O jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da Paideia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Marcelo Prado Amaral
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mendes, Michel, Fenner, Roniere dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223383
Resumo: Os jogos e a educação eram conquistas pelas quais os gregos apresentam estima. Dentre os jogos, destacam-se os de caráter competitivo, conhecidos como âgon – por possuírem regras, e de diversão, conhecidos por Paidia – jogos sem regras, destinados às crianças. Já na educação, Paideia, inicialmente buscavam a formação ideal para as crianças, o que posteriormente passa a ser concebido como uma formação completa, a formação do homem. Dessa forma, o objetivo do trabalho é identificar as relações existentes entre o jogo (Paidia) e a educação (Paideia), com a finalidade de explorar as proximidades entre tais esferas na educação, destacando a relevância do termo Paidia enquanto elemento formativo da Paideia grega. O trabalho possui abordagem teórica e salienta evidências que apontam a relevância do termo Paidia para a educação grega. Sublinha-se a existência da relação de consequência entre a Paidia e Paideia, uma vez que a primeira se comporta como instrumento prévio de ensino sobre questões políticas e éticas do futuro cidadão.
id UFRGS-2_59c9d87f8580b73bf5cf032eeec84f2d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223383
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Marcelo Prado AmaralMendes, MichelFenner, Roniere dos Santos2021-07-07T04:36:41Z20171852-9488http://hdl.handle.net/10183/223383001012765Os jogos e a educação eram conquistas pelas quais os gregos apresentam estima. Dentre os jogos, destacam-se os de caráter competitivo, conhecidos como âgon – por possuírem regras, e de diversão, conhecidos por Paidia – jogos sem regras, destinados às crianças. Já na educação, Paideia, inicialmente buscavam a formação ideal para as crianças, o que posteriormente passa a ser concebido como uma formação completa, a formação do homem. Dessa forma, o objetivo do trabalho é identificar as relações existentes entre o jogo (Paidia) e a educação (Paideia), com a finalidade de explorar as proximidades entre tais esferas na educação, destacando a relevância do termo Paidia enquanto elemento formativo da Paideia grega. O trabalho possui abordagem teórica e salienta evidências que apontam a relevância do termo Paidia para a educação grega. Sublinha-se a existência da relação de consequência entre a Paidia e Paideia, uma vez que a primeira se comporta como instrumento prévio de ensino sobre questões políticas e éticas do futuro cidadão.Games and education achievements by which the Greeks have estimated. Among the games, the stand out of competitive character, known as âgon - by having rules, and fun, known for Paidia - Games without rules, aimed at children. In the education, Paideia, initially sought the ideal training for children, which later becomes conceived as a complete formation, the formation of man. Thus, the objective is to identify the relationship between the game (Paidia) and education (Paideia), in order to explore the vicinity of such spheres in education, highlighting the relevance of Paidia term as formative of the Greek Paideia. The work has theoretical approach and emphasizes evidence indicating the importance of Paidia term for the Greek education. It stresses the existence of consequence relationship between Paidia and Paideia, since the first behaves like previous instrument of education on political and ethical issues of the future citizen.application/pdfporPrometeica. Revista de Filosofia y Ciencias [recurso eletrônico]. Mar del Plata, Argentina. Ano 6, n. 14 (2016), p. 66-72Jogos educativosPaidéiaGrécia antigaEducational gamesPaideiaAncient GreeceO jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da PaideiaThe game and the greek education : Paidia as formative of PaideiaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001012765.pdf.txt001012765.pdf.txtExtracted Texttext/plain26368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223383/2/001012765.pdf.txtdd84a0ef8456f2354361832e98151cd4MD52ORIGINAL001012765.pdfTexto completoapplication/pdf124781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223383/1/001012765.pdf8c23ef1a63cb772837bab9ef90dbb8f3MD5110183/2233832022-06-22 05:04:32.972695oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223383Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-22T08:04:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da Paideia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The game and the greek education : Paidia as formative of Paideia
title O jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da Paideia
spellingShingle O jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da Paideia
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Jogos educativos
Paidéia
Grécia antiga
Educational games
Paideia
Ancient Greece
title_short O jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da Paideia
title_full O jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da Paideia
title_fullStr O jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da Paideia
title_full_unstemmed O jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da Paideia
title_sort O jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da Paideia
author Rosa, Marcelo Prado Amaral
author_facet Rosa, Marcelo Prado Amaral
Mendes, Michel
Fenner, Roniere dos Santos
author_role author
author2 Mendes, Michel
Fenner, Roniere dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Marcelo Prado Amaral
Mendes, Michel
Fenner, Roniere dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Paidéia
Grécia antiga
topic Jogos educativos
Paidéia
Grécia antiga
Educational games
Paideia
Ancient Greece
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational games
Paideia
Ancient Greece
description Os jogos e a educação eram conquistas pelas quais os gregos apresentam estima. Dentre os jogos, destacam-se os de caráter competitivo, conhecidos como âgon – por possuírem regras, e de diversão, conhecidos por Paidia – jogos sem regras, destinados às crianças. Já na educação, Paideia, inicialmente buscavam a formação ideal para as crianças, o que posteriormente passa a ser concebido como uma formação completa, a formação do homem. Dessa forma, o objetivo do trabalho é identificar as relações existentes entre o jogo (Paidia) e a educação (Paideia), com a finalidade de explorar as proximidades entre tais esferas na educação, destacando a relevância do termo Paidia enquanto elemento formativo da Paideia grega. O trabalho possui abordagem teórica e salienta evidências que apontam a relevância do termo Paidia para a educação grega. Sublinha-se a existência da relação de consequência entre a Paidia e Paideia, uma vez que a primeira se comporta como instrumento prévio de ensino sobre questões políticas e éticas do futuro cidadão.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-07T04:36:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223383
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1852-9488
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001012765
identifier_str_mv 1852-9488
001012765
url http://hdl.handle.net/10183/223383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Prometeica. Revista de Filosofia y Ciencias [recurso eletrônico]. Mar del Plata, Argentina. Ano 6, n. 14 (2016), p. 66-72
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223383/2/001012765.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223383/1/001012765.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd84a0ef8456f2354361832e98151cd4
8c23ef1a63cb772837bab9ef90dbb8f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225023828000768