Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262895 |
Resumo: | A proposta deste artigo é definir aspectos relevantes para o chatbot com relação a sua capacidade de motivar e incentivar os alunos na construção de seus conhecimentos, tendo como base a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, envolveu estudantes de um curso de formação de docentes na área de tecnologia educacional ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Utilizou-se uma agente denominada METIS e o trabalho apresenta o processo de construção e expansão da base de conhecimento. Resultados do estudo apontam soluções para ampliar a capacidade da base de conhecimento e demonstra-se algumas possibilidades em termos de métricas objetivas e subjetivas para avaliar a performance do chatbot. |
id |
UFRGS-2_57ed77820491183b541234b3d41dbd79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262895 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Clóvis daSilva, Anita Raquel daHerpich, FabrícioTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-01T03:33:13Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/262895001171820A proposta deste artigo é definir aspectos relevantes para o chatbot com relação a sua capacidade de motivar e incentivar os alunos na construção de seus conhecimentos, tendo como base a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, envolveu estudantes de um curso de formação de docentes na área de tecnologia educacional ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Utilizou-se uma agente denominada METIS e o trabalho apresenta o processo de construção e expansão da base de conhecimento. Resultados do estudo apontam soluções para ampliar a capacidade da base de conhecimento e demonstra-se algumas possibilidades em termos de métricas objetivas e subjetivas para avaliar a performance do chatbot.The purpose of this article is to define relevant aspects for chatbot regarding its ability to motivate and encourage students in the construction of their knowledge, based on Vygotsky's socio-constructivist theory. The study, qualitative and quantitative, involved students from a teacher training course in the area of educational technology offered in the Distance Education (EAD) modality. We used an agent called METIS and the paper presents the process of construction and expansion of the knowledge base. Results of the study indicate solutions to expand the capacity of the knowledge base and demonstrate some possibilities in terms of objective and subjective metrics to evaluate chatbot performance.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 668-678.Tecnologia educacionalEnsino e aprendizagemChatbotConversational agentKnowledge baseLearning resourceInteractionUso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171820.pdf.txt001171820.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262895/2/001171820.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171820.pdfTexto completoapplication/pdf3020668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262895/1/001171820.pdf0631d74f2d0d352b8e91a4cf2a56296bMD5110183/2628952023-09-14 03:25:43.089112oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262895Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional |
title |
Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional |
spellingShingle |
Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional Silveira, Clóvis da Tecnologia educacional Ensino e aprendizagem Chatbot Conversational agent Knowledge base Learning resource Interaction |
title_short |
Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional |
title_full |
Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional |
title_fullStr |
Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional |
title_full_unstemmed |
Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional |
title_sort |
Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional |
author |
Silveira, Clóvis da |
author_facet |
Silveira, Clóvis da Silva, Anita Raquel da Herpich, Fabrício Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Anita Raquel da Herpich, Fabrício Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Clóvis da Silva, Anita Raquel da Herpich, Fabrício Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Ensino e aprendizagem |
topic |
Tecnologia educacional Ensino e aprendizagem Chatbot Conversational agent Knowledge base Learning resource Interaction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chatbot Conversational agent Knowledge base Learning resource Interaction |
description |
A proposta deste artigo é definir aspectos relevantes para o chatbot com relação a sua capacidade de motivar e incentivar os alunos na construção de seus conhecimentos, tendo como base a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, envolveu estudantes de um curso de formação de docentes na área de tecnologia educacional ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Utilizou-se uma agente denominada METIS e o trabalho apresenta o processo de construção e expansão da base de conhecimento. Resultados do estudo apontam soluções para ampliar a capacidade da base de conhecimento e demonstra-se algumas possibilidades em termos de métricas objetivas e subjetivas para avaliar a performance do chatbot. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:33:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262895 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171820 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001171820 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 668-678. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262895/2/001171820.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262895/1/001171820.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 0631d74f2d0d352b8e91a4cf2a56296b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447833324552192 |