A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzaroni, Paloma Mattos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172040
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar a influência de um programa de intervenção motora com o clima motivacional para maestria no ensino da patinação artística no desempenho das habilidades motoras fundamentais. Participaram do estudo 40 meninas (5 a 11 anos), organizadas em grupo educação física (GE) (n=20 M=6,96 DP=0,71) e grupo patinação (GP) (n=20 M=7,59 DP=1,35), provenientes de escolas pública e privada. O GP participou de 20 aulas de patinação com ênfase no Clima de Motivação Orientado para Maestria, enquanto o grupo GE manteve aulas de Educação Física regular. Interação realizada com General Linear Model e para comparações no grupo e tempo foram utilizados Post-hoc Tests para verificar o impacto da intervenção. Os resultados indicaram: (1) Interações significativas para habilidades de locomoção e controle de objetos; (2) GP demonstrou desempenho superior ao GE no momento pré intervenção em arremesso por baixo, já no momento pós intervenção em saltito, corrida lateral, no subteste CO, rebater com as duas mãos, rebater com uma mão, quicar, chutar, arremesso por baixo (p<0.005) e no momento pós intervenção o grupo com mais tempo de prática apresentou desempenho superior em corrida lateral e arremesso por baixo (p<0.05); (3) ao longo do tempo, o GP apresentou mudanças positivas e significativas no subteste LOC, corrida, galope, salto horizontal, corrida lateral, subteste CO, receber, chutar, arremessar por cima (p<0.05); o grupo com mais tempo de prática apresentou mudanças positivas e significativas da pré- para a pós-intervenção no subteste de LOC, corrida, galope, corrida lateral, subteste de CO e chute, enquanto que o grupo com menos tempo de prática no total do subteste e em corrida, salto horizontal, chute e arremesso por cima (p<0.05). Os resultados demonstraram que a metodologia usada é eficaz em promover ganhos motores juntamente com a prática da patinação artística.
id UFRGS-2_5a7b55f485a288f3dfcc8379b9d27ac4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172040
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lazzaroni, Paloma MattosValentini, Nadia CristinaBandeira, Paulo Felipe RibeiroZanella, Larissa Wagner2018-01-19T02:22:24Z2017http://hdl.handle.net/10183/172040001057131O objetivo do presente estudo foi verificar a influência de um programa de intervenção motora com o clima motivacional para maestria no ensino da patinação artística no desempenho das habilidades motoras fundamentais. Participaram do estudo 40 meninas (5 a 11 anos), organizadas em grupo educação física (GE) (n=20 M=6,96 DP=0,71) e grupo patinação (GP) (n=20 M=7,59 DP=1,35), provenientes de escolas pública e privada. O GP participou de 20 aulas de patinação com ênfase no Clima de Motivação Orientado para Maestria, enquanto o grupo GE manteve aulas de Educação Física regular. Interação realizada com General Linear Model e para comparações no grupo e tempo foram utilizados Post-hoc Tests para verificar o impacto da intervenção. Os resultados indicaram: (1) Interações significativas para habilidades de locomoção e controle de objetos; (2) GP demonstrou desempenho superior ao GE no momento pré intervenção em arremesso por baixo, já no momento pós intervenção em saltito, corrida lateral, no subteste CO, rebater com as duas mãos, rebater com uma mão, quicar, chutar, arremesso por baixo (p<0.005) e no momento pós intervenção o grupo com mais tempo de prática apresentou desempenho superior em corrida lateral e arremesso por baixo (p<0.05); (3) ao longo do tempo, o GP apresentou mudanças positivas e significativas no subteste LOC, corrida, galope, salto horizontal, corrida lateral, subteste CO, receber, chutar, arremessar por cima (p<0.05); o grupo com mais tempo de prática apresentou mudanças positivas e significativas da pré- para a pós-intervenção no subteste de LOC, corrida, galope, corrida lateral, subteste de CO e chute, enquanto que o grupo com menos tempo de prática no total do subteste e em corrida, salto horizontal, chute e arremesso por cima (p<0.05). Os resultados demonstraram que a metodologia usada é eficaz em promover ganhos motores juntamente com a prática da patinação artística.The aim of study was verify influence of motor intervention program with Mastery Climate on teaching of figure skating in the performance of fundamental motor skills. Participants were 40 girls (5 to 11 years old), organized in a physical education group (GE) (n = 20 M=6,96 DP=0,71) and a skating group (GP) (n = 20 M=7,59 DP=1,35), from public and private schools. The GP participated in 20 skating classes with emphasis on the Mastery Climate, while the physical GE maintained regular Physical Education classes. Interaction with General Linear Model and for comparisons in the group and time were used Post-hoc Tests to verify the impact of the intervention. The results indicated: (1) Significant interactions were verified for locomotion and control of objects; (2) The GP showed superior performance to the GE at the pre-intervention time in throw, while in the post-intervention period in skip, slide, and CO subtest, two hands strike, one hand strike, bounce, kick, throw (p <0.05); In the post-intervention period, the group with the longest practice time presented superior performance in the lateral run and throw (p<0.05); (3) over time, GP presented positive and significant changes in LOC