Os canais de distribuição on-line de alimentos orgânicos na região metropolitana em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Adriano Diego
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Klein, Caroline Rippe de Mello, Schultz, Glauco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254202
Resumo: Esse artigo foi desenvolvido através da coleta preliminar, desenvolvimento e transposição de dados pesquisados em relação aos agentes econômicos que comercializam produtos hortícolas orgânicos na região metropolitana de Porto Alegre (RS) através das mídias digitais, tais como sites, marketplaces, redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea. Para fins de construção de uma base de dados inicial, é analisado a formação e processo de funcionamento desse mercado, em contraste com os últimos movimentos e expressões que suscitam uma maneira diferenciada de encarar o alimento e estilo de vida. Entendendo assim, que a atuação desses agentes se mescla na diegese dos mercados de comercialização de orgânicos de uma maneira única situada em seu tempo, levando em conta a crise social do presente que se apresenta no século XXI. Pois é através das novas tecnologias, o acesso e a globalização, é preciso se reinventar e readaptar às novas conjunturas sociais e econômicas que se apresentam. Para tanto, a fim de elucidar essas análises dessa tipologia de e-commerce e sua relação na comercialização de orgânicos, se recorre a uma análise pensando numa perspectiva das cadeias de distribuição como norteador metodológico para avaliar de que maneira esse comércio opera. Dessa forma, se concluiu que alguns aspectos são relevantes para a manutenção e bom funcionamento desse tipo de comércio, tais como: Produto local e fresco, respeito a sazonalidade, ser direto do produtor, fair trade e o preço justo, presença de cooperativas/associações e venda de alimentos orgânicos e saudáveis.
id UFRGS-2_587ec78e3fa882a0384b7cdc4c3d7e38
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254202
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Klein, Adriano DiegoKlein, Caroline Rippe de MelloSchultz, Glauco2023-02-07T05:01:51Z20221414-0268http://hdl.handle.net/10183/254202001158533Esse artigo foi desenvolvido através da coleta preliminar, desenvolvimento e transposição de dados pesquisados em relação aos agentes econômicos que comercializam produtos hortícolas orgânicos na região metropolitana de Porto Alegre (RS) através das mídias digitais, tais como sites, marketplaces, redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea. Para fins de construção de uma base de dados inicial, é analisado a formação e processo de funcionamento desse mercado, em contraste com os últimos movimentos e expressões que suscitam uma maneira diferenciada de encarar o alimento e estilo de vida. Entendendo assim, que a atuação desses agentes se mescla na diegese dos mercados de comercialização de orgânicos de uma maneira única situada em seu tempo, levando em conta a crise social do presente que se apresenta no século XXI. Pois é através das novas tecnologias, o acesso e a globalização, é preciso se reinventar e readaptar às novas conjunturas sociais e econômicas que se apresentam. Para tanto, a fim de elucidar essas análises dessa tipologia de e-commerce e sua relação na comercialização de orgânicos, se recorre a uma análise pensando numa perspectiva das cadeias de distribuição como norteador metodológico para avaliar de que maneira esse comércio opera. Dessa forma, se concluiu que alguns aspectos são relevantes para a manutenção e bom funcionamento desse tipo de comércio, tais como: Produto local e fresco, respeito a sazonalidade, ser direto do produtor, fair trade e o preço justo, presença de cooperativas/associações e venda de alimentos orgânicos e saudáveis.This article was developed thinking about to mounting a preliminary database, development, and transposition of researched data in relation to the economic agents that commercialize organic vegetables in the metropolitan region of Porto Alegre (RS) through digital media, such as websites, marketplaces, social networks and instant messaging applications. For the purposes of building an initial database, the formation and functioning process of this market will be analyzed, in contrast to the latest movements and expressions that give rises to a new way of looking at food and lifestyle. Understanding thus, that the performance of these agents is mixed in the diegesis of the organic commercialization markets in a unique way of expression situated in its time yourself, considering the social crisis of the present that presents itself in the 21st century. Because it is through all those new technologies, access, and globalization, it is necessary to reinvent and readjust to the new social and economic conjunctures that present themselves. Therefore, to elucidate these analyzes of this type of e-commerce and its relationship in the marketing of organic products, we resorted to an analysis thinking in a perspective of the distribution chains as a methodological guide to evaluate the way in which this trade operates. So, we concluded some relevant aspects to maintain and good work of this kind of business as: Local and fresh products, seasonality, products direct from the producer, fair trade and price, presence of cooperatives and associations and selling health and organic food.Este artículo se desarrolló por una recopilación preliminar, desarrollo y transposición de datos investigados en relación a los agentes económicos que comercializan vegetales orgánicos en la región metropolitana de Porto Alegre (RS) por los medios digitales, como sitios web, marketplaces, redes sociales y aplicaciones instantáneas. mensaje. Con el propósito de construir una base de datos inicial, se analiza el proceso de formación y operación de este mercado, en contraste con los últimos movimientos y expresiones que plantean una forma diferente de ver la alimentación y el estilo de vida. Com esso, entendiendo que la actuación de estos agentes se mezcla en la diégesis de los