A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172040 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi verificar a influência de um programa de intervenção motora com o clima motivacional para maestria no ensino da patinação artística no desempenho das habilidades motoras fundamentais. Participaram do estudo 40 meninas (5 a 11 anos), organizadas em grupo educação física (GE) (n=20 M=6,96 DP=0,71) e grupo patinação (GP) (n=20 M=7,59 DP=1,35), provenientes de escolas pública e privada. O GP participou de 20 aulas de patinação com ênfase no Clima de Motivação Orientado para Maestria, enquanto o grupo GE manteve aulas de Educação Física regular. Interação realizada com General Linear Model e para comparações no grupo e tempo foram utilizados Post-hoc Tests para verificar o impacto da intervenção. Os resultados indicaram: (1) Interações significativas para habilidades de locomoção e controle de objetos; (2) GP demonstrou desempenho superior ao GE no momento pré intervenção em arremesso por baixo, já no momento pós intervenção em saltito, corrida lateral, no subteste CO, rebater com as duas mãos, rebater com uma mão, quicar, chutar, arremesso por baixo (p<0.005) e no momento pós intervenção o grupo com mais tempo de prática apresentou desempenho superior em corrida lateral e arremesso por baixo (p<0.05); (3) ao longo do tempo, o GP apresentou mudanças positivas e significativas no subteste LOC, corrida, galope, salto horizontal, corrida lateral, subteste CO, receber, chutar, arremessar por cima (p<0.05); o grupo com mais tempo de prática apresentou mudanças positivas e significativas da pré- para a pós-intervenção no subteste de LOC, corrida, galope, corrida lateral, subteste de CO e chute, enquanto que o grupo com menos tempo de prática no total do subteste e em corrida, salto horizontal, chute e arremesso por cima (p<0.05). Os resultados demonstraram que a metodologia usada é eficaz em promover ganhos motores juntamente com a prática da patinação artística. |
id |
UFRGS-2_5a7b55f485a288f3dfcc8379b9d27ac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172040 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lazzaroni, Paloma MattosValentini, Nadia CristinaBandeira, Paulo Felipe RibeiroZanella, Larissa Wagner2018-01-19T02:22:24Z2017http://hdl.handle.net/10183/172040001057131O objetivo do presente estudo foi verificar a influência de um programa de intervenção motora com o clima motivacional para maestria no ensino da patinação artística no desempenho das habilidades motoras fundamentais. Participaram do estudo 40 meninas (5 a 11 anos), organizadas em grupo educação física (GE) (n=20 M=6,96 DP=0,71) e grupo patinação (GP) (n=20 M=7,59 DP=1,35), provenientes de escolas pública e privada. O GP participou de 20 aulas de patinação com ênfase no Clima de Motivação Orientado para Maestria, enquanto o grupo GE manteve aulas de Educação Física regular. Interação realizada com General Linear Model e para comparações no grupo e tempo foram utilizados Post-hoc Tests para verificar o impacto da intervenção. Os resultados indicaram: (1) Interações significativas para habilidades de locomoção e controle de objetos; (2) GP demonstrou desempenho superior ao GE no momento pré intervenção em arremesso por baixo, já no momento pós intervenção em saltito, corrida lateral, no subteste CO, rebater com as duas mãos, rebater com uma mão, quicar, chutar, arremesso por baixo (p<0.005) e no momento pós intervenção o grupo com mais tempo de prática apresentou desempenho superior em corrida lateral e arremesso por baixo (p<0.05); (3) ao longo do tempo, o GP apresentou mudanças positivas e significativas no subteste LOC, corrida, galope, salto horizontal, corrida lateral, subteste CO, receber, chutar, arremessar por cima (p<0.05); o grupo com mais tempo de prática apresentou mudanças positivas e significativas da pré- para a pós-intervenção no subteste de LOC, corrida, galope, corrida lateral, subteste de CO e chute, enquanto que o grupo com menos tempo de prática no total do subteste e em corrida, salto horizontal, chute e arremesso por cima (p<0.05). Os resultados demonstraram que a metodologia usada é eficaz em promover ganhos motores juntamente com a prática da patinação artística.The aim of study was verify influence of motor intervention program with Mastery Climate on teaching of figure skating in the performance of fundamental motor skills. Participants were 40 girls (5 to 11 years old), organized in a physical education group (GE) (n = 20 M=6,96 DP=0,71) and a skating group (GP) (n = 20 M=7,59 DP=1,35), from public and private schools. The GP participated in 20 skating classes with emphasis on the Mastery Climate, while the physical GE maintained regular Physical Education classes. Interaction with General Linear Model and for comparisons in the group and time were used Post-hoc Tests to verify the impact of the intervention. The results indicated: (1) Significant interactions were verified for locomotion and control of objects; (2) The GP showed superior performance to the GE at the pre-intervention time in throw, while in the post-intervention period in skip, slide, and CO subtest, two hands strike, one hand strike, bounce, kick, throw (p <0.05); In the post-intervention period, the group with the longest practice time presented superior performance in the lateral run and throw (p<0.05); (3) over time, GP presented positive and significant changes in LOC subtest, run, gallop, horizontal jump, slide, in the CO subtest, catch, kick, overhead