O fantástico, o estranho e o maravilhoso nos curtas-metragens de Juliana Rojas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211941 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira os elementos da linguagem cinematográfica (a iluminação, o som e o cenário), estão inseridos nos curtas-metragens da cineasta Juliana Rojas para a criação do "efeito fantástico" na narrativa, e como esses elementos se relacionam aos universos do fantástico, do estranho e do maravilhoso para discutir temáticas como: a morte, o feminino e as relações de trabalho. Serão analisados os curtas: Notívago (2003), Nenhuma Carta para o Senhor Fernando (2005), O Lençol Branco (2004), A Criada da Condessa (2006), Pra Eu Dormir Tranquilo (2011) e O Duplo (2012). Desta forma, como suporte para o trabalho proposto, os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e documental e a análise fílmica, para tratar do objeto de estudo selecionado (curtas-metragens). No segundo capítulo, será realizada uma definição dos principais conceitos relacionados ao universo fantástico e seus subgêneros como o estranho e o maravilhoso, através dos autores Tzevtan Todorov (2004), Remo Ceserani (2006), Selma Rodrigues (1988), Filipe Furtado (1980) e Jean Paul Sartre (2005) – autores referenciais na teoria literária, levando em consideração os atravessamentos que permeiam os conceitos do fantástico clássico ao contemporâneo. Tendo em vista que não há bibliografia prévia relacionada à vida e à obra da diretora Rojas, o terceiro capítulo propõe realizar uma apresentação de suas produções cinematográficas, desde os primeiros exercícios produzidos na Universidade de Comunicações e Artes de São Paulo à vasta relação de curtas-metragens desenvolvidos no decorrer de sua carreira como cineasta, roteirista e montadora, analisando a narrativa dos curtas em relação aos gêneros fantásticos em que se enquadram. Para essa apresentação, serão utilizados os próprios filmes e informações em sites e demais matérias sobre a cineasta, e entrevistas dadas por ela. No quarto capítulo, ampliaremos a análise inicial às sequências de vários curtas-metragens, a fim de compreender quais e de que maneira, os elementos no ato fílmico utilizados pela cineasta constituem a atmosfera fantástica de seus curtas-metragens. Cruzando objeto e teoria, chegou-se às seguintes categorias de análise que organizam o capítulo: o uso das sombras na iluminação, diálogos e objetos sonoros e a construção do cenário para o efeito fantástico. Por fim, concluímos que o cinema de Juliana Rojas perpassa os universos do fantástico, do estranho e do maravilhoso, alternando entre situações características do fantástico clássico ao contemporâneo através do conflito entre luz e sombra na narrativa, no estranhamento do uso de sons do cotidiano e, na inserção de elementos no cenário que interagem com os protagonistas e produzem sentidos ambíguos no espectador. |
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Rodrigues, Aline SilveiraRossini, Miriam de Souza2020-07-16T03:38:22Z2019http://hdl.handle.net/10183/211941001116076Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira os elementos da linguagem cinematográfica (a iluminação, o som e o cenário), estão inseridos nos curtas-metragens da cineasta Juliana Rojas para a criação do "efeito fantástico" na narrativa, e como esses elementos se relacionam aos universos do fantástico, do estranho e do maravilhoso para discutir temáticas como: a morte, o feminino e as relações de trabalho. Serão analisados os curtas: Notívago (2003), Nenhuma Carta para o Senhor Fernando (2005), O Lençol Branco (2004), A Criada da Condessa (2006), Pra Eu Dormir Tranquilo (2011) e O Duplo (2012). Desta forma, como suporte para o trabalho proposto, os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e documental e a análise fílmica, para tratar do objeto de estudo selecionado (curtas-metragens). No segundo capítulo, será realizada uma definição dos principais conceitos relacionados ao universo fantástico e seus subgêneros como o estranho e o maravilhoso, através dos autores Tzevtan Todorov (2004), Remo Ceserani (2006), Selma Rodrigues (1988), Filipe Furtado (1980) e Jean Paul Sartre (2005) – autores referenciais na teoria literária, levando em consideração os atravessamentos que permeiam os conceitos do fantástico clássico ao contemporâneo. Tendo em vista que não há bibliografia prévia relacionada à vida e à obra da diretora Rojas, o terceiro capítulo propõe realizar uma apresentação de suas produções cinematográficas, desde os primeiros exercícios produzidos na Universidade de Comunicações e Artes de São Paulo à vasta relação de curtas-metragens desenvolvidos no decorrer de sua carreira como