mercados de marketing orgánico de una manera única ubicada en su época, teniendo en cuenta la crisis social del presente que se presenta en el siglo XXI. Porque es por las nuevas tecnologías, el acceso y la globalización, es necesario reinventar y readaptar a las nuevas situaciones sociales y económicas que se presentan. Por ello, para dilucidar estos análisis de esta tipología de comercio electrónico y su relación con la comercialización de productos orgánicos, se recurre a un análisis a considerar la perspectiva de las cadenas de distribución como guía metodológica para evaluar cómo opera este comercio. Así, se concluyó que algunos aspectos son relevantes para el mantenimiento y buen funcionamiento de este tipo de comercio, tales como: Producto local y fresco, respeto a la estacionalidad, ser directo del productor, comercio justo y precio justo, presencia de cooperativas / asociaciones y venta de alimentos orgánicos y saludables.application/pdfporGrifos, Chapecó, SC. Vol. 31, n. 57 (2022), p. 1-22AlimentosComércio eletrônicoVendasPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)Os canais de distribuição on-line de alimentos orgânicos na região metropolitana em Porto AlegreThe on-line distribuition chains of organic food on Porto Alegre and metropolitan region Canales de distribución online de alimentos orgánicos en la región metropolitana de Porto Alegre info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158533.pdf.txt001158533.pdf.txtExtracted Texttext/plain68082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254202/2/001158533.pdf.txt5ecb0429bb1c9b905a4b05ad8d69fe48MD52ORIGINAL001158533.pdfTexto completoapplication/pdf530957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254202/1/001158533.pdf40193eb800444eaf8c3326dde79fd30dMD5110183/2542022023-02-08 06:01:59.946093oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:01:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os canais de distribuição on-line de alimentos orgânicos na região metropolitana em Porto Alegre
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The on-line distribuition chains of organic food on Porto Alegre and metropolitan region
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Canales de distribución online de alimentos orgánicos en la región metropolitana de Porto Alegre
title Os canais de distribuição on-line de alimentos orgânicos na região metropolitana em Porto Alegre
spellingShingle Os canais de distribuição on-line de alimentos orgânicos na região metropolitana em Porto Alegre
Klein, Adriano Diego
Alimentos
Comércio eletrônico
Vendas
Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS)
title_short Os canais de distribuição on-line de alimentos orgânicos na região metropolitana em Porto Alegre
title_full Os canais de distribuição on-line de alimentos orgânicos na região metropolitana em Porto Alegre
title_fullStr Os canais de distribuição on-line de alimentos orgânicos na região metropolitana em Porto Alegre
title_full_unstemmed Os canais de distribuição on-line de alimentos orgânicos na região metropolitana em Porto Alegre
title_sort Os canais de distribuição on-line de alimentos orgânicos na região metropolitana em Porto Alegre
author Klein, Adriano Diego
author_facet Klein, Adriano Diego
Klein, Caroline Rippe de Mello
Schultz, Glauco
author_role author
author2 Klein, Caroline Rippe de Mello
Schultz, Glauco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Adriano Diego
Klein, Caroline Rippe de Mello
Schultz, Glauco
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentos
Comércio eletrônico
Vendas
Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS)
topic Alimentos
Comércio eletrônico
Vendas
Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS)
description Esse artigo foi desenvolvido através da coleta preliminar, desenvolvimento e transposição de dados pesquisados em relação aos agentes econômicos que comercializam produtos hortícolas orgânicos na região metropolitana de Porto Alegre (RS) através das mídias digitais, tais como sites, marketplaces, redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea. Para fins de construção de uma base de dados inicial, é analisado a formação e processo de funcionamento desse mercado, em contraste com os últimos movimentos e expressões que suscitam uma maneira diferenciada de encarar o alimento e estilo de vida. Entendendo assim, que a atuação desses agentes se mescla na diegese dos mercados de comercialização de orgânicos de uma maneira única situada em seu tempo, levando em conta a crise social do presente que se apresenta no século XXI. Pois é através das novas tecnologias, o acesso e a globalização, é preciso se reinventar e readaptar às novas conjunturas sociais e econômicas que se apresentam. Para tanto, a fim de elucidar essas análises dessa tipologia de e-commerce e sua relação na comercialização de orgânicos, se recorre a uma análise pensando numa perspectiva das cadeias de distribuição como norteador metodológico para avaliar de que maneira esse comércio opera. Dessa forma, se concluiu que alguns aspectos são relevantes para a manutenção e bom funcionamento desse tipo de comércio, tais como: Produto local e fresco, respeito a sazonalidade, ser direto do produtor, fair trade e o preço justo, presença de cooperativas/associações e venda de alimentos orgânicos e saudáveis.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-07T05:01:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254202
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-0268
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001158533
identifier_str_mv 1414-0268
001158533
url http://hdl.handle.net/10183/254202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Grifos, Chapecó, SC. Vol. 31, n. 57 (2022), p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254202/2/001158533.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254202/1/001158533.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ecb0429bb1c9b905a4b05ad8d69fe48
40193eb800444eaf8c3326dde79fd30d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447818057285632