Objetivos de Ensino para História da África e dos Afrodescendentes : um Estudo Comparativo entre Currículos de Quatro Países Lusófonos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Adriano Bier
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206624
Resumo: Este trabalho analisa e compara quatro currículos de educação básica, na disciplina de História, para o conteúdo de Diáspora Africana. Visando a compreender o impacto de Políticas Internacionais sobre currículos nacionais, uma etapa de prospecção culminou com a montagem de um banco de dados de dezenas de currículos. A partir de conceitos pertinentes ao campo do Ensino de História, como guerra de narrativas (LAVILLE, 1999) e currículo prescrito (BENITO, 2012), optamos por concentrarmo-nos no tema do Ensino da Diáspora Africana e selecionamos, com base nos critérios de viabilidade de acesso e de identidade linguística e cultural, os currículos de Angola, Brasil, Cabo Verde e Portugal. O passado colonial vivenciado por essas nações foi entendido como fundamento para a criação do laço identitário dessa Diáspora e, portanto, procedemos à análise dos objetivos de aprendizagem para o Ensino da Diáspora, enunciados pelos quatro currículos. A metodologia empregada foi a análise documental na Educação, atravessada por um olhar analítico discursivo. Os resultados alcançados indicam diferentes formas pedagógicas de abordagem do conteúdo, como: o ensino tradicional informativo; a compartimentalização das histórias de negros, brancos e indígenas; a ausência de problematização; e a análise crítica e reflexiva. Os achados foram discutidos à luz dos estudos curriculares e de trabalhos sobre a Diáspora Africana.
id UFRGS-2_57cf45f64c3dcc52855080ec054492cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206624
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fagundes, Adriano BierMeinerz, Carla Beatriz2020-03-11T04:17:07Z2020http://hdl.handle.net/10183/206624001111682Este trabalho analisa e compara quatro currículos de educação básica, na disciplina de História, para o conteúdo de Diáspora Africana. Visando a compreender o impacto de Políticas Internacionais sobre currículos nacionais, uma etapa de prospecção culminou com a montagem de um banco de dados de dezenas de currículos. A partir de conceitos pertinentes ao campo do Ensino de História, como guerra de narrativas (LAVILLE, 1999) e currículo prescrito (BENITO, 2012), optamos por concentrarmo-nos no tema do Ensino da Diáspora Africana e selecionamos, com base nos critérios de viabilidade de acesso e de identidade linguística e cultural, os currículos de Angola, Brasil, Cabo Verde e Portugal. O passado colonial vivenciado por essas nações foi entendido como fundamento para a criação do laço identitário dessa Diáspora e, portanto, procedemos à análise dos objetivos de aprendizagem para o Ensino da Diáspora, enunciados pelos quatro currículos. A metodologia empregada foi a análise documental na Educação, atravessada por um olhar analítico discursivo. Os resultados alcançados indicam diferentes formas pedagógicas de abordagem do conteúdo, como: o ensino tradicional informativo; a compartimentalização das histórias de negros, brancos e indígenas; a ausência de problematização; e a análise crítica e reflexiva. Os achados foram discutidos à luz dos estudos curriculares e de trabalhos sobre a Diáspora Africana.This paper analyzes and compares four basic education curricula in the discipline of History about the subject of African Diaspora. By virtue of comprehending the impact of International Politics over national curricula, a phase of prospection culminated with the setting of a database of dozens of curricula. Stemming from concepts pertaining to the field of History Teaching, such as narrative wars (LAVILLE, 1999) and prescribed curriculum (BENITO, 2012), we resorted to concentrate upon the theme of African Diaspora Teaching and we selected the curricula of Angola, Brazil, Cape Verde and Portugal, based on the criteria of viability of access and cultural and linguistic identity. The colonial past experienced by these nations was understood as a fundamental towards creating such Diaspora’s identity tie. Therefore, we proceeded towards analyzing the Diaspora Teaching learning goals enunciated by the four curricula. The methodology employed in the study was documentary analysis in the field of Education with a discursive analytical grasp. The results we have reached indicate different pedagogical forms of handling the subject, as the following: informative traditional teaching; the compartmentalizing of black, white and indigenous peoples’ histories; lack of problematization; and critical and reflexive analysis. The findings have been discussed in light of curriculum studies and of studies about the African