cineasta, roteirista e montadora, analisando a narrativa dos curtas em relação aos gêneros fantásticos em que se enquadram. Para essa apresentação, serão utilizados os próprios filmes e informações em sites e demais matérias sobre a cineasta, e entrevistas dadas por ela. No quarto capítulo, ampliaremos a análise inicial às sequências de vários curtas-metragens, a fim de compreender quais e de que maneira, os elementos no ato fílmico utilizados pela cineasta constituem a atmosfera fantástica de seus curtas-metragens. Cruzando objeto e teoria, chegou-se às seguintes categorias de análise que organizam o capítulo: o uso das sombras na iluminação, diálogos e objetos sonoros e a construção do cenário para o efeito fantástico. Por fim, concluímos que o cinema de Juliana Rojas perpassa os universos do fantástico, do estranho e do maravilhoso, alternando entre situações características do fantástico clássico ao contemporâneo através do conflito entre luz e sombra na narrativa, no estranhamento do uso de sons do cotidiano e, na inserção de elementos no cenário que interagem com os protagonistas e produzem sentidos ambíguos no espectador.This paper aims to analyze how the elements of film language (the lighting, the sound and the scenery), are inserted in the short films of filmmaker Juliana Rojas to create the "fantastic effect" in the narrative, and how these elements relate to the universes of fantastic, strange and wonderful to discuss topics such as: death, the feminine and work relationships. The short films will be analyzed: Notívago (2003), Nenhuma Carta para o Senhor Fernando (2005), O Lençol Branco (2004), A Criada da Condessa (2006), Pra Eu Dormir Tranquilo (2011) e O Duplo (2012). Thus, as a support for the proposed work, the methods used were bibliographic and documentary research and film analysis to address the selected study object (short films). In the second chapter, a definition will be made of the main concepts related to the fantastic universe and its subgenres such as the strange and the wonderful, through the authors Tzevtan Todorov (2004), Remo Ceserani (2006), Selma Rodrigues (1988), Filipe Furtado (1980). ) and Jean Paul Sartre (2005) - referential authors in literary theory, taking into account the crossings that permeate the concepts of the fantastic classic to the contemporary. Given that there is no previous bibliography related to the life and work of director Rojas, the third chapter proposes to make a presentation of her film productions, from the first exercises produced at the University of Communications and Arts of São Paulo to the wide list of short films developed during her career as a filmmaker, screenwriter and editor, analyzing the narrative of the shorts films in relation to the fantastic genres in which they fit. For this presentation will be used the films themselves and information on websites and other articles about the filmmaker, and interviews given by her. In the fourth chapter, we will extend the initial analysis to the sequences of various short films in order to understand which and in what way the elements in the film act used by the filmmaker constitute the fantastic atmosphere of her short films. Crossing object and theory, we came to the following categories of analysis that organize the chapter: the use of shadows in lighting, dialogues and sound objects, and the setting of the stage for the fantastic effect. Finally, we conclude that Juliana Rojas's cinema permeates the universes of the fantastic, the strange and the wonderful, alternating between characteristic situations of the fantastic classic to the contemporary through the conflict between light and shadow in the narrative, the strangeness of the use of everyday sounds and in the insertion of elements in the scenario that interact with the protagonists and produce ambiguous meanings in the viewer.application/pdfporFilme de curta-metragemLinguagem cinematográficaFantasticStrangeWonderfulShort FilmJuliana RojasO fantástico, o estranho e o maravilhoso nos curtas-metragens de Juliana Rojasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116076.pdf.txt001116076.pdf.txtExtracted Texttext/plain198835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211941/2/001116076.pdf.txt73f8c2ed6be938b904844c028ba1eeeaMD52ORIGINAL001116076.pdfTexto completoapplication/pdf1830387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211941/1/001116076.pdf702fa646424bfe96bfa5777e02888be2MD5110183/2119412020-07-17 03:43:12.361837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211941Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-17T06:43:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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