A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nichele, Tatiana Zarichta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153298
Resumo: A interdisciplinaridade tem sido um desejo e um objetivo no ensino de ciências e também no ensino de química. As abordagens didáticas que permitem a interdisciplinaridade têm seguido diversas perspectivas e neste trabalho, a abordagem adotada foi a relação do ensino de química com as artes plásticas, que tem sido enaltecida em trabalhos recentes, seja no âmbito da didática das ciências ou no âmbito da filosofia da química. O ajuste fino do foco recaiu sobre as pinturas surrealistas de Salvador Dalí, mais especificamente no período do Misticismo Nuclear. A busca por uma variação do “enxergar” as pinturas de Dalí é um convite frente às novas interpretações para conhecimentos e tecnologias científicas, particularmente aquelas que se relacionam com a percepção e a representação da matéria em sua natureza atômica. Visando uma fissura do senso comum, da opinião cômoda academicista, propôs-se utilizar uma forma de trabalho que não fosse classificada como ingênua ou subjetiva. A literatura nos fornece o fundamento para usar novos recursos de distribuição de imagens para a produção de materiais didáticos que envolvam processos de curadoria. Neste Trabalho de Conclusão de Curso foi utilizado um desses recursos, o Pinterest, que é uma rede social para o compartilhamento de ideias visuais. As pinturas de Dalí encontradas no Pinterest foram selecionadas e compiladas em um processo de curadoria, entendida aqui como uma metáfora do processo de ensino. O convite à variação do “enxergar” as pinturas do Misticismo Nuclear foi acompanhado com a leitura de uma face pouco explorada da obra de Gastón Bachelard, sua enunciação e defesa de uma postura surracionalista da ciência contemporânea.
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