Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31672 |
Resumo: | O uso da escrita como instrumento que influencia a aprendizagem matemática e contribui para análise da cognição tem sido objeto de interesse na educação matemática. Segundo Arthur Powell, aprendemos por meio de reflexão sobre nossas experiências e no modelo tradicional encontramos poucas situações em que o aluno é levado a refletir sobre a matemática que está estudando. O objetivo deste trabalho é destacar a potencialidade da escrita no desenvolvimento do pensamento matemático. Para conseguir expressar o raciocínio na forma de escrita é necessário que o estudante tenha clareza de todos os procedimentos a serem seguidos, ou seja, tenha domínio das regras a serem obedecidas. Na proposta prática, sugeri aos alunos, durante meu estágio, que descrevessem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão no conjunto dos números inteiros, e realizassem uma lista de exercícios com estas operações. A prática foi realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental em uma escola estadual do município de Porto Alegre. Com os resultados obtidos, percebi algumas dificuldades encontradas com relação aos conteúdos, e afirmo a necessidade de propor novas abordagens que levem em consideração o pensamento e o raciocínio dos estudantes. |
id |
UFRGS-2_57cc1e7ef9d707a0e44b4ad81337f47f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31672 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
D'avila Junior, Renato Elias dos SantosBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-09-06T06:01:36Z2011http://hdl.handle.net/10183/31672000784077O uso da escrita como instrumento que influencia a aprendizagem matemática e contribui para análise da cognição tem sido objeto de interesse na educação matemática. Segundo Arthur Powell, aprendemos por meio de reflexão sobre nossas experiências e no modelo tradicional encontramos poucas situações em que o aluno é levado a refletir sobre a matemática que está estudando. O objetivo deste trabalho é destacar a potencialidade da escrita no desenvolvimento do pensamento matemático. Para conseguir expressar o raciocínio na forma de escrita é necessário que o estudante tenha clareza de todos os procedimentos a serem seguidos, ou seja, tenha domínio das regras a serem obedecidas. Na proposta prática, sugeri aos alunos, durante meu estágio, que descrevessem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão no conjunto dos números inteiros, e realizassem uma lista de exercícios com estas operações. A prática foi realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental em uma escola estadual do município de Porto Alegre. Com os resultados obtidos, percebi algumas dificuldades encontradas com relação aos conteúdos, e afirmo a necessidade de propor novas abordagens que levem em consideração o pensamento e o raciocínio dos estudantes.The use of writing as a tool to influence learning and contributes to mathematical analysis of cognition has been the subject of interest in mathematics education. According to Arthur Powell, we learn from our experiences and reflections on the traditional model found few situations in which the student is led to reflect on the mathematics you are studying. The objective of this study is to highlight the potential of writing in the development of mathematical thinking. To be able to express the reasoning in the form of writing is necessary that the student has all the clarity of procedures to be followed, or has the field of rules to be obeyed. In practical proposal, suggested to the students during my internship, which describe the operations of addition, subtraction, multiplication and division in whole numbers, and perform a list of exercises with these operations. The practice was held with students from seventh grade of elementary school in a state school in the city of Porto Alegre. With the results, I noticed some difficulties with respect to content, and affirm the need to propose new approaches that take into account students' thinking and reasoning.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoEscrita : MatemáticaEscrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784077.pdf.txt000784077.pdf.txtExtracted Texttext/plain63765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/2/000784077.pdf.txt552d2dc43c84c69cc332921543531c26MD52ORIGINAL000784077.pdf000784077.pdfTexto completoapplication/pdf1504962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/1/000784077.pdfa35b8216041b665d7de96bb6439b490aMD51THUMBNAIL000784077.pdf.jpg000784077.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/3/000784077.pdf.jpgad2588288cfeaf825ed5dad0b768ead3MD5310183/316722018-10-10 07:44:57.766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31672Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:44:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática |
title |
Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática |
spellingShingle |
Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática D'avila Junior, Renato Elias dos Santos Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Escrita : Matemática |
title_short |
Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática |
title_full |
Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática |
title_fullStr |
Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática |
title_full_unstemmed |
Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática |
title_sort |
Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática |
author |
D'avila Junior, Renato Elias dos Santos |
author_facet |
D'avila Junior, Renato Elias dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'avila Junior, Renato Elias dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Escrita : Matemática |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Escrita : Matemática |
description |
O uso da escrita como instrumento que influencia a aprendizagem matemática e contribui para análise da cognição tem sido objeto de interesse na educação matemática. Segundo Arthur Powell, aprendemos por meio de reflexão sobre nossas experiências e no modelo tradicional encontramos poucas situações em que o aluno é levado a refletir sobre a matemática que está estudando. O objetivo deste trabalho é destacar a potencialidade da escrita no desenvolvimento do pensamento matemático. Para conseguir expressar o raciocínio na forma de escrita é necessário que o estudante tenha clareza de todos os procedimentos a serem seguidos, ou seja, tenha domínio das regras a serem obedecidas. Na proposta prática, sugeri aos alunos, durante meu estágio, que descrevessem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão no conjunto dos números inteiros, e realizassem uma lista de exercícios com estas operações. A prática foi realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental em uma escola estadual do município de Porto Alegre. Com os resultados obtidos, percebi algumas dificuldades encontradas com relação aos conteúdos, e afirmo a necessidade de propor novas abordagens que levem em consideração o pensamento e o raciocínio dos estudantes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-06T06:01:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31672 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000784077 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31672 |
identifier_str_mv |
000784077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/2/000784077.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/1/000784077.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31672/3/000784077.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
552d2dc43c84c69cc332921543531c26 a35b8216041b665d7de96bb6439b490a ad2588288cfeaf825ed5dad0b768ead3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413150969856 |