Relação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prando, Mirella Liberatore
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pawlowski, Josiane, Fachel, Jandyra Maria Guimarães, Misorelli, Mari Ivone Lanfredi, Fonseca, Rochele Paz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27645
Resumo: Objetivo: averiguar a existência de relações entre o desempenho em testes de processamento auditivo e em tarefas cognitivas. Métodos: participaram 12 adolescentes com desenvolvimento típico, estudantes de terceiro ano do Ensino Médio de escolas privadas do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, examinados com uma bateria de testes de PA(C) e com o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Neupsilin. Foram realizadas análises de correlação de Pearson e análises qualitativas intertestes para comparação do desempenho na avaliação do PA(C) e na avaliação neuropsicológica. Resultados: da bateria de testes PA(C), os Testes SSI – MCI – Teste de Sentenças Sintéticas com mensagem competitiva ipsilateral, SSW - Teste de Dissílabos Alternados e o teste Dicóticos de Dígitos apresentaram correlação forte significativa positiva (coeficiente de correlação de Pearson) com os subtestes do Neupsilin: atenção – contagem inversa, percepção de faces, linguagem oral automática e repetição, memória verbal episódica e memória de trabalho – span auditivo de palavras em sentenças. Alguns testes do PA(C) apresentaram maior frequência de dissociações com subtestes neuropsicológicos. As correlações encontradas indicam que os testes de PA(C) e as tarefas neuropsicológicas parecem examinar algumas habilidades cognitivas subjacentes em comum. As dissociações observadas sugerem que os processamentos auditivo e neuropsicológico são relativamente independentes e a análise intertestes do desempenho dos participantes na avaliação do PA(C), comparada ao desempenho na avaliação neuropsicológica, confirma os resultados encontrados para as questões anteriores. Conclusão: ressalta-se a necessidade de se pensar o contexto da administração dos testes de PA(C), considerando-se a relação de complementaridade da avaliação neuropsicológica e do exame de processamento auditivo.
id UFRGS-2_59f308fa6bc4079ac3465647518494f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27645
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Prando, Mirella LiberatorePawlowski, JosianeFachel, Jandyra Maria GuimarãesMisorelli, Mari Ivone LanfrediFonseca, Rochele Paz2011-02-02T05:59:15Z20101516-1846http://hdl.handle.net/10183/27645000761782Objetivo: averiguar a existência de relações entre o desempenho em testes de processamento auditivo e em tarefas cognitivas. Métodos: participaram 12 adolescentes com desenvolvimento típico, estudantes de terceiro ano do Ensino Médio de escolas privadas do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, examinados com uma bateria de testes de PA(C) e com o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Neupsilin. Foram realizadas análises de correlação de Pearson e análises qualitativas intertestes para comparação do desempenho na avaliação do PA(C) e na avaliação neuropsicológica. Resultados: da bateria de testes PA(C), os Testes SSI – MCI – Teste de Sentenças Sintéticas com mensagem competitiva ipsilateral, SSW - Teste de Dissílabos Alternados e o teste Dicóticos de Dígitos apresentaram correlação forte significativa positiva (coeficiente de correlação de Pearson) com os subtestes do Neupsilin: atenção – contagem inversa, percepção de faces, linguagem oral automática e repetição, memória verbal episódica e memória de trabalho – span auditivo de palavras em sentenças. Alguns testes do PA(C) apresentaram maior frequência de dissociações com subtestes neuropsicológicos. As correlações encontradas indicam que os testes de PA(C) e as tarefas neuropsicológicas parecem examinar algumas habilidades cognitivas subjacentes em comum. As dissociações observadas sugerem que os processamentos auditivo e neuropsicológico são relativamente independentes e a análise intertestes do desempenho dos participantes na avaliação do PA(C), comparada ao desempenho na avaliação neuropsicológica, confirma os resultados encontrados para as questões anteriores. Conclusão: ressalta-se a necessidade de se pensar o contexto da administração dos testes de PA(C), considerando-se a relação de complementaridade da avaliação neuropsicológica e do exame de processamento auditivo.Purpose: to check if there is a relation between the performance in auditory processing tests and in cognitive tasks. Methods: the sample was made up by 12 teenagers in typical development, all of them high-school students (third year) in private schools from Rio Grande do Sul, Brazil. They were evaluated through an auditory processing battery as well as with the Brazilian Brief Neuropsychological Assessment Battery NEUPSILIN. Data analyses included Person’s correlation and qualitative interests interpretation towards a comparison of the performance in (C)AP’s battery and in the neuropsychological assessment. Results: regarding (C)AP’s battery, SSI – MCI – Synthetic Sentence Test with ipsilateral competitive message, SSW - Test of Alternated Disyllables and Digit Dicotics tests showed a significant strong positive correlation with NEUPSILIN’s subtests that follows: attention – reverse counting, face perception, oral language – automated language and repetition, episodic verbal memory and working memory – auditory word span in sentences. Some (C)AP’s tests presented a greater frequency of dissociation when compared to neuropsychological tasks. Correlation index suggest that (C)AP’s tests and neuropsychological tasks seem to evaluate some common basic cognitive abilities. The observed