subtest, run, gallop, horizontal jump, slide, in the CO subtest, catch, kick, overhead throw (p<0.05); The group with more than 12 months of practice presented positive and significant changes from pre- to post-intervention in LOC subtest, run, gallop, slide, CO subtest, kick, while the group with less than 12 months of practice presented a positive and significant change in total subtest score, run, horizontal jump, kick and overhead throw (p<0.05). The results demonstrated that the methodology used is effective in promoting motor gains along with the practice of figure skating.application/pdfporPatinacaoMotivaçãoDesenvolvimento motorEducação físicaSkatingTARGETFundamental motor skillsIntervention and mastery climateA influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057131.pdf001057131.pdfTexto completoapplication/pdf327233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/1/001057131.pdf0438792f74ce4756d92e2b1c185a9496MD51TEXT001057131.pdf.txt001057131.pdf.txtExtracted Texttext/plain113325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/2/001057131.pdf.txtec5ae2b393c89b06ef49e3263e79178eMD52THUMBNAIL001057131.pdf.jpg001057131.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/3/001057131.pdf.jpg14acf57639b04175459cf79efa8b872dMD5310183/1720402018-10-23 09:08:50.43oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172040Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:08:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística
title A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística
spellingShingle A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística
Lazzaroni, Paloma Mattos
Patinacao
Motivação
Desenvolvimento motor
Educação física
Skating
TARGET
Fundamental motor skills
Intervention and mastery climate
title_short A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística
title_full A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística
title_fullStr A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística
title_full_unstemmed A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística
title_sort A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artística
author Lazzaroni, Paloma Mattos
author_facet Lazzaroni, Paloma Mattos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzaroni, Paloma Mattos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Nadia Cristina
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro
Zanella, Larissa Wagner
contributor_str_mv Valentini, Nadia Cristina
Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro
Zanella, Larissa Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Patinacao
Motivação
Desenvolvimento motor
Educação física
topic Patinacao
Motivação
Desenvolvimento motor
Educação física
Skating
TARGET
Fundamental motor skills
Intervention and mastery climate
dc.subject.eng.fl_str_mv Skating
TARGET
Fundamental motor skills
Intervention and mastery climate
description O objetivo do presente estudo foi verificar a influência de um programa de intervenção motora com o clima motivacional para maestria no ensino da patinação artística no desempenho das habilidades motoras fundamentais. Participaram do estudo 40 meninas (5 a 11 anos), organizadas em grupo educação física (GE) (n=20 M=6,96 DP=0,71) e grupo patinação (GP) (n=20 M=7,59 DP=1,35), provenientes de escolas pública e privada. O GP participou de 20 aulas de patinação com ênfase no Clima de Motivação Orientado para Maestria, enquanto o grupo GE manteve aulas de Educação Física regular. Interação realizada com General Linear Model e para comparações no grupo e tempo foram utilizados Post-hoc Tests para verificar o impacto da intervenção. Os resultados indicaram: (1) Interações significativas para habilidades de locomoção e controle de objetos; (2) GP demonstrou desempenho superior ao GE no momento pré intervenção em arremesso por baixo, já no momento pós intervenção em saltito, corrida lateral, no subteste CO, rebater com as duas mãos, rebater com uma mão, quicar, chutar, arremesso por baixo (p<0.005) e no momento pós intervenção o grupo com mais tempo de prática apresentou desempenho superior em corrida lateral e arremesso por baixo (p<0.05); (3) ao longo do tempo, o GP apresentou mudanças positivas e significativas no subteste LOC, corrida, galope, salto horizontal, corrida lateral, subteste CO, receber, chutar, arremessar por cima (p<0.05); o grupo com mais tempo de prática apresentou mudanças positivas e significativas da pré- para a pós-intervenção no subteste de LOC, corrida, galope, corrida lateral, subteste de CO e chute, enquanto que o grupo com menos tempo de prática no total do subteste e em corrida, salto horizontal, chute e arremesso por cima (p<0.05). Os resultados demonstraram que a metodologia usada é eficaz em promover ganhos motores juntamente com a prática da patinação artística.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-19T02:22:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172040
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001057131
url http://hdl.handle.net/10183/172040
identifier_str_mv 001057131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/1/001057131.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/2/001057131.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172040/3/001057131.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0438792f74ce4756d92e2b1c185a9496
ec5ae2b393c89b06ef49e3263e79178e
14acf57639b04175459cf79efa8b872d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224542446682112