O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129358
Resumo: Este trabalho, fundamentado na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird (1983, 1996), dá continuidade ao nosso projeto sobre modelagem mental em resolução de problemas (Costa e Moreira, 1998), enfocando a dificuldade que alunos de Mecânica Geral, disciplina do currí culo básico dos cursos de Engenharia e Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, apresentam para modelar mentalmente o enunciado do problema. Foi usada uma metodologia qualitativa baseada nos depoimentos verbais (durante aulas específicas de resolução de problemas) e escritos nas verificações de aprendizagem), de alunos das turmas de um dos autores, durante o período 1º semestre de 1998 a 1º semestre de 2000. O tema abordado foi Cinemática de um ponto material. Os resultados parecem corroborar nossa hipótese de que a representação mental do enunciado de um problema, apresentado através de um discurso linguístico, acompanhado ou não de representação pictórica, pode ser favorecida pelo ensino explícito da modelagem física das situações enfocadas no enunciado.
id UFRGS-2_57e477969d8c97134605e5c66da8a9f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129358
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Sayonara Salvador Cabral daMoreira, Marco Antonio2015-11-09T16:36:19Z20021806-1117http://hdl.handle.net/10183/129358000328687Este trabalho, fundamentado na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird (1983, 1996), dá continuidade ao nosso projeto sobre modelagem mental em resolução de problemas (Costa e Moreira, 1998), enfocando a dificuldade que alunos de Mecânica Geral, disciplina do currí culo básico dos cursos de Engenharia e Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, apresentam para modelar mentalmente o enunciado do problema. Foi usada uma metodologia qualitativa baseada nos depoimentos verbais (durante aulas específicas de resolução de problemas) e escritos nas verificações de aprendizagem), de alunos das turmas de um dos autores, durante o período 1º semestre de 1998 a 1º semestre de 2000. O tema abordado foi Cinemática de um ponto material. Os resultados parecem corroborar nossa hipótese de que a representação mental do enunciado de um problema, apresentado através de um discurso linguístico, acompanhado ou não de representação pictórica, pode ser favorecida pelo ensino explícito da modelagem física das situações enfocadas no enunciado.This paper, based on Johnson-Laird's mental models theory (1983, 1996), is a sort of progress report of our project on mental modeling in problem solving, focusing on the diÆculties that students of General Mechanics, a subject of the basic curriculum of engineering courses of the Catholic University of Rio Grande do Sul, present to mentally model the statement of the problem. A qualitative methodology was used based on students verbal (during problem solving classes) and written (in quizzes and exams) discourse, during the period of time between the rst semester of 1998 and the rst semester of 2000. The topic was Kinematic of a material particle. Research ndings seem to support our hypothesis that the mental representation of the statement of a problem, presented through linguistic discourse, accompanied or not of a pictoral representation , might be facilitated by the explicit teaching of the physical modeling of the situations involved in that statement.application/pdfporRevista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 1 (mar. 2002), p. 61-74Resolução de problemasMecânicaModelos mentaisEnsino superiorO papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em físicaThe role of mental modelling of the statements in physics problem solving info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000328687.pdf.txt000328687.pdf.txtExtracted Texttext/plain71480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129358/2/000328687.pdf.txtdbd9fb13f4f377d74ac9d8e31f9f1713MD52ORIGINAL000328687.pdf000328687.pdfTexto completoapplication/pdf306286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129358/1/000328687.pdf82d1635532ca58795f8022b24afc9565MD51THUMBNAIL000328687.pdf.jpg000328687.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129358/3/000328687.pdf.jpg5dd4f0697e9c1843658edf91ef9c0527MD5310183/1293582018-10-24 09:13:33.795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129358Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:13:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The role of mental modelling of the statements in physics problem solving
title O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física
spellingShingle O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física
Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Resolução de problemas
Mecânica
Modelos mentais
Ensino superior
title_short O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física
title_full O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física
title_fullStr O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física
title_full_unstemmed O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física
title_sort O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física
author Costa, Sayonara Salvador Cabral da
author_facet Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Mecânica
Modelos mentais
Ensino superior
topic Resolução de problemas
Mecânica
Modelos mentais
Ensino superior
description Este trabalho, fundamentado na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird (1983, 1996), dá continuidade ao nosso projeto sobre modelagem mental em resolução de problemas (Costa e Moreira, 1998), enfocando a dificuldade que alunos de Mecânica Geral, disciplina do currí culo básico dos cursos de Engenharia e Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, apresentam para modelar mentalmente o enunciado do problema. Foi usada uma metodologia qualitativa baseada nos depoimentos verbais (durante aulas específicas de resolução de problemas) e escritos nas verificações de aprendizagem), de alunos das turmas de um dos autores, durante o período 1º semestre de 1998 a 1º semestre de 2000. O tema abordado foi Cinemática de um ponto material. Os resultados parecem corroborar nossa hipótese de que a representação mental do enunciado de um problema, apresentado através de um discurso linguístico, acompanhado ou não de representação pictórica, pode ser favorecida pelo ensino explícito da modelagem física das situações enfocadas no enunciado.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:36:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129358
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000328687
identifier_str_mv 1806-1117
000328687
url http://hdl.handle.net/10183/129358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 1 (mar. 2002), p. 61-74
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129358/2/000328687.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129358/1/000328687.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129358/3/000328687.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dbd9fb13f4f377d74ac9d8e31f9f1713
82d1635532ca58795f8022b24afc9565
5dd4f0697e9c1843658edf91ef9c0527
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224890095763456