dissociation suggest that auditory and neuropsychological processing are partially independent on each other. The interests analysis confirms these results. Conclusion: there is a need to rethink about the administration of (C)AP’s tests, when it comes to the addition relation between neuropsychological assessment and auditory processing examination.application/pdfporRevista CEFAC. São Paulo. Vol. 12, no. 4 (july/aug. 2010), p. 646-661.Estatistica aplicada : MedicinaAuditory perceptionNeuropsychological testsNeuropsychologyAdolescentRelação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentesRelation between auditory processing abilities and neuropsychological process in teenagers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000761782.pdf000761782.pdfTexto completoapplication/pdf693255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27645/1/000761782.pdf4b342de09b92a61764e458b43a5e73afMD51TEXT000761782.pdf.txt000761782.pdf.txtExtracted Texttext/plain68395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27645/2/000761782.pdf.txt4336c993d5a1d840a43126b6f7eeb89cMD52THUMBNAIL000761782.pdf.jpg000761782.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27645/3/000761782.pdf.jpga666ccd42228e380ae353bdd858172bbMD5310183/276452018-10-08 09:13:27.521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27645Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:13:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Relation between auditory processing abilities and neuropsychological process in teenagers
title Relação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes
spellingShingle Relação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes
Prando, Mirella Liberatore
Estatistica aplicada : Medicina
Auditory perception
Neuropsychological tests
Neuropsychology
Adolescent
title_short Relação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes
title_full Relação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes
title_fullStr Relação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes
title_full_unstemmed Relação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes
title_sort Relação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes
author Prando, Mirella Liberatore
author_facet Prando, Mirella Liberatore
Pawlowski, Josiane
Fachel, Jandyra Maria Guimarães
Misorelli, Mari Ivone Lanfredi
Fonseca, Rochele Paz
author_role author
author2 Pawlowski, Josiane
Fachel, Jandyra Maria Guimarães
Misorelli, Mari Ivone Lanfredi
Fonseca, Rochele Paz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prando, Mirella Liberatore
Pawlowski, Josiane
Fachel, Jandyra Maria Guimarães
Misorelli, Mari Ivone Lanfredi
Fonseca, Rochele Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Estatistica aplicada : Medicina
topic Estatistica aplicada : Medicina
Auditory perception
Neuropsychological tests
Neuropsychology
Adolescent
dc.subject.eng.fl_str_mv Auditory perception
Neuropsychological tests
Neuropsychology
Adolescent
description Objetivo: averiguar a existência de relações entre o desempenho em testes de processamento auditivo e em tarefas cognitivas. Métodos: participaram 12 adolescentes com desenvolvimento típico, estudantes de terceiro ano do Ensino Médio de escolas privadas do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, examinados com uma bateria de testes de PA(C) e com o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Neupsilin. Foram realizadas análises de correlação de Pearson e análises qualitativas intertestes para comparação do desempenho na avaliação do PA(C) e na avaliação neuropsicológica. Resultados: da bateria de testes PA(C), os Testes SSI – MCI – Teste de Sentenças Sintéticas com mensagem competitiva ipsilateral, SSW - Teste de Dissílabos Alternados e o teste Dicóticos de Dígitos apresentaram correlação forte significativa positiva (coeficiente de correlação de Pearson) com os subtestes do Neupsilin: atenção – contagem inversa, percepção de faces, linguagem oral automática e repetição, memória verbal episódica e memória de trabalho – span auditivo de palavras em sentenças. Alguns testes do PA(C) apresentaram maior frequência de dissociações com subtestes neuropsicológicos. As correlações encontradas indicam que os testes de PA(C) e as tarefas neuropsicológicas parecem examinar algumas habilidades cognitivas subjacentes em comum. As dissociações observadas sugerem que os processamentos auditivo e neuropsicológico são relativamente independentes e a análise intertestes do desempenho dos participantes na avaliação do PA(C), comparada ao desempenho na avaliação neuropsicológica, confirma os resultados encontrados para as questões anteriores. Conclusão: ressalta-se a necessidade de se pensar o contexto da administração dos testes de PA(C), considerando-se a relação de complementaridade da avaliação neuropsicológica e do exame de processamento auditivo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-02T05:59:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27645
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-1846
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000761782
identifier_str_mv 1516-1846
000761782
url http://hdl.handle.net/10183/27645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista CEFAC. São Paulo. Vol. 12, no. 4 (july/aug. 2010), p. 646-661.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27645/1/000761782.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27645/2/000761782.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27645/3/000761782.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b342de09b92a61764e458b43a5e73af
4336c993d5a1d840a43126b6f7eeb89c
a666ccd42228e380ae353bdd858172bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447422627741696