Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil : reflexões e agenda de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Bibiana Volkmer
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Camila Scherdien da, Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204108
Resumo: Diante do contexto de aumento do número de matrículas no Ensino Superior brasileiro e do discurso organizacional de falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho brasileiro, cresce a importância de estudos acerca de inserção profissional no país. Contudo, grande parte dos já existentes se refere a pesquisas empíricas, sem contemplar particularidades como as especificidades socioeconômicas e a recente expansão do Ensino Superior. Assim, este artigo discute o processo de inserção profissional integrando-o aos conceitos de mobilidade e classe social, à luz das teorias de Pierre Bourdieu e Jessé Souza. A partir disso, propõe-se que a inserção profissional seja analisada como um momento que pode aumentar as chances de mobilidade social, levando-se em conta as singularidades históricas e sociais do Brasil nessa construção. Tal entendimento pode contribuir para o desenvolvimento de uma teoria acerca da inserção profissional no país, ao evidenciar a existência de outros elementos, para além da formação, que podem interferir nesse processo, rebatendo o discurso da meritocracia individual no acesso dos jovens ao mercado de trabalho.
id UFRGS-2_59b0bae30fea79e5d52bc163be92e291
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204108
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Bibiana VolkmerSilva, Camila Scherdien daRocha-de-Oliveira, Sidinei2020-01-14T04:15:21Z20191679-3951http://hdl.handle.net/10183/204108001109020Diante do contexto de aumento do número de matrículas no Ensino Superior brasileiro e do discurso organizacional de falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho brasileiro, cresce a importância de estudos acerca de inserção profissional no país. Contudo, grande parte dos já existentes se refere a pesquisas empíricas, sem contemplar particularidades como as especificidades socioeconômicas e a recente expansão do Ensino Superior. Assim, este artigo discute o processo de inserção profissional integrando-o aos conceitos de mobilidade e classe social, à luz das teorias de Pierre Bourdieu e Jessé Souza. A partir disso, propõe-se que a inserção profissional seja analisada como um momento que pode aumentar as chances de mobilidade social, levando-se em conta as singularidades históricas e sociais do Brasil nessa construção. Tal entendimento pode contribuir para o desenvolvimento de uma teoria acerca da inserção profissional no país, ao evidenciar a existência de outros elementos, para além da formação, que podem interferir nesse processo, rebatendo o discurso da meritocracia individual no acesso dos jovens ao mercado de trabalho.There is a growing demand for studies on the transition from school to work in Brazil. This comes at a time that there is an increase in enrollment for higher education and when there is a lack of skilled labor force in the country. However, many of the existing studies refer to empirical research, without considering some particularities of this transition process, such as socioeconomic specificities and the recent increase in access to higher education in Brazil. This article aims to discuss the concept of transition from school to work, integrated with other concepts such as social mobility and social class, based on Pierre Bourdieu’s and Jessé Souza’s theories. It is proposed that the transition from school to work starts to be seen as an important period for social mobility, taking into account the Brazilian historical and social singularities in its theoretical construction. Such understanding may contribute to the development of a Brazilian school-to-work transition theory, since it contains other elements besides qualification that interfere in this process, countering the discourse of individual meritocracy for entering the labor market.Ante el contexto de aumento del número de matrículas en la educación superior brasileña, al tiempo que se destaca la falta de mano de obra calificada, crece la importancia de los estudios sobre la inserción profesional en el país. Sin embargo, gran parte de los existentes se refiere a investigaciones empíricas, sin considerar las peculiaridades de este proceso, tales como las especificidades socioeconómicas y la reciente expansión de la educación superior. Así, este artículo se propone discutir el proceso de inserción profesional integrándolo a los conceptos de movilidad y clase social, a luz de teorías de Pierre Bourdieu y Jessé Souza. Se sugiere que la inserción profesional sea vista como un período importante para la movilidad social y que tenga en cuenta las singularidades históricas y sociales de Brasil en esa construcción. Tal entendimiento puede contribuir al desarrollo de una teoría sobre la integración profesional en el país, a partir del momento en que evidencia la existencia de otros elementos, más allá de la formación, que pueden interferir en ese proceso, rebatiendo el discurso de la meritocracia individual en el acceso de los jóvenes el mercado de trabajo.application/pdfporCadernos EBAPE.BR. