A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153298 |
Resumo: | A interdisciplinaridade tem sido um desejo e um objetivo no ensino de ciências e também no ensino de química. As abordagens didáticas que permitem a interdisciplinaridade têm seguido diversas perspectivas e neste trabalho, a abordagem adotada foi a relação do ensino de química com as artes plásticas, que tem sido enaltecida em trabalhos recentes, seja no âmbito da didática das ciências ou no âmbito da filosofia da química. O ajuste fino do foco recaiu sobre as pinturas surrealistas de Salvador Dalí, mais especificamente no período do Misticismo Nuclear. A busca por uma variação do “enxergar” as pinturas de Dalí é um convite frente às novas interpretações para conhecimentos e tecnologias científicas, particularmente aquelas que se relacionam com a percepção e a representação da matéria em sua natureza atômica. Visando uma fissura do senso comum, da opinião cômoda academicista, propôs-se utilizar uma forma de trabalho que não fosse classificada como ingênua ou subjetiva. A literatura nos fornece o fundamento para usar novos recursos de distribuição de imagens para a produção de materiais didáticos que envolvam processos de curadoria. Neste Trabalho de Conclusão de Curso foi utilizado um desses recursos, o Pinterest, que é uma rede social para o compartilhamento de ideias visuais. As pinturas de Dalí encontradas no Pinterest foram selecionadas e compiladas em um processo de curadoria, entendida aqui como uma metáfora do processo de ensino. O convite à variação do “enxergar” as pinturas do Misticismo Nuclear foi acompanhado com a leitura de uma face pouco explorada da obra de Gastón Bachelard, sua enunciação e defesa de uma postura surracionalista da ciência contemporânea. |
id |
UFRGS-2_5aa5275e9e68a659282e822e5473b380 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153298 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nichele, Tatiana ZarichtaEichler, Marcelo Leandro2017-03-16T02:21:17Z2016http://hdl.handle.net/10183/153298001014346A interdisciplinaridade tem sido um desejo e um objetivo no ensino de ciências e também no ensino de química. As abordagens didáticas que permitem a interdisciplinaridade têm seguido diversas perspectivas e neste trabalho, a abordagem adotada foi a relação do ensino de química com as artes plásticas, que tem sido enaltecida em trabalhos recentes, seja no âmbito da didática das ciências ou no âmbito da filosofia da química. O ajuste fino do foco recaiu sobre as pinturas surrealistas de Salvador Dalí, mais especificamente no período do Misticismo Nuclear. A busca por uma variação do “enxergar” as pinturas de Dalí é um convite frente às novas interpretações para conhecimentos e tecnologias científicas, particularmente aquelas que se relacionam com a percepção e a representação da matéria em sua natureza atômica. Visando uma fissura do senso comum, da opinião cômoda academicista, propôs-se utilizar uma forma de trabalho que não fosse classificada como ingênua ou subjetiva. A literatura nos fornece o fundamento para usar novos recursos de distribuição de imagens para a produção de materiais didáticos que envolvam processos de curadoria. Neste Trabalho de Conclusão de Curso foi utilizado um desses recursos, o Pinterest, que é uma rede social para o compartilhamento de ideias visuais. As pinturas de Dalí encontradas no Pinterest foram selecionadas e compiladas em um processo de curadoria, entendida aqui como uma metáfora do processo de ensino. O convite à variação do “enxergar” as pinturas do Misticismo Nuclear foi acompanhado com a leitura de uma face pouco explorada da obra de Gastón Bachelard, sua enunciação e defesa de uma postura surracionalista da ciência contemporânea.Interdisciplinarity has been a desire and a goal in science teaching and in chemical education. The didactic approaches that allow interdisciplinarity have followed different perspectives, in this work the approach adopted was the relation of chemistry education with the plastic arts, which has been praised in recent works, either within the science teaching or within the philosophy of chemistry. The finetuning of focus fell on the surrealist paintings of Salvador Dalí, more specifically in his period of Nuclear Mysticism. The search for a other view of Dalí's paintings is an invitation to new interpretations of scientific knowledge and technologies, particularly those related to the perception and representation of matter in atomic nature. Aiming a fissure of common sense, the comfortable scholar opinion, it was proposed to use a form of work that were not classified as naive or subjective. The literature provides us with the framework for using new digital resources of image distribution for the production of didactic material involving curating processes. In this work was used one of these resources, Pinterest, which is a social network for the sharing of visual ideas. The paintings of Dalí found in Pinterest were