A biblioteca escolar do Colégio Estadual Júlio de Castilhos e as políticas de preservação de documentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Márcia Padilha
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22702
Resumo: A necessidade de preservar o acervo de uma biblioteca escolar, através de políticas elaboradas de acordo com a realidade em que a unidade de informação está inserida é uma ação que deve ser estabelecida no momento do seu planejamento. Entende-se que preservar o material bibliográfico é garantir, para gerações presentes e futuras, que a informação fique à disposição do usuário e, ao mesmo tempo, seja propiciada vida mais longa ao documento. A preservação sob esta ótica é todo ato direcionado a proteger as condições físicas dos materiais. Buscou-se neste estudo conhecer de que forma o acervo da biblioteca do Colégio Estadual Júlio de Castilhos é preservado, sendo que a questão proposta refere-se à Política de Preservação de Documentos adotada pela biblioteca escolar do Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso, procurando identificar a existência de uma Política de Preservação naquela unidade de informação, assim como também identificar as ações de conservação realizadas. Para um melhor entendimento a respeito do tema proposto, buscou-se na literatura assuntos relacionados à biblioteca escolar, à preservação de documentos e às políticas de preservação. A biblioteca é descrita na literatura como espaço de transformação, na medida em que se integra com a escola, funcionando como unidade de integração e dinamização no processo de aprendizagem. Foram igualmente estudados temas referentes à preservação de documentos, em relação aos aspectos de condicionantes ambientais, de ações para prolongar a vida do acervo e as questões que envolvem a transferência de informação de um formato para outro. Por fim, destaca a política de preservação como instrumento eficaz na administração de uma biblioteca.
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