Da passarela às vitrines: a apropriação de tendências da semana de moda de Nova York pelas lojas Renner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lahm, Yasmin
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157351
Resumo: Este trabalho tem como tema a apropriação de tendências de moda difundidas por grifes internacionais pela cadeia brasileira de fast fashion Lojas Renner. Seu objetivo é investigar se a Renner reproduz as tendências lançadas pelas marcas internacionais em suas coleções, apurando se estas são usadas como referência na criação de coleções pela fast fashion. Com este objetivo em vista, foi construído um panorama teórico compreendendo uma perspectiva histórica dos primórdios da moda como indústria, a evolução da sua dinâmica de mercado ao longo dos anos, uma análise dos significados assumidos pelo conceito de tendência e um compêndio de teorias acerca da difusão das tendências na sociedade. Para pesquisar o fenômeno da apropriação das tendências empiricamente, identificou-se primeiramente as principais tendências desfiladas na semana de moda de Nova York de 2015, partindo de uma análise dos principais veículos que cobriram este evento. Após, foi realizada uma avaliação das postagens publicadas pela página das Lojas Renner no Facebook divulgando a coleção outono inverno 2016 da marca e, por fim, uma comparação entre o que foi consagrado como tendência pelas publicações e o que de fato foi replicado pelas Lojas Renner em sua coleção. A partir dos dados coletados nesta pesquisa, podemos concluir que as tendências apontadas pelas grandes grifes internacionais em seus desfiles ainda constituem uma importante fonte de inspiração para as coleções criadas pelas Lojas Renner, a despeito das novas lógicas de circulação da moda em ascensão na sociedade.
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