A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baumgarten, Alexandre
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104456
Resumo: Introdução: O ensino na saúde integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) constitui um desafio tanto para a formação quanto para a construção das práticas de saúde voltadas para o cuidado. Objetivo: Analisar a produção do cuidado em saúde durante o período final de formação do cirurgião-dentista, com a vivência no estágio curricular nos serviços de Atenção Primária do SUS. Métodos: A abordagem metodológica foi a qualitativa. Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes de Odontologia que estavam no último semestre da graduação (n=42) e que já tinham concluído o estágio curricular nos serviços de Atenção Primária. A coleta de dados aconteceu por meio da análise documental (planos de ensino do estágio e relatórios finais de estágio dos estudantes), de entrevistas semiestruturadas (n=12) e da observação participante. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: O significado do estágio foi além da possibilidade da realização de atividades clínicas e favoreceu a reflexão sobre a produção do cuidado em saúde, considerando a construção de vínculos (com a comunidade e a equipe), atividades coletivas, o acolhimento, a clínica ampliada, a participação social (Conselho Local de Saúde) e o trabalho em equipe. Conclusão: A vivência nos serviços de Atenção Primária potencializa um modo de trabalhar em saúde que tem como prioridade o campo relacional, contribuindo para a formação de profissionais que possam responder adequadamente às necessidades dos usuários e do comprometimento social previsto pelo SUS.
id UFRGS-2_5803c04c0bb002890caeb7b4017eed8f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104456
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Baumgarten, AlexandreToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2014-10-11T02:11:32Z20132175-3946http://hdl.handle.net/10183/104456000920004Introdução: O ensino na saúde integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) constitui um desafio tanto para a formação quanto para a construção das práticas de saúde voltadas para o cuidado. Objetivo: Analisar a produção do cuidado em saúde durante o período final de formação do cirurgião-dentista, com a vivência no estágio curricular nos serviços de Atenção Primária do SUS. Métodos: A abordagem metodológica foi a qualitativa. Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes de Odontologia que estavam no último semestre da graduação (n=42) e que já tinham concluído o estágio curricular nos serviços de Atenção Primária. A coleta de dados aconteceu por meio da análise documental (planos de ensino do estágio e relatórios finais de estágio dos estudantes), de entrevistas semiestruturadas (n=12) e da observação participante. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: O significado do estágio foi além da possibilidade da realização de atividades clínicas e favoreceu a reflexão sobre a produção do cuidado em saúde, considerando a construção de vínculos (com a comunidade e a equipe), atividades coletivas, o acolhimento, a clínica ampliada, a participação social (Conselho Local de Saúde) e o trabalho em equipe. Conclusão: A vivência nos serviços de Atenção Primária potencializa um modo de trabalhar em saúde que tem como prioridade o campo relacional, contribuindo para a formação de profissionais que possam responder adequadamente às necessidades dos usuários e do comprometimento social previsto pelo SUS.Introduction: The health education integrated to the Unified Health System (SUS) represents a challenge for both the formation as well as to the construction of health practices oriented to care. Objective: To analyze the production of health care during the final period of formation of dentists with the experience in the curricular training in SUS primary healthcare services. Methods: The methodological approach was the qualitative. All of the dental students who were in the last semester of the graduation (n=42) and already had completed the curricular training in primary health care services were invited to participate in the study. Data collection occurred through documental analysis (teaching plans of the curricular training and internship final reports), semi-structured interviews (n=12) and participant observation. The data were interpreted by mean of content analysis of Laurence Bardin. The study was approved by the Ethics Committee in Research. Results: The significance of the internship was beyond the possibility of performing clinical activities and promoted a reflection about the production of health care, considering the construction of bonds (with the community and team), collective activities, the community embracing, the clinic expanded, the social participation (Local Health Council) and the teamwork. Conclusion: The experience in primary healthcare services potentiates a way of working in health whose priority is the relational field, contributing to the training of professionals who can respond appropriately to users’ needs and to the social commitment foreseen by SUS.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em saúde. Vitória. Vol. 15, n. 4 (out./dez. 2013), p. 117-122Sistema Único de SaúdeAtenção primária à saúdeEducação em odontologiaPrimary health careDental educationCurriculumUnified Health SystemA formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúdeThe formation of dentists in Unified Health System : the production of health careinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920004.pdf000920004.pdfTexto completoapplication/pdf192794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/1/000920004.pdfd8a7eca73d7c1e85ac8635aaa9a68ad9MD51TEXT000920004.pdf.txt000920004.pdf.txtExtracted Texttext/plain25785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/2/000920004.pdf.txtd7c40384ed003391e66943bc24283221MD52THUMBNAIL000920004.pdf.jpg000920004.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/3/000920004.pdf.jpgddbd3afa7582aa28b970f838e6f02396MD5310183/1044562018-10-09 08:59:21.274oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104456Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:59:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The formation of dentists in Unified Health System : the production of health care
title A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde
spellingShingle A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde
Baumgarten, Alexandre
Sistema Único de Saúde
Atenção primária à saúde
Educação em odontologia
Primary health care
Dental education
Curriculum
Unified Health System
title_short A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde
title_full A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde
title_fullStr A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde
title_full_unstemmed A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde
title_sort A formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde : a produção do cuidado em saúde
author Baumgarten, Alexandre
author_facet Baumgarten, Alexandre
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_role author
author2 Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baumgarten, Alexandre
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Atenção primária à saúde
Educação em odontologia
topic Sistema Único de Saúde
Atenção primária à saúde
Educação em odontologia
Primary health care
Dental education
Curriculum
Unified Health System
dc.subject.eng.fl_str_mv Primary health care
Dental education
Curriculum
Unified Health System
description Introdução: O ensino na saúde integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) constitui um desafio tanto para a formação quanto para a construção das práticas de saúde voltadas para o cuidado. Objetivo: Analisar a produção do cuidado em saúde durante o período final de formação do cirurgião-dentista, com a vivência no estágio curricular nos serviços de Atenção Primária do SUS. Métodos: A abordagem metodológica foi a qualitativa. Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes de Odontologia que estavam no último semestre da graduação (n=42) e que já tinham concluído o estágio curricular nos serviços de Atenção Primária. A coleta de dados aconteceu por meio da análise documental (planos de ensino do estágio e relatórios finais de estágio dos estudantes), de entrevistas semiestruturadas (n=12) e da observação participante. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: O significado do estágio foi além da possibilidade da realização de atividades clínicas e favoreceu a reflexão sobre a produção do cuidado em saúde, considerando a construção de vínculos (com a comunidade e a equipe), atividades coletivas, o acolhimento, a clínica ampliada, a participação social (Conselho Local de Saúde) e o trabalho em equipe. Conclusão: A vivência nos serviços de Atenção Primária potencializa um modo de trabalhar em saúde que tem como prioridade o campo relacional, contribuindo para a formação de profissionais que possam responder adequadamente às necessidades dos usuários e do comprometimento social previsto pelo SUS.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-11T02:11:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104456
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-3946
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000920004
identifier_str_mv 2175-3946
000920004
url http://hdl.handle.net/10183/104456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de pesquisa em saúde. Vitória. Vol. 15, n. 4 (out./dez. 2013), p. 117-122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/1/000920004.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/2/000920004.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104456/3/000920004.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d8a7eca73d7c1e85ac8635aaa9a68ad9
d7c40384ed003391e66943bc24283221
ddbd3afa7582aa28b970f838e6f02396
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447562655629312