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 3 (jul./set. 2019), p. 567-579Mercado de trabalhoClasse socialJovensInserção profissionalLabor marketTransition school-to-workSocial classSocial mobilityYoung peopleMercado laboralInserción profesionalClase socialMovilidad socialJóvenesEstrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil : reflexões e agenda de pesquisaEstructura de clases y movilidad social en el proceso de inserción profesional de jóvenes en Brasil : reflexiones y agenda de investigaciónClass stratification and social mobility in the transition from school to work of Brazilian youths : reflections and research agendainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109020.pdf.txt001109020.pdf.txtExtracted Texttext/plain63737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204108/3/001109020.pdf.txtecfdcea9f9ac036cb5609b83189c8586MD53001109020-02.pdf.txt001109020-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain61536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204108/4/001109020-02.pdf.txte9561bda48a01517dab6bb2de6448130MD54ORIGINAL001109020.pdfTexto completoapplication/pdf420565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204108/1/001109020.pdf9f243333486ca4208115ebe53efd27b3MD51001109020-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf438903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204108/2/001109020-02.pdf8104840bb88b6b1aabba1d8327bcebeaMD5210183/2041082020-01-15 05:14:54.996035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204108Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-15T07:14:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil : reflexões e agenda de pesquisa
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estructura de clases y movilidad social en el proceso de inserción profesional de jóvenes en Brasil : reflexiones y agenda de investigación
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Class stratification and social mobility in the transition from school to work of Brazilian youths : reflections and research agenda
title Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil : reflexões e agenda de pesquisa
spellingShingle Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil : reflexões e agenda de pesquisa
Martins, Bibiana Volkmer
Mercado de trabalho
Classe social
Jovens
Inserção profissional
Labor market
Transition school-to-work
Social class
Social mobility
Young people
Mercado laboral
Inserción profesional
Clase social
Movilidad social
Jóvenes
title_short Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil : reflexões e agenda de pesquisa
title_full Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil : reflexões e agenda de pesquisa
title_fullStr Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil : reflexões e agenda de pesquisa
title_full_unstemmed Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil : reflexões e agenda de pesquisa
title_sort Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil : reflexões e agenda de pesquisa
author Martins, Bibiana Volkmer
author_facet Martins, Bibiana Volkmer
Silva, Camila Scherdien da
Rocha-de-Oliveira, Sidinei
author_role author
author2 Silva, Camila Scherdien da
Rocha-de-Oliveira, Sidinei
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Bibiana Volkmer
Silva, Camila Scherdien da
Rocha-de-Oliveira, Sidinei
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de trabalho
Classe social
Jovens
Inserção profissional
topic Mercado de trabalho
Classe social
Jovens
Inserção profissional
Labor market
Transition school-to-work
Social class
Social mobility
Young people
Mercado laboral
Inserción profesional
Clase social
Movilidad social
Jóvenes
dc.subject.eng.fl_str_mv Labor market
Transition school-to-work
Social class
Social mobility
Young people
dc.subject.spa.fl_str_mv Mercado laboral
Inserción profesional
Clase social
Movilidad social
Jóvenes
description Diante do contexto de aumento do número de matrículas no Ensino Superior brasileiro e do discurso organizacional de falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho brasileiro, cresce a importância de estudos acerca de inserção profissional no país. Contudo, grande parte dos já existentes se refere a pesquisas empíricas, sem contemplar particularidades como as especificidades socioeconômicas e a recente expansão do Ensino Superior. Assim, este artigo discute o processo de inserção profissional integrando-o aos conceitos de mobilidade e classe social, à luz das teorias de Pierre Bourdieu e Jessé Souza. A partir disso, propõe-se que a inserção profissional seja analisada como um momento que pode aumentar as chances de mobilidade social, levando-se em conta as singularidades históricas e sociais do Brasil nessa construção. Tal entendimento pode contribuir para o desenvolvimento de uma teoria acerca da inserção profissional no país, ao evidenciar a existência de outros elementos, para além da formação, que podem interferir nesse processo, rebatendo o discurso da meritocracia individual no acesso dos jovens ao mercado de trabalho.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-14T04:15:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204108
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-3951
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109020
identifier_str_mv 1679-3951
001109020
url http://hdl.handle.net/10183/204108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 3 (jul./set. 2019), p. 567-579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204108/3/001109020.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204108/4/001109020-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204108/1/001109020.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204108/2/001109020-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ecfdcea9f9ac036cb5609b83189c8586
e9561bda48a01517dab6bb2de6448130
9f243333486ca4208115ebe53efd27b3
8104840bb88b6b1aabba1d8327bcebea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224981855600640