selected and compiled in a curating processes, understood here as a metaphor of the teaching process. The invitation to the variation of "seeing" the paintings of Nuclear Mysticism was accompanied by the reading of an unexplored face of Gastón Bachelard's work, his enunciation and defense of a surrationalist stance of contemporary science.application/pdfporInterdisciplinaridadeEnsino de quimicaInterdisciplinarityNuclear mysticismSalvador DalíBachelardPinterestA Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2016Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001014346.pdf001014346.pdfTexto completoapplication/pdf4823119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153298/1/001014346.pdf015a693148df93acc8679db4de2f842fMD51TEXT001014346.pdf.txt001014346.pdf.txtExtracted Texttext/plain101375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153298/2/001014346.pdf.txt4dc01a5df603bd844519444dda2b21bdMD52THUMBNAIL001014346.pdf.jpg001014346.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153298/3/001014346.pdf.jpgdfcc410ed7e93a790319b7278f7fc38dMD5310183/1532982018-10-22 08:21:17.764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153298Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T11:21:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química |
title |
A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química |
spellingShingle |
A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química Nichele, Tatiana Zarichta Interdisciplinaridade Ensino de quimica Interdisciplinarity Nuclear mysticism Salvador Dalí Bachelard |
title_short |
A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química |
title_full |
A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química |
title_fullStr |
A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química |
title_full_unstemmed |
A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química |
title_sort |
A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química |
author |
Nichele, Tatiana Zarichta |
author_facet |
Nichele, Tatiana Zarichta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nichele, Tatiana Zarichta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eichler, Marcelo Leandro |
contributor_str_mv |
Eichler, Marcelo Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Ensino de quimica |
topic |
Interdisciplinaridade Ensino de quimica Interdisciplinarity Nuclear mysticism Salvador Dalí Bachelard |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interdisciplinarity Nuclear mysticism Salvador Dalí Bachelard |
description |
A interdisciplinaridade tem sido um desejo e um objetivo no ensino de ciências e também no ensino de química. As abordagens didáticas que permitem a interdisciplinaridade têm seguido diversas perspectivas e neste trabalho, a abordagem adotada foi a relação do ensino de química com as artes plásticas, que tem sido enaltecida em trabalhos recentes, seja no âmbito da didática das ciências ou no âmbito da filosofia da química. O ajuste fino do foco recaiu sobre as pinturas surrealistas de Salvador Dalí, mais especificamente no período do Misticismo Nuclear. A busca por uma variação do “enxergar” as pinturas de Dalí é um convite frente às novas interpretações para conhecimentos e tecnologias científicas, particularmente aquelas que se relacionam com a percepção e a representação da matéria em sua natureza atômica. Visando uma fissura do senso comum, da opinião cômoda academicista, propôs-se utilizar uma forma de trabalho que não fosse classificada como ingênua ou subjetiva. A literatura nos fornece o fundamento para usar novos recursos de distribuição de imagens para a produção de materiais didáticos que envolvam processos de curadoria. Neste Trabalho de Conclusão de Curso foi utilizado um desses recursos, o Pinterest, que é uma rede social para o compartilhamento de ideias visuais. As pinturas de Dalí encontradas no Pinterest foram selecionadas e compiladas em um processo de curadoria, entendida aqui como uma metáfora do processo de ensino. O convite à variação do “enxergar” as pinturas do Misticismo Nuclear foi acompanhado com a leitura de uma face pouco explorada da obra de Gastón Bachelard, sua enunciação e defesa de uma postura surracionalista da ciência contemporânea. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-16T02:21:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153298 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001014346 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153298 |
identifier_str_mv |
001014346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153298/1/001014346.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153298/2/001014346.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153298/3/001014346.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
015a693148df93acc8679db4de2f842f 4dc01a5df603bd844519444dda2b21bd dfcc410ed7e93a790319b7278f7fc38d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724618849386496 |