso Normal e do Curso de Aproveitamento de Estudos do Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha. Nessas oficinas, foi apresentada brevemente a construção do acervo de documentos do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (LM/IE), constituído a partir do projeto de pesquisa "Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)" e apresentado como manusear as ferramentas da coleção digital observando alguns documentos disponíveis para uma posterior discussão das possibilidades daqueles materiais. A análise se deu a partir das anotações sobre as discussões durante o desenvolvimento das oficinas e por meio das respostas dos estudantes a um questionário de perguntas sobre acervos escolares para a formação de professores que ensinam matemática. Também foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com participantes das oficinas. Os principais autores do referencial teórico utilizado para tal análise são Diogo Franco Rios e Wagner Rodrigues Valente pesquisadores da História da Educação Matemática que investigam sobre acervos e repositórios digitais. Além disso, neste trabalho pretendo mostrar como e quais atividades e pesquisas foram realizadas no projeto mencionado, em geral, um pouco da sua história e de alguns resultados. Constatou-se que os acervos escolares podem contribuir para o planejamento de atividades matemáticas no presente e ampliar percepções sobre a cultura escolar do passado.This work is located in the field of History of Mathematics Education and consists of an investigation into the contributions of school collections regarding mathematical knowledge focused on the training of teachers who teach mathematics. Thus, the guiding question of this research is to understand “How can school collections be relevant to the teaching of mathematics? In order to try to answer this question, we participated in three workshops with students from the Mathematics Degree course at the Federal University of Rio Grande do Sul, with students from the Study Use Course at the Teacher Training Center Instituto de Educação General Flores da Cunha and with students of the Normal Course and the Course for the Use of Studies at the State Institute of Education Isabel de Espanha. In these workshops, the construction of the document collection of the Mathematics Laboratory of the General Flores da Cunha Institute of Education (LM/IE) was briefly presented, constituted from the research project "Studying to Teach: mathematical practices and knowledge in normal schools in the Rio Grande do Sul (1889-1970)" and presented how to handle the tools of the digital collection observing some available documents for a later discussion of the possibilities of those materials. The analysis was based on the notes on the discussions during the development of the workshops and through the students' responses to a questionnaire about school collections for the training of teachers who teach mathematics. Two semi-structured interviews were also conducted with workshop participants. The main authors of the theoretical framework used for this analysis are Diogo Franco Rios and Wagner Rodrigues Valente, researchers in the History of Mathematics Education who investigate collections and digital repositories. In addition, in this work I intend to show how and what activities and research were carried out in the mentioned project, in general, a little of its history and some results. It was found that school collections can contribute to the planning of mathematical activities in the present and broaden perceptions about the school culture of the past.application/pdfporEducacao matematica : HistoriaFormação de professoresRepositório digitalHistory of mathematics educationSchool collectionsTeacher trainingDigital repositoryOficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171517.pdf.txt001171517.pdf.txtExtracted Texttext/plain121478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259351/2/001171517.pdf.txt277ae1d2e38648613cbdfeca3ec0e49eMD52ORIGINAL001171517.pdfTexto completoapplication/pdf9741613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259351/1/001171517.pdf3dd5d0b769e3d16b8a28b6dc41ded249MD5110183/2593512023-06-25 03:41:15.460043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259351Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:41:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática
title Oficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática
spellingShingle Oficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática
Souza, Jenifer de
Educacao matematica : Historia
Formação de professores
Repositório digital
History of mathematics education
School collections
Teacher training
Digital repository
title_short Oficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática
title_full Oficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática
title_fullStr Oficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática
title_full_unstemmed Oficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática
title_sort Oficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática
author Souza, Jenifer de
author_facet Souza, Jenifer de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jenifer de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Búrigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Búrigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educacao matematica : Historia
Formação de professores
Repositório digital
topic Educacao matematica : Historia
Formação de professores
Repositório digital
History of mathematics education
School collections
Teacher training
Digital repository
dc.subject.eng.fl_str_mv History of mathematics education
School collections
Teacher training
Digital repository
description Este trabalho situa-se no campo da História da Educação Matemática e consiste em uma investigação sobre as contribuições de acervos escolares quanto aos saberes matemáticos focados na formação de professores que ensinam matemática. Assim, a pergunta norteadora desta pesquisa é de compreender “Como acervos escolares podem ser relevantes para o ensino da matemática? Para tentar responder tal questão, participamos de três oficinas com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com alunos do Curso de Aproveitamento de Estudos do Centro de Formação de Professores Instituto de Educação General Flores da Cunha e com alunos do Curso Normal e do Curso de Aproveitamento de Estudos do Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha. Nessas oficinas, foi apresentada brevemente a construção do acervo de documentos do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (LM/IE), constituído a partir do projeto de pesquisa "Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)" e apresentado como manusear as ferramentas da coleção digital observando alguns documentos disponíveis para uma posterior discussão das possibilidades daqueles materiais. A análise se deu a partir das anotações sobre as discussões durante o desenvolvimento das oficinas e por meio das respostas dos estudantes a um questionário de perguntas sobre acervos escolares para a formação de professores que ensinam matemática. Também foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com participantes das oficinas. Os principais autores do referencial teórico utilizado para tal análise são Diogo Franco Rios e Wagner Rodrigues Valente pesquisadores da História da Educação Matemática que investigam sobre acervos e repositórios digitais. Além disso, neste trabalho pretendo mostrar como e quais atividades e pesquisas foram realizadas no projeto mencionado, em geral, um pouco da sua história e de alguns resultados. Constatou-se que os acervos escolares podem contribuir para o planejamento de atividades matemáticas no presente e ampliar percepções sobre a cultura escolar do passado.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:34:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259351
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171517
url http://hdl.handle.net/10183/259351
identifier_str_mv 001171517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259351/2/001171517.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259351/1/001171517.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 277ae1d2e38648613cbdfeca3ec0e49e
3dd5d0b769e3d16b8a28b6dc41ded249
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224662323036160