Economia criativa e inovação : pequenas empresas em Porto Alegre
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159800 |
Resumo: | O artigo empenha-se em indagar: Como ocorre o processo de crescimento de “pequenas empresas criativas”? A proposta é analisar as estratégias produtivas e tecnológicas deste tipo de empresa e suas implicações nas chances de geração de inovações econômicas. Com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores de 15 pequenas empresas ligadas a setores da economia criativa na cidade de Porto Alegre, podem-se delinear dois tipos de trajetórias no processo de crescimento: a criação de inovações incrementais e a imitação de inovações. Os empreendedores criativos parecem constituir seus negócios desde a identificação de novos espaços de mercado para produtos criativos, na cidade, no país e mesmo no exterior. |
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Garcia, Sandro Ruduit2017-06-20T02:34:02Z20161983-3717http://hdl.handle.net/10183/159800001024264O artigo empenha-se em indagar: Como ocorre o processo de crescimento de “pequenas empresas criativas”? A proposta é analisar as estratégias produtivas e tecnológicas deste tipo de empresa e suas implicações nas chances de geração de inovações econômicas. Com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores de 15 pequenas empresas ligadas a setores da economia criativa na cidade de Porto Alegre, podem-se delinear dois tipos de trajetórias no processo de crescimento: a criação de inovações incrementais e a imitação de inovações. Os empreendedores criativos parecem constituir seus negócios desde a identificação de novos espaços de mercado para produtos criativos, na cidade, no país e mesmo no exterior.The article asks: As the growth process of “small creative businesses”? The proposal is to analyze the productive and technological strategies of the enterprises and its implications on the chances of generating economic innovation. Based on semi-structured interviews with managers of 15 small companies linked to sectors of the creative economy in the city of Porto Alegre, one can outline two types of trajectories in the growth process: the creation of incremental innovation and imitation innovation. Creative entrepreneurs seem to be their business from identifying new market spaces for creative products in the city, in the country or in the external.application/pdfporPolíticas culturais em revista. Salvador, BA. Vol. 9, n. 2 (jun./dez. 2016), p. 416-436Economia criativaPequena empresaInovaçãoSociologiaPorto Alegre (RS) : Aspectos sociaisCreative economySmall companieInnovationEconomia criativa e inovação : pequenas empresas em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024264.pdf001024264.pdfTexto completoapplication/pdf667032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159800/1/001024264.pdf48a4fd4640be135282801bb24e6f4a7dMD51TEXT001024264.pdf.txt001024264.pdf.txtExtracted Texttext/plain42726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159800/2/001024264.pdf.txt0598564c7082790e519badb6d1a42405MD5210183/1598002023-10-11 03:37:55.927586oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159800Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-11T06:37:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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