Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Clóvis da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Anita Raquel da, Herpich, Fabrício, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262895
Resumo: A proposta deste artigo é definir aspectos relevantes para o chatbot com relação a sua capacidade de motivar e incentivar os alunos na construção de seus conhecimentos, tendo como base a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, envolveu estudantes de um curso de formação de docentes na área de tecnologia educacional ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Utilizou-se uma agente denominada METIS e o trabalho apresenta o processo de construção e expansão da base de conhecimento. Resultados do estudo apontam soluções para ampliar a capacidade da base de conhecimento e demonstra-se algumas possibilidades em termos de métricas objetivas e subjetivas para avaliar a performance do chatbot.
id UFRGS-2_57ed77820491183b541234b3d41dbd79
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262895
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Clóvis daSilva, Anita Raquel daHerpich, FabrícioTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-01T03:33:13Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/262895001171820A proposta deste artigo é definir aspectos relevantes para o chatbot com relação a sua capacidade de motivar e incentivar os alunos na construção de seus conhecimentos, tendo como base a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, envolveu estudantes de um curso de formação de docentes na área de tecnologia educacional ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Utilizou-se uma agente denominada METIS e o trabalho apresenta o processo de construção e expansão da base de conhecimento. Resultados do estudo apontam soluções para ampliar a capacidade da base de conhecimento e demonstra-se algumas possibilidades em termos de métricas objetivas e subjetivas para avaliar a performance do chatbot.The purpose of this article is to define relevant aspects for chatbot regarding its ability to motivate and encourage students in the construction of their knowledge, based on Vygotsky's socio-constructivist theory. The study, qualitative and quantitative, involved students from a teacher training course in the area of educational technology offered in the Distance Education (EAD) modality. We used an agent called METIS and the paper presents the process of construction and expansion of the knowledge base. Results of the study indicate solutions to expand the capacity of the knowledge base and demonstrate some possibilities in terms of objective and subjective metrics to evaluate chatbot performance.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 668-678.Tecnologia educacionalEnsino e aprendizagemChatbotConversational agentKnowledge baseLearning resourceInteractionUso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171820.pdf.txt001171820.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262895/2/001171820.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171820.pdfTexto completoapplication/pdf3020668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262895/1/001171820.pdf0631d74f2d0d352b8e91a4cf2a56296bMD5110183/2628952023-09-14 03:25:43.089112oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262895Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional
title Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional
spellingShingle Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional
Silveira, Clóvis da
Tecnologia educacional
Ensino e aprendizagem
Chatbot
Conversational agent
Knowledge base
Learning resource
Interaction
title_short Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional
title_full Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional
title_fullStr Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional
title_full_unstemmed Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional
title_sort Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional
author Silveira, Clóvis da
author_facet Silveira, Clóvis da
Silva, Anita Raquel da
Herpich, Fabrício
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Silva, Anita Raquel da
Herpich, Fabrício
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Clóvis da
Silva, Anita Raquel da
Herpich, Fabrício
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Ensino e aprendizagem
topic Tecnologia educacional
Ensino e aprendizagem
Chatbot
Conversational agent
Knowledge base
Learning resource
Interaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Chatbot
Conversational agent
Knowledge base
Learning resource
Interaction
description A proposta deste artigo é definir aspectos relevantes para o chatbot com relação a sua capacidade de motivar e incentivar os alunos na construção de seus conhecimentos, tendo como base a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, envolveu estudantes de um curso de formação de docentes na área de tecnologia educacional ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Utilizou-se uma agente denominada METIS e o trabalho apresenta o processo de construção e expansão da base de conhecimento. Resultados do estudo apontam soluções para ampliar a capacidade da base de conhecimento e demonstra-se algumas possibilidades em termos de métricas objetivas e subjetivas para avaliar a performance do chatbot.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:33:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262895
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171820
identifier_str_mv 1679-1916
001171820
url http://hdl.handle.net/10183/262895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 668-678.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262895/2/001171820.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262895/1/001171820.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
0631d74f2d0d352b8e91a4cf2a56296b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225093387386880