A publicidade oculta dirigida ao público infanto-juvenil : o caso dos youtubers mirins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178965 |
Resumo: | O presente trabalho busca examinar a publicidade oculta direcionada à criança, por meio da internet, tendo como premissa a hipervulnerabilidade dos infantes em relação às mensagens publicitárias. Através de uma análise interdisciplinar, busca-se compreender o fenômeno da publicidade, sua conceituação jurídica e os princípios a ela aplicáveis, bem como analisar a publicidade oculta, que não atende ao princípio da identificação. Esta análise será feita em relação à utilização das novas mídias, como a internet, buscando-se compreender como a publicidade camuflada é veiculada por meio da rede. Em seguida, será analisada a hipervulnerabilidade do consumidor criança, bem como o direcionamento da publicidade oculta a ele. Por fim será abordada a questão da publicidade oculta por meio da internet, direcionada especificamente ao infante, buscando-se responder se os vídeos feitos pelos youtubers mirins podem configurar publicidade camuflada. |
id |
UFRGS-2_591a761047a3e58f0e4046ffdb596301 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178965 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sperb, Betina Kirsch MattesMarques, Cláudia LimaD'Aquino, Lúcia Souza2018-05-31T02:28:14Z2017http://hdl.handle.net/10183/178965001068222O presente trabalho busca examinar a publicidade oculta direcionada à criança, por meio da internet, tendo como premissa a hipervulnerabilidade dos infantes em relação às mensagens publicitárias. Através de uma análise interdisciplinar, busca-se compreender o fenômeno da publicidade, sua conceituação jurídica e os princípios a ela aplicáveis, bem como analisar a publicidade oculta, que não atende ao princípio da identificação. Esta análise será feita em relação à utilização das novas mídias, como a internet, buscando-se compreender como a publicidade camuflada é veiculada por meio da rede. Em seguida, será analisada a hipervulnerabilidade do consumidor criança, bem como o direcionamento da publicidade oculta a ele. Por fim será abordada a questão da publicidade oculta por meio da internet, direcionada especificamente ao infante, buscando-se responder se os vídeos feitos pelos youtubers mirins podem configurar publicidade camuflada.The present work aims examine the hidden advertising directed to children, through the internet, using the hypervulnerability of children towards advertising as a premise. Through an interdisciplinary analysis, the work aims to understand the phenomenon of advertising, it’s legal conceptualization and the principles applied to it, as well as analyze the hidden advertising, that does not comply with the principle of identification. This analysis will be made regarding the use of new media, like the internet, searching to comprehend how this hidden advertising is broadcasted through this network. Afterwards, the hypervulnerability of the children consumers will be analyzed, as well as the targeting of the hidden advertising towards them. Lastly, the work will examine the camouflaged advertising made through the internet, directed specifically to children, hoping to answer if the videos made by infant youtubers could configure hidden advertising.application/pdfporPublicidade : CriançaVulnerabilidadePublicidade onlineHidden advertisingAdvertising to childrenAdvertising on the internetHypervulnerabilityA publicidade oculta dirigida ao público infanto-juvenil : o caso dos youtubers mirinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de DireitoPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de especialização em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068222.pdf001068222.pdfTexto completoapplication/pdf618936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178965/1/001068222.pdf827a3ff2684079feebb98911007b037bMD51TEXT001068222.pdf.txt001068222.pdf.txtExtracted Texttext/plain179982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178965/2/001068222.pdf.txt722d6610aea8caa25ba90c87da72ff01MD5210183/1789652018-06-04 02:26:42.425519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178965Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-04T05:26:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A publicidade oculta dirigida ao público infanto-juvenil : o caso dos youtubers mirins |
title |
A publicidade oculta dirigida ao público infanto-juvenil : o caso dos youtubers mirins |
spellingShingle |
A publicidade oculta dirigida ao público infanto-juvenil : o caso dos youtubers mirins Sperb, Betina Kirsch Mattes Publicidade : Criança Vulnerabilidade Publicidade online Hidden advertising Advertising to children Advertising on the internet Hypervulnerability |
title_short |
A publicidade oculta dirigida ao público infanto-juvenil : o caso dos youtubers mirins |
title_full |
A publicidade oculta dirigida ao público infanto-juvenil : o caso dos youtubers mirins |
title_fullStr |
A publicidade oculta dirigida ao público infanto-juvenil : o caso dos youtubers mirins |
title_full_unstemmed |
A publicidade oculta dirigida ao público infanto-juvenil : o caso dos youtubers mirins |
title_sort |
A publicidade oculta dirigida ao público infanto-juvenil : o caso dos youtubers mirins |
author |
Sperb, Betina Kirsch Mattes |
author_facet |
Sperb, Betina Kirsch Mattes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sperb, Betina Kirsch Mattes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Cláudia Lima |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
D'Aquino, Lúcia Souza |
contributor_str_mv |
Marques, Cláudia Lima D'Aquino, Lúcia Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade : Criança Vulnerabilidade Publicidade online |
topic |
Publicidade : Criança Vulnerabilidade Publicidade online Hidden advertising Advertising to children Advertising on the internet Hypervulnerability |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hidden advertising Advertising to children Advertising on the internet Hypervulnerability |
description |
O presente trabalho busca examinar a publicidade oculta direcionada à criança, por meio da internet, tendo como premissa a hipervulnerabilidade dos infantes em relação às mensagens publicitárias. Através de uma análise interdisciplinar, busca-se compreender o fenômeno da publicidade, sua conceituação jurídica e os princípios a ela aplicáveis, bem como analisar a publicidade oculta, que não atende ao princípio da identificação. Esta análise será feita em relação à utilização das novas mídias, como a internet, buscando-se compreender como a publicidade camuflada é veiculada por meio da rede. Em seguida, será analisada a hipervulnerabilidade do consumidor criança, bem como o direcionamento da publicidade oculta a ele. Por fim será abordada a questão da publicidade oculta por meio da internet, direcionada especificamente ao infante, buscando-se responder se os vídeos feitos pelos youtubers mirins podem configurar publicidade camuflada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-31T02:28:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/178965 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068222 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/178965 |
identifier_str_mv |
001068222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178965/1/001068222.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178965/2/001068222.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
827a3ff2684079feebb98911007b037b 722d6610aea8caa25ba90c87da72ff01 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224551558807552 |