A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115787 |
Resumo: | O presente estudo busca refletir sobre a relação professor-aluno e como ela pode afetar a aprendizagem. Esta temática surgiu a partir das observações feitas durante o estágio obrigatório realizado em uma escola Municipal de Porto Alegre. Tem como objetivos: entender como ocorre a aprendizagem, compreender a relação professor-aluno e identificar as ações do professor que, dentro dessa relação, afetam a aprendizagem. Para isso, os autores que embasam este trabalho são Maturana (2009), Piaget (1972), Real (2007) e para embasar a estratégia de pesquisa utilizo Yin (2001) que trata sobre o estudo de caso. A metodologia utilizada foi a de anotações do Diário de Classe, observações realizadas durante o estágio e as memórias de acontecimentos marcantes desse período. Com isso, pude concluir que a relação professor-aluno precisa propiciar o reconhecimento do outro como legítimo outro para que ocorram aprendizagens amorosas. Além disso, o olhar do professor para o aluno necessita estar “limpo” de pré-conceitos e atento para explorar as potencialidades do mesmo. |
id |
UFRGS-2_5856ba7f4e2f7b32aca263509e4d3910 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115787 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Cláudia LimaCorte Real, Luciane Magalhães2015-05-05T01:58:27Z2014http://hdl.handle.net/10183/115787000965061O presente estudo busca refletir sobre a relação professor-aluno e como ela pode afetar a aprendizagem. Esta temática surgiu a partir das observações feitas durante o estágio obrigatório realizado em uma escola Municipal de Porto Alegre. Tem como objetivos: entender como ocorre a aprendizagem, compreender a relação professor-aluno e identificar as ações do professor que, dentro dessa relação, afetam a aprendizagem. Para isso, os autores que embasam este trabalho são Maturana (2009), Piaget (1972), Real (2007) e para embasar a estratégia de pesquisa utilizo Yin (2001) que trata sobre o estudo de caso. A metodologia utilizada foi a de anotações do Diário de Classe, observações realizadas durante o estágio e as memórias de acontecimentos marcantes desse período. Com isso, pude concluir que a relação professor-aluno precisa propiciar o reconhecimento do outro como legítimo outro para que ocorram aprendizagens amorosas. Além disso, o olhar do professor para o aluno necessita estar “limpo” de pré-conceitos e atento para explorar as potencialidades do mesmo.application/pdfporAprendizagemEnsino fundamentalRelação professor-alunoA importância da relação aluno-professor na aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965061.pdf000965061.pdfTexto completoapplication/pdf340263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/1/000965061.pdfb2c374477241513b1d6ea34859f135dbMD51TEXT000965061.pdf.txt000965061.pdf.txtExtracted Texttext/plain51761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/2/000965061.pdf.txt810988860e94f11dc54e62556378e354MD52THUMBNAIL000965061.pdf.jpg000965061.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/3/000965061.pdf.jpgf00b5562ac07a224468bb1cd3479fe9fMD5310183/1157872018-10-22 07:42:41.415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115787Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T10:42:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da relação aluno-professor na aprendizagem |
title |
A importância da relação aluno-professor na aprendizagem |
spellingShingle |
A importância da relação aluno-professor na aprendizagem Gomes, Cláudia Lima Aprendizagem Ensino fundamental Relação professor-aluno |
title_short |
A importância da relação aluno-professor na aprendizagem |
title_full |
A importância da relação aluno-professor na aprendizagem |
title_fullStr |
A importância da relação aluno-professor na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A importância da relação aluno-professor na aprendizagem |
title_sort |
A importância da relação aluno-professor na aprendizagem |
author |
Gomes, Cláudia Lima |
author_facet |
Gomes, Cláudia Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Cláudia Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
contributor_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino fundamental Relação professor-aluno |
topic |
Aprendizagem Ensino fundamental Relação professor-aluno |
description |
O presente estudo busca refletir sobre a relação professor-aluno e como ela pode afetar a aprendizagem. Esta temática surgiu a partir das observações feitas durante o estágio obrigatório realizado em uma escola Municipal de Porto Alegre. Tem como objetivos: entender como ocorre a aprendizagem, compreender a relação professor-aluno e identificar as ações do professor que, dentro dessa relação, afetam a aprendizagem. Para isso, os autores que embasam este trabalho são Maturana (2009), Piaget (1972), Real (2007) e para embasar a estratégia de pesquisa utilizo Yin (2001) que trata sobre o estudo de caso. A metodologia utilizada foi a de anotações do Diário de Classe, observações realizadas durante o estágio e as memórias de acontecimentos marcantes desse período. Com isso, pude concluir que a relação professor-aluno precisa propiciar o reconhecimento do outro como legítimo outro para que ocorram aprendizagens amorosas. Além disso, o olhar do professor para o aluno necessita estar “limpo” de pré-conceitos e atento para explorar as potencialidades do mesmo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T01:58:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115787 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000965061 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115787 |
identifier_str_mv |
000965061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/1/000965061.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/2/000965061.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115787/3/000965061.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2c374477241513b1d6ea34859f135db 810988860e94f11dc54e62556378e354 f00b5562ac07a224468bb1cd3479fe9f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724579562389504 |