Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riess, Maria Luiza Ramos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35714
Resumo: Esta pesquisa enfatiza a importância de se desenvolver trabalhos em grupo em sala de aula para a interação social e a construção de aprendizagens significativas com práticas pedagógicas diversificadas. Ele provém de uma análise qualitativa que investiga e busca interpretar as características dos grupos e de seus líderes e como ocorre o processo de aprendizagens mútuas. Acredita-se no processo construtivo da aprendizagem, sendo necessário, para isso, lançar problemas e desafios, a fim de que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios, na busca de respostas, refletindo, discutindo, interpretando e criando em meio a trocas com os colegas. Baseando-se numa prática interativa que respeita e valoriza o saber do aluno, o trabalho em grupo é compreendido como uma dinâmica que, por hipótese, pode desenvolver a autonomia, talvez revelando maior produtividade, envolvimento e cooperação dos alunos que nele descobrem uma experiência de aprendizagem coletiva. Estes são os aspectos investigados por meio da observação participante e da análise das práticas propostas e das produções da turma que se constituíram em memória por meio dos registros feitos em um Diário de Bordo durante o período do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia (abril a junho de 2010), realizado com turma de 4º ano, composta por 35 alunos, em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo. Este estudo busca, então, entender como a dinâmica do trabalho em grupo contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, objetivando identificar a importância de familiarizar os alunos com essa forma de trabalho que, muitas vezes, é banalizada e pouco valorizada pelos educadores. A articulação teórica se faz a partir de referenciais baseados em Madalena Freire, Pichon-Rivière e Paulo Freire por apresentarem colaborações relevantes sobre este assunto, não desprezando outros autores que também contribuem para o desenvolvimento do estudo.
id UFRGS-2_5a456b5839f595618a2cb579f4a880b0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35714
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Riess, Maria Luiza RamosFiss, Dóris Maria Luzzardi2011-12-20T01:19:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/35714000816117Esta pesquisa enfatiza a importância de se desenvolver trabalhos em grupo em sala de aula para a interação social e a construção de aprendizagens significativas com práticas pedagógicas diversificadas. Ele provém de uma análise qualitativa que investiga e busca interpretar as características dos grupos e de seus líderes e como ocorre o processo de aprendizagens mútuas. Acredita-se no processo construtivo da aprendizagem, sendo necessário, para isso, lançar problemas e desafios, a fim de que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios, na busca de respostas, refletindo, discutindo, interpretando e criando em meio a trocas com os colegas. Baseando-se numa prática interativa que respeita e valoriza o saber do aluno, o trabalho em grupo é compreendido como uma dinâmica que, por hipótese, pode desenvolver a autonomia, talvez revelando maior produtividade, envolvimento e cooperação dos alunos que nele descobrem uma experiência de aprendizagem coletiva. Estes são os aspectos investigados por meio da observação participante e da análise das práticas propostas e das produções da turma que se constituíram em memória por meio dos registros feitos em um Diário de Bordo durante o período do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia (abril a junho de 2010), realizado com turma de 4º ano, composta por 35 alunos, em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo. Este estudo busca, então, entender como a dinâmica do trabalho em grupo contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, objetivando identificar a importância de familiarizar os alunos com essa forma de trabalho que, muitas vezes, é banalizada e pouco valorizada pelos educadores. A articulação teórica se faz a partir de referenciais baseados em Madalena Freire, Pichon-Rivière e Paulo Freire por apresentarem colaborações relevantes sobre este assunto, não desprezando outros autores que também contribuem para o desenvolvimento do estudo.application/pdfporTrabalho em grupoInteração socialTrabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000816117.pdf.txt000816117.pdf.txtExtracted Texttext/plain48368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35714/2/000816117.pdf.txt6b61029d6474bc6d12da4e7508d60e8dMD52ORIGINAL000816117.pdf000816117.pdfTexto completoapplication/pdf694757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35714/1/000816117.pdf4545d25c178d43b7649004bb6a0c3669MD51THUMBNAIL000816117.pdf.jpg000816117.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35714/3/000816117.pdf.jpgccafb5724fb773316f6e038fd3d1c45fMD5310183/357142018-10-08 09:14:46.4oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35714Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:14:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem
title Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem
spellingShingle Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem
Riess, Maria Luiza Ramos
Trabalho em grupo
Interação social
title_short Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem
title_full Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem
title_fullStr Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem
title_full_unstemmed Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem
title_sort Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem
author Riess, Maria Luiza Ramos
author_facet Riess, Maria Luiza Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riess, Maria Luiza Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
contributor_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho em grupo
Interação social
topic Trabalho em grupo
Interação social
description Esta pesquisa enfatiza a importância de se desenvolver trabalhos em grupo em sala de aula para a interação social e a construção de aprendizagens significativas com práticas pedagógicas diversificadas. Ele provém de uma análise qualitativa que investiga e busca interpretar as características dos grupos e de seus líderes e como ocorre o processo de aprendizagens mútuas. Acredita-se no processo construtivo da aprendizagem, sendo necessário, para isso, lançar problemas e desafios, a fim de que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios, na busca de respostas, refletindo, discutindo, interpretando e criando em meio a trocas com os colegas. Baseando-se numa prática interativa que respeita e valoriza o saber do aluno, o trabalho em grupo é compreendido como uma dinâmica que, por hipótese, pode desenvolver a autonomia, talvez revelando maior produtividade, envolvimento e cooperação dos alunos que nele descobrem uma experiência de aprendizagem coletiva. Estes são os aspectos investigados por meio da observação participante e da análise das práticas propostas e das produções da turma que se constituíram em memória por meio dos registros feitos em um Diário de Bordo durante o período do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia (abril a junho de 2010), realizado com turma de 4º ano, composta por 35 alunos, em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo. Este estudo busca, então, entender como a dinâmica do trabalho em grupo contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, objetivando identificar a importância de familiarizar os alunos com essa forma de trabalho que, muitas vezes, é banalizada e pouco valorizada pelos educadores. A articulação teórica se faz a partir de referenciais baseados em Madalena Freire, Pichon-Rivière e Paulo Freire por apresentarem colaborações relevantes sobre este assunto, não desprezando outros autores que também contribuem para o desenvolvimento do estudo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35714
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000816117
url http://hdl.handle.net/10183/35714
identifier_str_mv 000816117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35714/2/000816117.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35714/1/000816117.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35714/3/000816117.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b61029d6474bc6d12da4e7508d60e8d
4545d25c178d43b7649004bb6a0c3669
ccafb5724fb773316f6e038fd3d1c45f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447069118169088