Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261976 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e exploratória através de revisão bibliográfica para investigar, analisar e refletir sobre as dificuldades encontradas no uso da língua, linguagem e comunicação dos estudantes de graduação indígenas da UFRGS e o quanto elas estão associadas às diferenças na sua formação escolar diferenciada, além de demonstrar como a falta de domínio da leitura, produção textual e compreensão da língua portuguesa e da linguagem científica compromete o rendimento desses estudantes e contribui para a exclusão deles do meio acadêmico, apesar de hoje o Brasil já possuir Leis e Diretrizes que asseguram a esses povos a utilização de suas línguas maternas e processos de aprendizagem próprios e específicos de cada comunidade. Além disso, demonstra que a presença de estudantes indígenas na universidade ainda é considerada um acontecimento recente que carrega consigo não só a discriminação, vergonha e preconceito, mas também as dificuldades na apropriação, uso e reprodução dos conhecimentos acadêmicos devido à sua formação no ensino básico diferenciada, multilíngue e, por vezes, precária e exposta durante a trajetória acadêmica. |
id |
UFRGS-2_5a589ee79f9b518579eff9d63665b428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261976 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jacques, MairaMilano, Luiza Ely2023-07-11T03:30:20Z2022http://hdl.handle.net/10183/261976001172282O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e exploratória através de revisão bibliográfica para investigar, analisar e refletir sobre as dificuldades encontradas no uso da língua, linguagem e comunicação dos estudantes de graduação indígenas da UFRGS e o quanto elas estão associadas às diferenças na sua formação escolar diferenciada, além de demonstrar como a falta de domínio da leitura, produção textual e compreensão da língua portuguesa e da linguagem científica compromete o rendimento desses estudantes e contribui para a exclusão deles do meio acadêmico, apesar de hoje o Brasil já possuir Leis e Diretrizes que asseguram a esses povos a utilização de suas línguas maternas e processos de aprendizagem próprios e específicos de cada comunidade. Além disso, demonstra que a presença de estudantes indígenas na universidade ainda é considerada um acontecimento recente que carrega consigo não só a discriminação, vergonha e preconceito, mas também as dificuldades na apropriação, uso e reprodução dos conhecimentos acadêmicos devido à sua formação no ensino básico diferenciada, multilíngue e, por vezes, precária e exposta durante a trajetória acadêmica.The present work is a documentary, qualitative and exploratory research through bibliographic review to investigate, analyze and reflect on the difficulties encountered in the use of language, language and communication of indigenous undergraduate students at UFRGS and how much they are associated with the differences in their differentiated schooling, in addition to demonstrating how the lack of mastery of reading, textual production and understanding of the Portuguese language and scientific language compromises the performance of these students and contributes to their exclusion from the academic environment, since today, in the Brazil, we have Laws and Guidelines that assure these peoples the use of their mother tongues and learning processes specific to each community. In addition, it demonstrates that the presence of indigenous students at the university is still considered a recent event that carries with it not only discrimination, shame and prejudice, but also difficulties in the appropriation, use and reproduction of academic knowledge due to their training in basic education. differentiated, multilingual and, at times, precarious and exposed during the academic trajectory.application/pdfporFonoaudiologiaComunicaçãoEstudantes indígenasLinguagemUniversidade Federal do Rio Grande do SulLinguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2022Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172282.pdf.txt001172282.pdf.txtExtracted Texttext/plain77880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261976/2/001172282.pdf.txt44738ec594af02b5700e2e43f1af04acMD52ORIGINAL001172282.pdfTexto completoapplication/pdf267204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261976/1/001172282.pdfd208dc0292974fe9b34f6f84d7a49ff0MD5110183/2619762023-07-12 03:35:07.720458oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-12T06:35:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade |
title |
Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade |
spellingShingle |
Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade Jacques, Maira Fonoaudiologia Comunicação Estudantes indígenas Linguagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_short |
Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade |
title_full |
Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade |
title_fullStr |
Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade |
title_full_unstemmed |
Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade |
title_sort |
Linguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidade |
author |
Jacques, Maira |
author_facet |
Jacques, Maira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacques, Maira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Milano, Luiza Ely |
contributor_str_mv |
Milano, Luiza Ely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoaudiologia Comunicação Estudantes indígenas Linguagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
topic |
Fonoaudiologia Comunicação Estudantes indígenas Linguagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
description |
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e exploratória através de revisão bibliográfica para investigar, analisar e refletir sobre as dificuldades encontradas no uso da língua, linguagem e comunicação dos estudantes de graduação indígenas da UFRGS e o quanto elas estão associadas às diferenças na sua formação escolar diferenciada, além de demonstrar como a falta de domínio da leitura, produção textual e compreensão da língua portuguesa e da linguagem científica compromete o rendimento desses estudantes e contribui para a exclusão deles do meio acadêmico, apesar de hoje o Brasil já possuir Leis e Diretrizes que asseguram a esses povos a utilização de suas línguas maternas e processos de aprendizagem próprios e específicos de cada comunidade. Além disso, demonstra que a presença de estudantes indígenas na universidade ainda é considerada um acontecimento recente que carrega consigo não só a discriminação, vergonha e preconceito, mas também as dificuldades na apropriação, uso e reprodução dos conhecimentos acadêmicos devido à sua formação no ensino básico diferenciada, multilíngue e, por vezes, precária e exposta durante a trajetória acadêmica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-11T03:30:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261976 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172282 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261976 |
identifier_str_mv |
001172282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261976/2/001172282.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261976/1/001172282.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44738ec594af02b5700e2e43f1af04ac d208dc0292974fe9b34f6f84d7a49ff0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447345306796032 |