Concreto pré-fabricado : análise de práticas adotadas no processo executivo de estrutura de grande porte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79745 |
Resumo: | A escassez de mão de obra e de materiais e a disponibilidade de prazos mais enxutos para a realização de obras compõem o cenário atual da construção civil brasileira. Nesse contexto, é comum a busca, pelas empresas do setor, por métodos de racionalização da produção e aumento de produtividade, destacando-se, para estas finalidades, a escolha por estruturas pré-fabricadas de concreto. Atualmente, este uso está associado também a estádios de futebol, dentro do processo de construção e modernização de espaços esportivos no País. O presente trabalho tem como estudo de caso a aplicação de pré-fabricados à estrutura de uma arena multiuso, na cidade de Porto Alegre. A otimização do processo de montagem das lajes e vigas pré-fabricadas tornou-se necessária como forma de garantir a entrega da obra na data planejada e, desta forma, cumprir o compromisso estabelecido com o cliente do empreendimento. Como interferências identificadas à montagem da estrutura, podem-se destacar fatores inerentes ao contexto, como a variedade dos elementos pré-fabricados previstos pelo projeto e a baixo grau de instrução dos operários envolvidos, ou ainda aspectos referentes à cadeia produtiva, como a quantidade e a ordem de fabricação dos componentes, e sua organização em estoques no canteiro de obras, incluindo-se controle, layout, busca e localização. Como consequências, verificou-se, no canteiro de obras estudado, desperdício de tempo nos processos de localização dos pré-fabricados, necessidade de substituição de peças montadas fora de seu correto posicionamento na estrutura, necessidade de adaptações geométricas em lajes alveolares (chanfros e cortes) e replanejamento das etapas subsequentes à montagem. A partir disso, foram apresentadas as medidas implementadas para combater as interferências identificadas: realização de inventários das peças em estoque, concentração do estoque em uma área central, setorizados conforme a aplicação à estrutura, interferências, por parte da construtora, na programação de fabricação e expedição das peças, identificação visual das peças no canteiro e implementação de um estoque intermediário, anexo à obra. Com isso, foi possível verificar que, dentre aquelas apresentadas, a medida implementada que proporcionou melhor desempenho de produtividade foi a identificação visual das peças, seguida da implementação do estoque anexo. |
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