A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104456 |
Resumo: | Introdução: O ensino na saúde integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) constitui um desafio tanto para a formação quanto para a construção das práticas de saúde voltadas para o cuidado. Objetivo: Analisar a produção do cuidado em saúde durante o período final de formação do cirurgião-dentista, com a vivência no estágio curricular nos serviços de Atenção Primária do SUS. Métodos: A abordagem metodológica foi a qualitativa. Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes de Odontologia que estavam no último semestre da graduação (n=42) e que já tinham concluído o estágio curricular nos serviços de Atenção Primária. A coleta de dados aconteceu por meio da análise documental (planos de ensino do estágio e relatórios finais de estágio dos estudantes), de entrevistas semiestruturadas (n=12) e da observação participante. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: O significado do estágio foi além da possibilidade da realização de atividades clínicas e favoreceu a reflexão sobre a produção do cuidado em saúde, considerando a construção de vínculos (com a comunidade e a equipe), atividades coletivas, o acolhimento, a clínica ampliada, a participação social (Conselho Local de Saúde) e o trabalho em equipe. Conclusão: A vivência nos serviços de Atenção Primária potencializa um modo de trabalhar em saúde que tem como prioridade o campo relacional, contribuindo para a formação de profissionais que possam responder adequadamente às necessidades dos usuários e do comprometimento social previsto pelo SUS. |
id |
UFRGS-2_5803c04c0bb002890caeb7b4017eed8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104456 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Baumgarten, AlexandreToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2014-10-11T02:11:32Z20132175-3946http://hdl.handle.net/10183/104456000920004Introdução: O ensino na saúde integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) constitui um desafio tanto para a formação quanto para a construção das práticas de saúde voltadas para o cuidado. Objetivo: Analisar a produção do cuidado em saúde durante o período final de formação do cirurgião-dentista, com a vivência no estágio curricular nos serviços de Atenção Primária do SUS. Métodos: A abordagem metodológica foi a qualitativa. Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes de Odontologia que estavam no último semestre da graduação (n=42) e que já tinham concluído o estágio curricular nos serviços de Atenção Primária. A coleta de dados aconteceu por meio da análise documental (planos de ensino do estágio e relatórios finais de estágio dos estudantes), de entrevistas semiestruturadas (n=12) e da observação participante. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: O significado do estágio foi além da possibilidade da realização de atividades clínicas e favoreceu a reflexão sobre a produção do cuidado em saúde, considerando a construção de vínculos (com a comunidade e a equipe), atividades coletivas, o acolhimento, a clínica ampliada, a participação social (Conselho Local de Saúde) e o trabalho em equipe. Conclusão: A vivência nos serviços de Atenção Primária potencializa um modo de trabalhar em saúde que tem como prioridade o campo relacional, contribuindo para a formação de profissionais que possam responder adequadamente às necessidades dos usuários e do comprometimento social previsto pelo SUS.Introduction: The health education integrated to the Unified Health System (SUS) represents a challenge for both the formation as well as to the construction of health practices oriented to care. Objective: To analyze the production of health care during the final period of formation of dentists with the experience in the curricular training in SUS primary healthcare services. Methods: The methodological approach was the qualitative. All of the dental students who were in the last semester of the graduation (n=42) and already had completed the curricular training in primary health care services were invited to participate in the study. Data collection occurred through documental analysis (teaching plans of the curricular training and internship final reports), semi-structured interviews (n=12) and participant observation. The data were interpreted by mean of content analysis of Laurence Bardin. The study was approved by the Ethics Committee in Research. Results: The significance of the internship was beyond the possibility of performing clinical activities and promoted a reflection about the production of health care, considering the construction of bonds (with the community and team), collective activities, the community embracing, the clinic expanded, the social participation (Local Health Council) and the teamwork. Conclusion: The experience in primary healthcare services potentiates a way of working in health whose priority is the relational field, contributing to the training of professionals who can respond appropriately to users’ needs and to the social commitment foreseen by SUS.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em saúde. Vitória. Vol. 15, n. 4 (out./dez. 2013), p. 117-122Sistema Único de SaúdeAtenção primária à saúdeEducação em odontologiaPrimary health careDental educationCurriculumUnified Health SystemA formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúdeThe formation of dentists in Unified Health System : the production of health careinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920004.pdf000920004.pdfTexto completoapplication/pdf192794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/1/000920004.pdfd8a7eca73d7c1e85ac8635aaa9a68ad9MD51TEXT000920004.pdf.txt000920004.pdf.txtExtracted Texttext/plain25785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/2/000920004.pdf.txtd7c40384ed003391e66943bc24283221MD52THUMBNAIL000920004.pdf.jpg000920004.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/3/000920004.pdf.jpgddbd3afa7582aa28b970f838e6f02396MD5310183/1044562018-10-09 08:59:21.274oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104456Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:59:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The formation of dentists in Unified Health System : the production of health care |
title |
A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde |
spellingShingle |
A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde Baumgarten, Alexandre Sistema Único de Saúde Atenção primária à saúde Educação em odontologia Primary health care Dental education Curriculum Unified Health System |
title_short |
A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde |
title_full |
A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde |
title_fullStr |
A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde |
title_full_unstemmed |
A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde |
title_sort |
A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde |
author |
Baumgarten, Alexandre |
author_facet |
Baumgarten, Alexandre Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_role |
author |
author2 |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baumgarten, Alexandre Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde Atenção primária à saúde Educação em odontologia |
topic |
Sistema Único de Saúde Atenção primária à saúde Educação em odontologia Primary health care Dental education Curriculum Unified Health System |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Primary health care Dental education Curriculum Unified Health System |
description |
Introdução: O ensino na saúde integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) constitui um desafio tanto para a formação quanto para a construção das práticas de saúde voltadas para o cuidado. Objetivo: Analisar a produção do cuidado em saúde durante o período final de formação do cirurgião-dentista, com a vivência no estágio curricular nos serviços de Atenção Primária do SUS. Métodos: A abordagem metodológica foi a qualitativa. Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes de Odontologia que estavam no último semestre da graduação (n=42) e que já tinham concluído o estágio curricular nos serviços de Atenção Primária. A coleta de dados aconteceu por meio da análise documental (planos de ensino do estágio e relatórios finais de estágio dos estudantes), de entrevistas semiestruturadas (n=12) e da observação participante. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: O significado do estágio foi além da possibilidade da realização de atividades clínicas e favoreceu a reflexão sobre a produção do cuidado em saúde, considerando a construção de vínculos (com a comunidade e a equipe), atividades coletivas, o acolhimento, a clínica ampliada, a participação social (Conselho Local de Saúde) e o trabalho em equipe. Conclusão: A vivência nos serviços de Atenção Primária potencializa um modo de trabalhar em saúde que tem como prioridade o campo relacional, contribuindo para a formação de profissionais que possam responder adequadamente às necessidades dos usuários e do comprometimento social previsto pelo SUS. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-11T02:11:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/104456 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-3946 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000920004 |
identifier_str_mv |
2175-3946 000920004 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/104456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de pesquisa em saúde. Vitória. Vol. 15, n. 4 (out./dez. 2013), p. 117-122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/1/000920004.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/2/000920004.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/3/000920004.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8a7eca73d7c1e85ac8635aaa9a68ad9 d7c40384ed003391e66943bc24283221 ddbd3afa7582aa28b970f838e6f02396 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447562655629312 |