Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'avila Junior, Renato Elias dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31672
Resumo: O uso da escrita como instrumento que influencia a aprendizagem matemática e contribui para análise da cognição tem sido objeto de interesse na educação matemática. Segundo Arthur Powell, aprendemos por meio de reflexão sobre nossas experiências e no modelo tradicional encontramos poucas situações em que o aluno é levado a refletir sobre a matemática que está estudando. O objetivo deste trabalho é destacar a potencialidade da escrita no desenvolvimento do pensamento matemático. Para conseguir expressar o raciocínio na forma de escrita é necessário que o estudante tenha clareza de todos os procedimentos a serem seguidos, ou seja, tenha domínio das regras a serem obedecidas. Na proposta prática, sugeri aos alunos, durante meu estágio, que descrevessem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão no conjunto dos números inteiros, e realizassem uma lista de exercícios com estas operações. A prática foi realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental em uma escola estadual do município de Porto Alegre. Com os resultados obtidos, percebi algumas dificuldades encontradas com relação aos conteúdos, e afirmo a necessidade de propor novas abordagens que levem em consideração o pensamento e o raciocínio dos estudantes.
id UFRGS-2_57cc1e7ef9d707a0e44b4ad81337f47f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31672
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling D'avila Junior, Renato Elias dos SantosBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-09-06T06:01:36Z2011http://hdl.handle.net/10183/31672000784077O uso da escrita como instrumento que influencia a aprendizagem matemática e contribui para análise da cognição tem sido objeto de interesse na educação matemática. Segundo Arthur Powell, aprendemos por meio de reflexão sobre nossas experiências e no modelo tradicional encontramos poucas situações em que o aluno é levado a refletir sobre a matemática que está estudando. O objetivo deste trabalho é destacar a potencialidade da escrita no desenvolvimento do pensamento matemático. Para conseguir expressar o raciocínio na forma de escrita é necessário que o estudante tenha clareza de todos os procedimentos a serem seguidos, ou seja, tenha domínio das regras a serem obedecidas. Na proposta prática, sugeri aos alunos, durante meu estágio, que descrevessem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão no conjunto dos números inteiros, e realizassem uma lista de exercícios com estas operações. A prática foi realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental em uma escola estadual do município de Porto Alegre. Com os resultados obtidos, percebi algumas dificuldades encontradas com relação aos conteúdos, e afirmo a necessidade de propor novas abordagens que levem em consideração o pensamento e o raciocínio dos estudantes.The use of writing as a tool to influence learning and contributes to mathematical analysis of cognition has been the subject of interest in mathematics education. According to Arthur Powell, we learn from our experiences and reflections on the traditional model found few situations in which the student is led to reflect on the mathematics you are studying. The objective of this study is to highlight the potential of writing in the development of mathematical thinking. To be able to express the reasoning in the form of writing is necessary that the student has all the clarity of procedures to be followed, or has the field of rules to be obeyed. In practical proposal, suggested to the students during my internship, which describe the operations of addition, subtraction, multiplication and division in whole numbers, and perform a list of exercises with these operations. The practice was held with students from seventh grade of elementary school in a state school in the city of Porto Alegre. With the results, I noticed some difficulties with respect to content, and affirm the need to propose new approaches that take into account students' thinking and reasoning.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoEscrita : MatemáticaEscrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784077.pdf.txt000784077.pdf.txtExtracted Texttext/plain63765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/2/000784077.pdf.txt552d2dc43c84c69cc332921543531c26MD52ORIGINAL000784077.pdf000784077.pdfTexto completoapplication/pdf1504962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/1/000784077.pdfa35b8216041b665d7de96bb6439b490aMD51THUMBNAIL000784077.pdf.jpg000784077.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/3/000784077.pdf.jpgad2588288cfeaf825ed5dad0b768ead3MD5310183/316722018-10-10 07:44:57.766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31672Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:44:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática
title Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática
spellingShingle Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática
D'avila Junior, Renato Elias dos Santos
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Escrita : Matemática
title_short Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática
title_full Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática
title_fullStr Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática
title_full_unstemmed Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática
title_sort Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática
author D'avila Junior, Renato Elias dos Santos
author_facet D'avila Junior, Renato Elias dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'avila Junior, Renato Elias dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Escrita : Matemática
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Escrita : Matemática
description O uso da escrita como instrumento que influencia a aprendizagem matemática e contribui para análise da cognição tem sido objeto de interesse na educação matemática. Segundo Arthur Powell, aprendemos por meio de reflexão sobre nossas experiências e no modelo tradicional encontramos poucas situações em que o aluno é levado a refletir sobre a matemática que está estudando. O objetivo deste trabalho é destacar a potencialidade da escrita no desenvolvimento do pensamento matemático. Para conseguir expressar o raciocínio na forma de escrita é necessário que o estudante tenha clareza de todos os procedimentos a serem seguidos, ou seja, tenha domínio das regras a serem obedecidas. Na proposta prática, sugeri aos alunos, durante meu estágio, que descrevessem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão no conjunto dos números inteiros, e realizassem uma lista de exercícios com estas operações. A prática foi realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental em uma escola estadual do município de Porto Alegre. Com os resultados obtidos, percebi algumas dificuldades encontradas com relação aos conteúdos, e afirmo a necessidade de propor novas abordagens que levem em consideração o pensamento e o raciocínio dos estudantes.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-06T06:01:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31672
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000784077
url http://hdl.handle.net/10183/31672
identifier_str_mv 000784077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/2/000784077.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/1/000784077.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/3/000784077.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 552d2dc43c84c69cc332921543531c26
a35b8216041b665d7de96bb6439b490a
ad2588288cfeaf825ed5dad0b768ead3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447062515286016