Natureza privada : metáforas da Pintura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234977 |
Resumo: | Natureza Privada: Metáforas da Pintura trata-se de uma investigação em pintura como trabalho final de conclusão de curso. A presente monografia discorre tanto sobre meu processo prático em pintura como busca fazer uma análise apoiada na teoria e história da arte. Este conjunto de pinturas tem como tema a janela, especificamente uma janela voltada para a área interna da casa. A temática da janela, do espaço interno, privado e íntimo são abordadas ao longo do texto. Nessa pesquisa os trabalhos de Adriana Varejão, Ana Elisa Egreja, Gerhard Richter e Marilice Corona serão discutidos e usados como referência, junto com a contextualização de aspectos de história da arte com pensamentos de Victor Stoichita, Hans Belting e Rosalind Krauss. Através dessas ferramentas, identifico aspectos frequentes e relevantes no meu trabalho, como: a sensação de intimidade, o tipo de espaço representado e a conversa com os mecanismos da própria linguagem da pintura através da metapintura. O trabalho busca demonstrar como a metáfora da janela pode evocar muitos sentidos, apresentando-se como um convite para o olhar. Natureza Privada é um conjunto de pinturas que discute o olhar para dentro: esse “dentro”, como metáfora pode se referir ao fazer da pintura, a vida privada, bem como pode ser referência a vontade do homem atual de maior conhecimento da sua psicologia e emotividade por meio da representação aspectos autobiográficos. |
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Marques, Gustavo WalbrohelCorona, Marilice Villeroy2022-02-10T04:36:24Z2021http://hdl.handle.net/10183/234977001136970Natureza Privada: Metáforas da Pintura trata-se de uma investigação em pintura como trabalho final de conclusão de curso. A presente monografia discorre tanto sobre meu processo prático em pintura como busca fazer uma análise apoiada na teoria e história da arte. Este conjunto de pinturas tem como tema a janela, especificamente uma janela voltada para a área interna da casa. A temática da janela, do espaço interno, privado e íntimo são abordadas ao longo do texto. Nessa pesquisa os trabalhos de Adriana Varejão, Ana Elisa Egreja, Gerhard Richter e Marilice Corona serão discutidos e usados como referência, junto com a contextualização de aspectos de história da arte com pensamentos de Victor Stoichita, Hans Belting e Rosalind Krauss. Através dessas ferramentas, identifico aspectos frequentes e relevantes no meu trabalho, como: a sensação de intimidade, o tipo de espaço representado e a conversa com os mecanismos da própria linguagem da pintura através da metapintura. O trabalho busca demonstrar como a metáfora da janela pode evocar muitos sentidos, apresentando-se como um convite para o olhar. Natureza Privada é um conjunto de pinturas que discute o olhar para dentro: esse “dentro”, como metáfora pode se referir ao fazer da pintura, a vida privada, bem como pode ser referência a vontade do homem atual de maior conhecimento da sua psicologia e emotividade por meio da representação aspectos autobiográficos.Private Nature: Metaphors of Painting is an investigation into painting as a final course work. This monograph discusses both my practical process in painting and seeks to make an analysis based on the theory and history of art. This set of paintings is themed around the window, specifically a window facing the interior of the house. The themes of the window, the internal, private and intimate space are discussed throughout the text. In this research the works of Adriana Varejão, Ana Elisa Egreja, Gerhard Richter and Marilice Corona will be discussed and used as a reference, along with the contextualization of aspects of art history with thoughts of Victor Stoichita, Hans Belting and Rosaling Krauss. Through these tools, I identify frequent and relevant aspects in my work, such as: the feeling of intimacy, the type of space represented and the conversation with mechanisms of the language of painting itself through metalanguage. The work seeks to demonstrate how the metaphor of the window can evoke many meanings, presenting itself as an invitation to look. Private Nature is a set of paintings that discusses looking inside: this “inside”, as a metaphor can refer to the painting’s private life, as well as it can be a reference to the will of today’s man for greater knowledge of his psychology and emotionality through the representation of autobiographical aspects.application/pdfporPinturaRepresentaçãoArtes visuaisPaintingRepresentationWindowMetalanguageNatureza privada : metáforas da Pinturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136970.pdf.txt001136970.pdf.txtExtracted Texttext/plain77008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234977/2/001136970.pdf.txt08c7672599e007e59174c51975a7c825MD52ORIGINAL001136970.pdfTexto completoapplication/pdf4500409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234977/1/001136970.pdfa4deb35121ab7f92ea31eecaec2c24d2MD5110183/2349772023-05-04 04:03:10.84783oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-04T07:03:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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