Um Desafio de Inclusão para Professores : Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandra Aparecida da Silveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39548
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno caracterizado pela presença de um desempenho inapropriado nos mecanismos que regulam a atenção, os impulsos e a atividade motora. O trabalho que aqui apresento, de cunho qualitativo, foi realizado através da pesquisa do referencial teórico disponível, que trata do TDAH. O mesmo contou, ainda, com um trabalho de campo desenvolvido durante o estágio docente, no qual vivenciei na prática essa dificuldade que ora apresento neste TCC como um estudo de caso. Foram analisados dados referentes aos questionários e observações realizadas com cinco professores, um orientador educacional e uma mãe de aluno de uma escola pública municipal de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Situa-se num bairro de classe média baixa, atendendo em torno de 350 alunos, da pré-escola até a 8ª série. A pesquisa teve por objetivo proporcionar uma reflexão ampla sobre as dificuldades de inclusão escolar a partir da experiência do professor e contribuir para a superação dos desafios da inclusão na escola regular dos alunos com TDAH, enfrentados pelo aluno, sua família e pela comunidade escolar. Sabendo que os professores sentem-se angustiados diante de um diagnóstico de TDHA, sendo que o mesmo deve ser feito por alguém que tenha conhecimento da evolução do desenvolvimento da criança, pois este é um diagnóstico dimensional (sintomas de atenção, hiperatividade x impulsividade), devendo sim ser avaliado dentro de uma escala dimensional, o quanto está trazendo de prejuízo para a criança, questiona-se: Como reconhecer a criança portadora TDAH? Como ajudá-la a superar suas dificuldades de aprendizagem? Como auxiliar na inclusão escolar e familiar melhorando assim sua qualidade de vida? A pesquisa bibliográfica consta do conceito do TDAH, histórico, quadro sintomatológico, tipos de TDAH, diagnóstico, possíveis fatores causais e o tratamento desse transtorno. Busca-se através da pesquisa bibliográfica informar e qualificar o trabalho pedagógico do educador e, através dele, auxiliar a família para lidar com os alunos portadores deste transtorno visando melhorar seu desempenho escolar. Observou-se durante a pesquisa bibliográfica o relevante papel do professor em aprofundar seus conhecimentos sobre o TDAH e se instrumentalizar, a fim de poder reconhecer as possibilidades e os limites desses alunos. A compreensão do fenômeno TDAH é importante para que a escola e o professor tenham uma visão sistêmica do processo ensino-aprendizagem no qual este aluno está inserido, auxiliando o pleno desenvolvimento da aprendizagem das crianças portadoras do TDAH e a sua inclusão e aceitação pela comunidade escolar. Os professores tornam-se elos importantíssimos para as crianças com TDAH, pois é através das estratégias e do alto comprometimento com o ensino que o professor promove a auto-estima dos alunos, estimulando a confiança e satisfação perante suas conquistas. Ser educador nos dias de hoje não é mais difícil nem mais fácil do que era há algum tempo atrás, é diferente. Diante da velocidade em que o mundo vem mudando, o nosso papel de educador vem se transformando. Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo, com consciência e sensibilidade. Por isso somos imprescindíveis, tornando-nos os parceiros mais importantes no movimento da construção de um novo modelo de Educação.
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