A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199470 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como o desenvolvimento do trabalho de campo, enquanto prática de ensino do espaço urbano de Porto Alegre, promove a identificação dos alunos com os temas abordados, no âmbito do estágio docente realizado no Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A saída a campo foi realizada próximo ao colégio e na exposição fotográfica “Faces do Refúgio”, na UFRGS. A partir de pesquisa documental e bibliográfica, primeiramente foi analisado o contexto escolar, considerando a espacialidade e temporalidade, a proposta pedagógica da instituição e aspectos referentes à avaliação institucional e aos princípios de convivência, e também, o perfil dos alunos. Em seguida, foram analisados os procedimentos didático-pedagógicos relacionados à aula de campo e, por fim, foi feita a avaliação da experiência dessa prática de ensino através da minha percepção sobre a interação professor-aluno, com os lugares e as situações vivenciadas, e também, da percepção dos alunos, através da leitura das autoavaliações realizadas com eles. Como resposta à questão central deste trabalho, esta aula de campo promoveu a identificação dos alunos com os temas abordados, gerando a reflexão de que a articulação da teoria com as práticas e as vivências em campo podem tornar o processo ensino-aprendizagem mais efetivo e significativo. |
id |
UFRGS-2_582ab9da185a2ea404e3c312ae727c4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199470 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Xavier, Fernando WeissStrohaecker, Tania Marques2019-09-19T03:45:01Z2019http://hdl.handle.net/10183/199470001101244Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como o desenvolvimento do trabalho de campo, enquanto prática de ensino do espaço urbano de Porto Alegre, promove a identificação dos alunos com os temas abordados, no âmbito do estágio docente realizado no Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A saída a campo foi realizada próximo ao colégio e na exposição fotográfica “Faces do Refúgio”, na UFRGS. A partir de pesquisa documental e bibliográfica, primeiramente foi analisado o contexto escolar, considerando a espacialidade e temporalidade, a proposta pedagógica da instituição e aspectos referentes à avaliação institucional e aos princípios de convivência, e também, o perfil dos alunos. Em seguida, foram analisados os procedimentos didático-pedagógicos relacionados à aula de campo e, por fim, foi feita a avaliação da experiência dessa prática de ensino através da minha percepção sobre a interação professor-aluno, com os lugares e as situações vivenciadas, e também, da percepção dos alunos, através da leitura das autoavaliações realizadas com eles. Como resposta à questão central deste trabalho, esta aula de campo promoveu a identificação dos alunos com os temas abordados, gerando a reflexão de que a articulação da teoria com as práticas e as vivências em campo podem tornar o processo ensino-aprendizagem mais efetivo e significativo.This paper aims to reflect on how the development of fieldwork, as a teaching practice of the urban space of Porto Alegre, promotes the identification of students with the topics covered, within the teaching internship held in the Third Year of High School State Paula Soares. The field trip was held near the school and at the photographic exhibition “Faces do Refúgio”, at UFRGS. From documentary and bibliographical research, the school context was first analyzed, considering the spatiality and temporality, the pedagogical proposal of the institution and aspects related to the institutional evaluation and the principles of coexistence, and also, the students' profile. After that, the didactic-pedagogical procedures related to the field class were analyzed and, finally, the evaluation of the experience of this teaching practice was made through my perception about the teacher-student interaction, with the places and situations lived, and also, from the students' perception, by reading the self-evaluations made with them. In response to the central question of this work, this field class promoted the identification of students with the topics addressed, generating the reflection that the articulation of theory with practices and field experiences can make the teaching-learning process more effective and meaningful.application/pdfporGeografia escolarEspaço urbanoTrabalho de campoGeografia urbanaPorto Alegre (RS)FieldworkUrban SpaceIdentificationA Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101244.pdf.txt001101244.pdf.txtExtracted Texttext/plain174243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199470/2/001101244.pdf.txtaf4ad544bee92be6436c472f976f989fMD52ORIGINAL001101244.pdfTexto completoapplication/pdf2334945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199470/1/001101244.pdf5edfc4eeb6a0f17069b8de2448d87e1cMD5110183/1994702019-09-20 03:48:29.675256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-20T06:48:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre |
title |
A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre |
spellingShingle |
A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre Xavier, Fernando Weiss Geografia escolar Espaço urbano Trabalho de campo Geografia urbana Porto Alegre (RS) Fieldwork Urban Space Identification |
title_short |
A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre |
title_full |
A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre |
title_fullStr |
A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre |
title_sort |
A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre |
author |
Xavier, Fernando Weiss |
author_facet |
Xavier, Fernando Weiss |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Fernando Weiss |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Strohaecker, Tania Marques |
contributor_str_mv |
Strohaecker, Tania Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia escolar Espaço urbano Trabalho de campo Geografia urbana Porto Alegre (RS) |
topic |
Geografia escolar Espaço urbano Trabalho de campo Geografia urbana Porto Alegre (RS) Fieldwork Urban Space Identification |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Fieldwork Urban Space Identification |
description |
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como o desenvolvimento do trabalho de campo, enquanto prática de ensino do espaço urbano de Porto Alegre, promove a identificação dos alunos com os temas abordados, no âmbito do estágio docente realizado no Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A saída a campo foi realizada próximo ao colégio e na exposição fotográfica “Faces do Refúgio”, na UFRGS. A partir de pesquisa documental e bibliográfica, primeiramente foi analisado o contexto escolar, considerando a espacialidade e temporalidade, a proposta pedagógica da instituição e aspectos referentes à avaliação institucional e aos princípios de convivência, e também, o perfil dos alunos. Em seguida, foram analisados os procedimentos didático-pedagógicos relacionados à aula de campo e, por fim, foi feita a avaliação da experiência dessa prática de ensino através da minha percepção sobre a interação professor-aluno, com os lugares e as situações vivenciadas, e também, da percepção dos alunos, através da leitura das autoavaliações realizadas com eles. Como resposta à questão central deste trabalho, esta aula de campo promoveu a identificação dos alunos com os temas abordados, gerando a reflexão de que a articulação da teoria com as práticas e as vivências em campo podem tornar o processo ensino-aprendizagem mais efetivo e significativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-19T03:45:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199470 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001101244 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199470 |
identifier_str_mv |
001101244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199470/2/001101244.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199470/1/001101244.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af4ad544bee92be6436c472f976f989f 5edfc4eeb6a0f17069b8de2448d87e1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447249873797120 |