Diaspora.application/pdfporEnsino de históriaCurrículoNegrosCultura africanaCultura afro-brasileiraDesigualdade racialHistory TeachingNational CurriculaAfrican DiasporaObjetivos de Ensino para História da África e dos Afrodescendentes : um Estudo Comparativo entre Currículos de Quatro Países Lusófonosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2020História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111682.pdf.txt001111682.pdf.txtExtracted Texttext/plain139378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206624/2/001111682.pdf.txt21d716ba94e4f80f2bec37d805df25c2MD52ORIGINAL001111682.pdfTexto completoapplication/pdf707016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206624/1/001111682.pdf874c51b92dbb59f05730e551ccc822eaMD5110183/2066242022-08-06 04:49:43.47313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206624Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Objetivos de Ensino para História da África e dos Afrodescendentes : um Estudo Comparativo entre Currículos de Quatro Países Lusófonos
title Objetivos de Ensino para História da África e dos Afrodescendentes : um Estudo Comparativo entre Currículos de Quatro Países Lusófonos
spellingShingle Objetivos de Ensino para História da África e dos Afrodescendentes : um Estudo Comparativo entre Currículos de Quatro Países Lusófonos
Fagundes, Adriano Bier
Ensino de história
Currículo
Negros
Cultura africana
Cultura afro-brasileira
Desigualdade racial
History Teaching
National Curricula
African Diaspora
title_short Objetivos de Ensino para História da África e dos Afrodescendentes : um Estudo Comparativo entre Currículos de Quatro Países Lusófonos
title_full Objetivos de Ensino para História da África e dos Afrodescendentes : um Estudo Comparativo entre Currículos de Quatro Países Lusófonos
title_fullStr Objetivos de Ensino para História da África e dos Afrodescendentes : um Estudo Comparativo entre Currículos de Quatro Países Lusófonos
title_full_unstemmed Objetivos de Ensino para História da África e dos Afrodescendentes : um Estudo Comparativo entre Currículos de Quatro Países Lusófonos
title_sort Objetivos de Ensino para História da África e dos Afrodescendentes : um Estudo Comparativo entre Currículos de Quatro Países Lusófonos
author Fagundes, Adriano Bier
author_facet Fagundes, Adriano Bier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Adriano Bier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
contributor_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Currículo
Negros
Cultura africana
Cultura afro-brasileira
Desigualdade racial
topic Ensino de história
Currículo
Negros
Cultura africana
Cultura afro-brasileira
Desigualdade racial
History Teaching
National Curricula
African Diaspora
dc.subject.eng.fl_str_mv History Teaching
National Curricula
African Diaspora
description Este trabalho analisa e compara quatro currículos de educação básica, na disciplina de História, para o conteúdo de Diáspora Africana. Visando a compreender o impacto de Políticas Internacionais sobre currículos nacionais, uma etapa de prospecção culminou com a montagem de um banco de dados de dezenas de currículos. A partir de conceitos pertinentes ao campo do Ensino de História, como guerra de narrativas (LAVILLE, 1999) e currículo prescrito (BENITO, 2012), optamos por concentrarmo-nos no tema do Ensino da Diáspora Africana e selecionamos, com base nos critérios de viabilidade de acesso e de identidade linguística e cultural, os currículos de Angola, Brasil, Cabo Verde e Portugal. O passado colonial vivenciado por essas nações foi entendido como fundamento para a criação do laço identitário dessa Diáspora e, portanto, procedemos à análise dos objetivos de aprendizagem para o Ensino da Diáspora, enunciados pelos quatro currículos. A metodologia empregada foi a análise documental na Educação, atravessada por um olhar analítico discursivo. Os resultados alcançados indicam diferentes formas pedagógicas de abordagem do conteúdo, como: o ensino tradicional informativo; a compartimentalização das histórias de negros, brancos e indígenas; a ausência de problematização; e a análise crítica e reflexiva. Os achados foram discutidos à luz dos estudos curriculares e de trabalhos sobre a Diáspora Africana.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-11T04:17:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206624
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111682
url http://hdl.handle.net/10183/206624
identifier_str_mv 001111682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206624/2/001111682.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206624/1/001111682.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21d716ba94e4f80f2bec37d805df25c2
874c51b92dbb59f05730e551ccc822ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447263588122624