Estudo de viabilidade econômico-financeira para abertura de uma empresa de consultoria de campanhas políticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanin, Tiago dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19186
Resumo: O presente trabalho trata da elaboração de um estudo de viabilidade econômico-financeira visando à abertura de uma empresa de prestação de serviços de consultoria para campanhas eleitorais. Inicialmente foi feito o levantamento de referencial teórico sobre o estudo de viabilidade de uma organização, seguido de informações sobre o plano de marketing, de instalação e de recursos humanos. Dando continuidade, e como parte principal desse estudo, foram apresentados dados financeiros sobre os custos iniciais, mão-de-obra direta e indireta para abertura do empreendimento assim como foram apresentadas as demonstrações de resultado do exercício e os fluxos de caixa para os cenários. Além disso, foram descritas as técnicas de orçamento que auxiliam a tomada de decisão sobre a viabilidade do projeto, tais como, a metodologia do VPL e da TIR. Na última parte foram apresentadas as conclusões sobre os dados levantados e os comentários sobre a implementação ou não do projeto.
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