Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacques, Maira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261976
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e exploratória através de revisão bibliográfica para investigar, analisar e refletir sobre as dificuldades encontradas no uso da língua, linguagem e comunicação dos estudantes de graduação indígenas da UFRGS e o quanto elas estão associadas às diferenças na sua formação escolar diferenciada, além de demonstrar como a falta de domínio da leitura, produção textual e compreensão da língua portuguesa e da linguagem científica compromete o rendimento desses estudantes e contribui para a exclusão deles do meio acadêmico, apesar de hoje o Brasil já possuir Leis e Diretrizes que asseguram a esses povos a utilização de suas línguas maternas e processos de aprendizagem próprios e específicos de cada comunidade. Além disso, demonstra que a presença de estudantes indígenas na universidade ainda é considerada um acontecimento recente que carrega consigo não só a discriminação, vergonha e preconceito, mas também as dificuldades na apropriação, uso e reprodução dos conhecimentos acadêmicos devido à sua formação no ensino básico diferenciada, multilíngue e, por vezes, precária e exposta durante a trajetória acadêmica.
id UFRGS-2_5a589ee79f9b518579eff9d63665b428
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261976
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jacques, MairaMilano, Luiza Ely2023-07-11T03:30:20Z2022http://hdl.handle.net/10183/261976001172282O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e exploratória através de revisão bibliográfica para investigar, analisar e refletir sobre as dificuldades encontradas no uso da língua, linguagem e comunicação dos estudantes de graduação indígenas da UFRGS e o quanto elas estão associadas às diferenças na sua formação escolar diferenciada, além de demonstrar como a falta de domínio da leitura, produção textual e compreensão da língua portuguesa e da linguagem científica compromete o rendimento desses estudantes e contribui para a exclusão deles do meio acadêmico, apesar de hoje o Brasil já possuir Leis e Diretrizes que asseguram a esses povos a utilização de suas línguas maternas e processos de aprendizagem próprios e específicos de cada comunidade. Além disso, demonstra que a presença de estudantes indígenas na universidade ainda é considerada um acontecimento recente que carrega consigo não só a discriminação, vergonha e preconceito, mas também as dificuldades na apropriação, uso e reprodução dos conhecimentos acadêmicos devido à sua formação no ensino básico diferenciada, multilíngue e, por vezes, precária e exposta durante a trajetória acadêmica.The present work is a documentary, qualitative and exploratory research through bibliographic review to investigate, analyze and reflect on the difficulties encountered in the use of language, language and communication of indigenous undergraduate students at UFRGS and how much they are associated with the differences in their differentiated schooling, in addition to demonstrating how the lack of mastery of reading, textual production and understanding of the Portuguese language and scientific language compromises the performance of these students and contributes to their exclusion from the academic environment, since today, in the Brazil, we have Laws and Guidelines that assure these peoples the use of their mother tongues and learning processes specific to each community. In addition, it demonstrates that the presence of indigenous students at the university is still considered a recent event that carries with it not only discrimination, shame and prejudice, but also difficulties in the appropriation, use and reproduction of academic knowledge due to their training in basic education. differentiated, multilingual and, at times, precarious and exposed during the academic trajectory.application/pdfporFonoaudiologiaComunicaçãoEstudantes indígenasLinguagemUniversidade Federal do Rio Grande do SulLinguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2022Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172282.pdf.txt001172282.pdf.txtExtracted Texttext/plain77880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261976/2/001172282.pdf.txt44738ec594af02b5700e2e43f1af04acMD52ORIGINAL001172282.pdfTexto completoapplication/pdf267204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261976/1/001172282.pdfd208dc0292974fe9b34f6f84d7a49ff0MD5110183/2619762023-07-12 03:35:07.720458oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-12T06:35:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade
title Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade
spellingShingle Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade
Jacques, Maira
Fonoaudiologia
Comunicação
Estudantes indígenas
Linguagem
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_short Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade
title_full Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade
title_fullStr Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade
title_full_unstemmed Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade
title_sort Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade
author Jacques, Maira
author_facet Jacques, Maira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacques, Maira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milano, Luiza Ely
contributor_str_mv Milano, Luiza Ely
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Comunicação
Estudantes indígenas
Linguagem
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
topic Fonoaudiologia
Comunicação
Estudantes indígenas
Linguagem
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
description O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e exploratória através de revisão bibliográfica para investigar, analisar e refletir sobre as dificuldades encontradas no uso da língua, linguagem e comunicação dos estudantes de graduação indígenas da UFRGS e o quanto elas estão associadas às diferenças na sua formação escolar diferenciada, além de demonstrar como a falta de domínio da leitura, produção textual e compreensão da língua portuguesa e da linguagem científica compromete o rendimento desses estudantes e contribui para a exclusão deles do meio acadêmico, apesar de hoje o Brasil já possuir Leis e Diretrizes que asseguram a esses povos a utilização de suas línguas maternas e processos de aprendizagem próprios e específicos de cada comunidade. Além disso, demonstra que a presença de estudantes indígenas na universidade ainda é considerada um acontecimento recente que carrega consigo não só a discriminação, vergonha e preconceito, mas também as dificuldades na apropriação, uso e reprodução dos conhecimentos acadêmicos devido à sua formação no ensino básico diferenciada, multilíngue e, por vezes, precária e exposta durante a trajetória acadêmica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-11T03:30:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261976
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172282
url http://hdl.handle.net/10183/261976
identifier_str_mv 001172282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261976/2/001172282.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261976/1/001172282.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44738ec594af02b5700e2e43f1af04ac
d208dc0292974fe9b34f6f84d7a49ff0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447345306796032