O ocaso da indústria brasileira de automóveis : da instrução 113 da SUMOC à desnacionaliação da FNM em 1968

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Alexandre Bica
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182261
Resumo: Esse trabalho almeja explicar a desnacionalização da Fábrica Nacional de Motores (FNM) a partir da análise sobre a estrutura econômica na qual se deu o desmantelamento da indústria automobilística brasileira. O marco inicial desse processo é dado pela Instrução 113 da SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito), instituída em 17 de janeiro de 1955, na medida que essa regulamentação autoriza a importação de máquinas e equipamentos, em forma de investimento direto estrangeiro, sem cobertura cambial para o Brasil. A partir dessa lei, pautado pelo capital estrangeiro, o setor automobilístico ganha um grande impulso no país causando uma enorme concorrência aos veículos da FNM. A Instrução 113 é fruto da histórica situação de dependência da economia brasileira em relação aos países centrais do capitalismo. Tal submissão fez parte de um modelo de desenvolvimento industrial desequilibrado.
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