A importância da relação aluno-professor na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cláudia Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115787
Resumo: O presente estudo busca refletir sobre a relação professor-aluno e como ela pode afetar a aprendizagem. Esta temática surgiu a partir das observações feitas durante o estágio obrigatório realizado em uma escola Municipal de Porto Alegre. Tem como objetivos: entender como ocorre a aprendizagem, compreender a relação professor-aluno e identificar as ações do professor que, dentro dessa relação, afetam a aprendizagem. Para isso, os autores que embasam este trabalho são Maturana (2009), Piaget (1972), Real (2007) e para embasar a estratégia de pesquisa utilizo Yin (2001) que trata sobre o estudo de caso. A metodologia utilizada foi a de anotações do Diário de Classe, observações realizadas durante o estágio e as memórias de acontecimentos marcantes desse período. Com isso, pude concluir que a relação professor-aluno precisa propiciar o reconhecimento do outro como legítimo outro para que ocorram aprendizagens amorosas. Além disso, o olhar do professor para o aluno necessita estar “limpo” de pré-conceitos e atento para explorar as potencialidades do mesmo.
id UFRGS-2_5856ba7f4e2f7b32aca263509e4d3910
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115787
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Cláudia LimaCorte Real, Luciane Magalhães2015-05-05T01:58:27Z2014http://hdl.handle.net/10183/115787000965061O presente estudo busca refletir sobre a relação professor-aluno e como ela pode afetar a aprendizagem. Esta temática surgiu a partir das observações feitas durante o estágio obrigatório realizado em uma escola Municipal de Porto Alegre. Tem como objetivos: entender como ocorre a aprendizagem, compreender a relação professor-aluno e identificar as ações do professor que, dentro dessa relação, afetam a aprendizagem. Para isso, os autores que embasam este trabalho são Maturana (2009), Piaget (1972), Real (2007) e para embasar a estratégia de pesquisa utilizo Yin (2001) que trata sobre o estudo de caso. A metodologia utilizada foi a de anotações do Diário de Classe, observações realizadas durante o estágio e as memórias de acontecimentos marcantes desse período. Com isso, pude concluir que a relação professor-aluno precisa propiciar o reconhecimento do outro como legítimo outro para que ocorram aprendizagens amorosas. Além disso, o olhar do professor para o aluno necessita estar “limpo” de pré-conceitos e atento para explorar as potencialidades do mesmo.application/pdfporAprendizagemEnsino fundamentalRelação professor-alunoA importância da relação aluno-professor na aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965061.pdf000965061.pdfTexto completoapplication/pdf340263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/1/000965061.pdfb2c374477241513b1d6ea34859f135dbMD51TEXT000965061.pdf.txt000965061.pdf.txtExtracted Texttext/plain51761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/2/000965061.pdf.txt810988860e94f11dc54e62556378e354MD52THUMBNAIL000965061.pdf.jpg000965061.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/3/000965061.pdf.jpgf00b5562ac07a224468bb1cd3479fe9fMD5310183/1157872018-10-22 07:42:41.415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115787Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:42:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
title A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
spellingShingle A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
Gomes, Cláudia Lima
Aprendizagem
Ensino fundamental
Relação professor-aluno
title_short A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
title_full A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
title_fullStr A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
title_full_unstemmed A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
title_sort A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
author Gomes, Cláudia Lima
author_facet Gomes, Cláudia Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cláudia Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
contributor_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino fundamental
Relação professor-aluno
topic Aprendizagem
Ensino fundamental
Relação professor-aluno
description O presente estudo busca refletir sobre a relação professor-aluno e como ela pode afetar a aprendizagem. Esta temática surgiu a partir das observações feitas durante o estágio obrigatório realizado em uma escola Municipal de Porto Alegre. Tem como objetivos: entender como ocorre a aprendizagem, compreender a relação professor-aluno e identificar as ações do professor que, dentro dessa relação, afetam a aprendizagem. Para isso, os autores que embasam este trabalho são Maturana (2009), Piaget (1972), Real (2007) e para embasar a estratégia de pesquisa utilizo Yin (2001) que trata sobre o estudo de caso. A metodologia utilizada foi a de anotações do Diário de Classe, observações realizadas durante o estágio e as memórias de acontecimentos marcantes desse período. Com isso, pude concluir que a relação professor-aluno precisa propiciar o reconhecimento do outro como legítimo outro para que ocorram aprendizagens amorosas. Além disso, o olhar do professor para o aluno necessita estar “limpo” de pré-conceitos e atento para explorar as potencialidades do mesmo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115787
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000965061
url http://hdl.handle.net/10183/115787
identifier_str_mv 000965061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/1/000965061.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/2/000965061.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/3/000965061.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b2c374477241513b1d6ea34859f135db
810988860e94f11dc54e62556378e354
f00b5562ac07a224468bb1cd3479fe9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483938238464