throw (p<0.05); The group with more than 12 months of practice presented positive and significant changes from pre- to post-intervention in LOC subtest, run, gallop, slide, CO subtest, kick, while the group with less than 12 months of practice presented a positive and significant change in total subtest score, run, horizontal jump, kick and overhead throw (p<0.05). The results demonstrated that the methodology used is effective in promoting motor gains along with the practice of figure skating.application/pdfporPatinacaoMotivaçãoDesenvolvimento motorEducação físicaSkatingTARGETFundamental motor skillsIntervention and mastery climateA influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057131.pdf001057131.pdfTexto completoapplication/pdf327233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/1/001057131.pdf0438792f74ce4756d92e2b1c185a9496MD51TEXT001057131.pdf.txt001057131.pdf.txtExtracted Texttext/plain113325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/2/001057131.pdf.txtec5ae2b393c89b06ef49e3263e79178eMD52THUMBNAIL001057131.pdf.jpg001057131.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/3/001057131.pdf.jpg14acf57639b04175459cf79efa8b872dMD5310183/1720402018-10-23 09:08:50.43oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172040Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:08:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística |
title |
A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística |
spellingShingle |
A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística Lazzaroni, Paloma Mattos Patinacao Motivação Desenvolvimento motor Educação física Skating TARGET Fundamental motor skills Intervention and mastery climate |
title_short |
A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística |
title_full |
A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística |
title_fullStr |
A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística |
title_full_unstemmed |
A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística |
title_sort |
A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística |
author |
Lazzaroni, Paloma Mattos |
author_facet |
Lazzaroni, Paloma Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzaroni, Paloma Mattos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valentini, Nadia Cristina |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro Zanella, Larissa Wagner |
contributor_str_mv |
Valentini, Nadia Cristina Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro Zanella, Larissa Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patinacao Motivação Desenvolvimento motor Educação física |
topic |
Patinacao Motivação Desenvolvimento motor Educação física Skating TARGET Fundamental motor skills Intervention and mastery climate |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Skating TARGET Fundamental motor skills Intervention and mastery climate |
description |
O objetivo do presente estudo foi verificar a influência de um programa de intervenção motora com o clima motivacional para maestria no ensino da patinação artística no desempenho das habilidades motoras fundamentais. Participaram do estudo 40 meninas (5 a 11 anos), organizadas em grupo educação física (GE) (n=20 M=6,96 DP=0,71) e grupo patinação (GP) (n=20 M=7,59 DP=1,35), provenientes de escolas pública e privada. O GP participou de 20 aulas de patinação com ênfase no Clima de Motivação Orientado para Maestria, enquanto o grupo GE manteve aulas de Educação Física regular. Interação realizada com General Linear Model e para comparações no grupo e tempo foram utilizados Post-hoc Tests para verificar o impacto da intervenção. Os resultados indicaram: (1) Interações significativas para habilidades de locomoção e controle de objetos; (2) GP demonstrou desempenho superior ao GE no momento pré intervenção em arremesso por baixo, já no momento pós intervenção em saltito, corrida lateral, no subteste CO, rebater com as duas mãos, rebater com uma mão, quicar, chutar, arremesso por baixo (p<0.005) e no momento pós intervenção o grupo com mais tempo de prática apresentou desempenho superior em corrida lateral e arremesso por baixo (p<0.05); (3) ao longo do tempo, o GP apresentou mudanças positivas e significativas no subteste LOC, corrida, galope, salto horizontal, corrida lateral, subteste CO, receber, chutar, arremessar por cima (p<0.05); o grupo com mais tempo de prática apresentou mudanças positivas e significativas da pré- para a pós-intervenção no subteste de LOC, corrida, galope, corrida lateral, subteste de CO e chute, enquanto que o grupo com menos tempo de prática no total do subteste e em corrida, salto horizontal, chute e arremesso por cima (p<0.05). Os resultados demonstraram que a metodologia usada é eficaz em promover ganhos motores juntamente com a prática da patinação artística. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-19T02:22:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172040 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001057131 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172040 |
identifier_str_mv |
001057131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/1/001057131.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/2/001057131.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/3/001057131.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0438792f74ce4756d92e2b1c185a9496 ec5ae2b393c89b06ef49e3263e79178e 14acf57639b04175459cf79efa8b872d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224542446682112 |