A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Fernando Weiss
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199470
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como o desenvolvimento do trabalho de campo, enquanto prática de ensino do espaço urbano de Porto Alegre, promove a identificação dos alunos com os temas abordados, no âmbito do estágio docente realizado no Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A saída a campo foi realizada próximo ao colégio e na exposição fotográfica “Faces do Refúgio”, na UFRGS. A partir de pesquisa documental e bibliográfica, primeiramente foi analisado o contexto escolar, considerando a espacialidade e temporalidade, a proposta pedagógica da instituição e aspectos referentes à avaliação institucional e aos princípios de convivência, e também, o perfil dos alunos. Em seguida, foram analisados os procedimentos didático-pedagógicos relacionados à aula de campo e, por fim, foi feita a avaliação da experiência dessa prática de ensino através da minha percepção sobre a interação professor-aluno, com os lugares e as situações vivenciadas, e também, da percepção dos alunos, através da leitura das autoavaliações realizadas com eles. Como resposta à questão central deste trabalho, esta aula de campo promoveu a identificação dos alunos com os temas abordados, gerando a reflexão de que a articulação da teoria com as práticas e as vivências em campo podem tornar o processo ensino-aprendizagem mais efetivo e significativo.
id UFRGS-2_582ab9da185a2ea404e3c312ae727c4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199470
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Xavier, Fernando WeissStrohaecker, Tania Marques2019-09-19T03:45:01Z2019http://hdl.handle.net/10183/199470001101244Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como o desenvolvimento do trabalho de campo, enquanto prática de ensino do espaço urbano de Porto Alegre, promove a identificação dos alunos com os temas abordados, no âmbito do estágio docente realizado no Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A saída a campo foi realizada próximo ao colégio e na exposição fotográfica “Faces do Refúgio”, na UFRGS. A partir de pesquisa documental e bibliográfica, primeiramente foi analisado o contexto escolar, considerando a espacialidade e temporalidade, a proposta pedagógica da instituição e aspectos referentes à avaliação institucional e aos princípios de convivência, e também, o perfil dos alunos. Em seguida, foram analisados os procedimentos didático-pedagógicos relacionados à aula de campo e, por fim, foi feita a avaliação da experiência dessa prática de ensino através da minha percepção sobre a interação professor-aluno, com os lugares e as situações vivenciadas, e também, da percepção dos alunos, através da leitura das autoavaliações realizadas com eles. Como resposta à questão central deste trabalho, esta aula de campo promoveu a identificação dos alunos com os temas abordados, gerando a reflexão de que a articulação da teoria com as práticas e as vivências em campo podem tornar o processo ensino-aprendizagem mais efetivo e significativo.This paper aims to reflect on how the development of fieldwork, as a teaching practice of the urban space of Porto Alegre, promotes the identification of students with the topics covered, within the teaching internship held in the Third Year of High School State Paula Soares. The field trip was held near the school and at the photographic exhibition “Faces do Refúgio”, at UFRGS. From documentary and bibliographical research, the school context was first analyzed, considering the spatiality and temporality, the pedagogical proposal of the institution and aspects related to the institutional evaluation and the principles of coexistence, and also, the students' profile. After that, the didactic-pedagogical procedures related to the field class were analyzed and, finally, the evaluation of the experience of this teaching practice was made through my perception about the teacher-student interaction, with the places and situations lived, and also, from the students' perception, by reading the self-evaluations made with them. In response to the central question of this work, this field class promoted the identification of students with the topics addressed, generating the reflection that the articulation of theory with practices and field experiences can make the teaching-learning process more effective and meaningful.application/pdfporGeografia escolarEspaço urbanoTrabalho de campoGeografia urbanaPorto Alegre (RS)FieldworkUrban SpaceIdentificationA Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101244.pdf.txt001101244.pdf.txtExtracted Texttext/plain174243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199470/2/001101244.pdf.txtaf4ad544bee92be6436c472f976f989fMD52ORIGINAL001101244.pdfTexto completoapplication/pdf2334945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199470/1/001101244.pdf5edfc4eeb6a0f17069b8de2448d87e1cMD5110183/1994702019-09-20 03:48:29.675256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-20T06:48:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre
title A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre
spellingShingle A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre
Xavier, Fernando Weiss
Geografia escolar
Espaço urbano
Trabalho de campo
Geografia urbana
Porto Alegre (RS)
Fieldwork
Urban Space
Identification
title_short A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre
title_full A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre
title_fullStr A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre
title_full_unstemmed A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre
title_sort A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre
author Xavier, Fernando Weiss
author_facet Xavier, Fernando Weiss
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Fernando Weiss
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Strohaecker, Tania Marques
contributor_str_mv Strohaecker, Tania Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Espaço urbano
Trabalho de campo
Geografia urbana
Porto Alegre (RS)
topic Geografia escolar
Espaço urbano
Trabalho de campo
Geografia urbana
Porto Alegre (RS)
Fieldwork
Urban Space
Identification
dc.subject.eng.fl_str_mv Fieldwork
Urban Space
Identification
description Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como o desenvolvimento do trabalho de campo, enquanto prática de ensino do espaço urbano de Porto Alegre, promove a identificação dos alunos com os temas abordados, no âmbito do estágio docente realizado no Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A saída a campo foi realizada próximo ao colégio e na exposição fotográfica “Faces do Refúgio”, na UFRGS. A partir de pesquisa documental e bibliográfica, primeiramente foi analisado o contexto escolar, considerando a espacialidade e temporalidade, a proposta pedagógica da instituição e aspectos referentes à avaliação institucional e aos princípios de convivência, e também, o perfil dos alunos. Em seguida, foram analisados os procedimentos didático-pedagógicos relacionados à aula de campo e, por fim, foi feita a avaliação da experiência dessa prática de ensino através da minha percepção sobre a interação professor-aluno, com os lugares e as situações vivenciadas, e também, da percepção dos alunos, através da leitura das autoavaliações realizadas com eles. Como resposta à questão central deste trabalho, esta aula de campo promoveu a identificação dos alunos com os temas abordados, gerando a reflexão de que a articulação da teoria com as práticas e as vivências em campo podem tornar o processo ensino-aprendizagem mais efetivo e significativo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-19T03:45:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199470
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101244
url http://hdl.handle.net/10183/199470
identifier_str_mv 001101244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199470/2/001101244.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199470/1/001101244.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv af4ad544bee92be6436c472f976f989f
5edfc4eeb6a0f17069b8de2448d87e1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447249873797120