O cérebro que dança : uma abordagem do sistema de neurônios-espelho em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villa, Aline
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157202
Resumo: Com a evolução das mídias e a crescente popularização de sites e plataformas de compartilhamento, a visualização de vídeos está, cada vez mais, sendo utilizada para o aprendizado de sequências de movimentos. Diferentes abordagens sobre a capacidade de aprendizado de movimentos através da captação visual de informações vem sendo estudadas. As áreas da ciência do movimento (aprendizagem motora) e neurociência (neurônios-espelho) fornecem importante substrato para o entendimento desse campo. No que diz respeito à aprendizagem motora, salientam-se estudos de Bandura acerca da aprendizagem por demonstração e imitação de movimentos. Na área da neurociência, com estudos sobre o sistema de neurônios-espelho descobertos por Rizzolatti, descobriu-se que certas áreas corticais se ativam tanto para a observação de uma ação motora como para a execução daquela mesma ação. A presente pesquisa teve como objetivo compreender o aprendizado de movimentos através da captação visual de informações, para então compreender a visualização de vídeos de dança no auxílio de aprendizado de movimentos. Para isso, utiliza-se a metodologia de revisão narrativa de bibliografia, através de uma análise de livros impressos e/ou eletrônicos, publicações científicas, artigos, entre outros. Os principais estudos revisados indicam que um determinado padrão de movimento não precisa, a priori, ser experimentado fisicamente para ser adquirido, pois somente a observação de um modelo permite a formulação de uma representação mental da ação a ser realizada.
id UFRGS-2_5b5156f4a920aa47a3f08d6103f6ed1c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157202
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Villa, AlineGavioli, Izabela Lucchese2017-04-28T02:22:30Z2016http://hdl.handle.net/10183/157202001016870Com a evolução das mídias e a crescente popularização de sites e plataformas de compartilhamento, a visualização de vídeos está, cada vez mais, sendo utilizada para o aprendizado de sequências de movimentos. Diferentes abordagens sobre a capacidade de aprendizado de movimentos através da captação visual de informações vem sendo estudadas. As áreas da ciência do movimento (aprendizagem motora) e neurociência (neurônios-espelho) fornecem importante substrato para o entendimento desse campo. No que diz respeito à aprendizagem motora, salientam-se estudos de Bandura acerca da aprendizagem por demonstração e imitação de movimentos. Na área da neurociência, com estudos sobre o sistema de neurônios-espelho descobertos por Rizzolatti, descobriu-se que certas áreas corticais se ativam tanto para a observação de uma ação motora como para a execução daquela mesma ação. A presente pesquisa teve como objetivo compreender o aprendizado de movimentos através da captação visual de informações, para então compreender a visualização de vídeos de dança no auxílio de aprendizado de movimentos. Para isso, utiliza-se a metodologia de revisão narrativa de bibliografia, através de uma análise de livros impressos e/ou eletrônicos, publicações científicas, artigos, entre outros. Os principais estudos revisados indicam que um determinado padrão de movimento não precisa, a priori, ser experimentado fisicamente para ser adquirido, pois somente a observação de um modelo permite a formulação de uma representação mental da ação a ser realizada.Media evolution and the growing popularization of sites and sharing platforms are increasing the way videos are being used for the learning of sequences of movements. Different approaches to the learning ability of movements through the visual capture of information have been studied. Motion science (in motor learning field) and neuroscience (in mirror neurons field) provide important substrate for such understanding. Regarding motor learning, we highlight Bandura's studies about learning by demonstration and imitation of movements. In the area of neuroscience, with studies on the system of mirror neurons discovered by Rizzolatti, it was discovered that certain cortical areas are activated both for the observation of a motor action and for the execution of that same action. The present research aimed to understand the learning of movements through the visual capture of information, to understand the visualization of dance videos in the aid of learning movements. The methodology used was a narrative revision of bibliography, through the analysis of printed and / or electronic books, scientific publications, articles, among others. The most relevant reviewed studies indicate that a certain pattern of movement need not, a priori, be physically experienced to be acquired, for only the observation of a model allows the formulation of a mental representation of the action to be performed.application/pdfporAprendizagem motoraEnsino e aprendizagemVídeoDance,Motor learningMirror neuronsImitationVideo learningO cérebro que dança : uma abordagem do sistema de neurônios-espelho em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016870.pdf001016870.pdfTexto completoapplication/pdf397993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157202/1/001016870.pdf5a7639ea67328e14afe8fea5026560c0MD51TEXT001016870.pdf.txt001016870.pdf.txtExtracted Texttext/plain75092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157202/2/001016870.pdf.txt7925dab4086a1b7066dc31042562d75eMD52THUMBNAIL001016870.pdf.jpg001016870.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157202/3/001016870.pdf.jpg80be078e87acc937050ad11a8fcd1d03MD5310183/1572022018-10-29 08:51:06.729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:51:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cérebro que dança : uma abordagem do sistema de neurônios-espelho em dança
title O cérebro que dança : uma abordagem do sistema de neurônios-espelho em dança
spellingShingle O cérebro que dança : uma abordagem do sistema de neurônios-espelho em dança
Villa, Aline
Aprendizagem motora
Ensino e aprendizagem
Vídeo
Dance,
Motor learning
Mirror neurons
Imitation
Video learning
title_short O cérebro que dança : uma abordagem do sistema de neurônios-espelho em dança
title_full O cérebro que dança : uma abordagem do sistema de neurônios-espelho em dança
title_fullStr O cérebro que dança : uma abordagem do sistema de neurônios-espelho em dança
title_full_unstemmed O cérebro que dança : uma abordagem do sistema de neurônios-espelho em dança
title_sort O cérebro que dança : uma abordagem do sistema de neurônios-espelho em dança
author Villa, Aline
author_facet Villa, Aline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villa, Aline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gavioli, Izabela Lucchese
contributor_str_mv Gavioli, Izabela Lucchese
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem motora
Ensino e aprendizagem
Vídeo
topic Aprendizagem motora
Ensino e aprendizagem
Vídeo
Dance,
Motor learning
Mirror neurons
Imitation
Video learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance,
Motor learning
Mirror neurons
Imitation
Video learning
description Com a evolução das mídias e a crescente popularização de sites e plataformas de compartilhamento, a visualização de vídeos está, cada vez mais, sendo utilizada para o aprendizado de sequências de movimentos. Diferentes abordagens sobre a capacidade de aprendizado de movimentos através da captação visual de informações vem sendo estudadas. As áreas da ciência do movimento (aprendizagem motora) e neurociência (neurônios-espelho) fornecem importante substrato para o entendimento desse campo. No que diz respeito à aprendizagem motora, salientam-se estudos de Bandura acerca da aprendizagem por demonstração e imitação de movimentos. Na área da neurociência, com estudos sobre o sistema de neurônios-espelho descobertos por Rizzolatti, descobriu-se que certas áreas corticais se ativam tanto para a observação de uma ação motora como para a execução daquela mesma ação. A presente pesquisa teve como objetivo compreender o aprendizado de movimentos através da captação visual de informações, para então compreender a visualização de vídeos de dança no auxílio de aprendizado de movimentos. Para isso, utiliza-se a metodologia de revisão narrativa de bibliografia, através de uma análise de livros impressos e/ou eletrônicos, publicações científicas, artigos, entre outros. Os principais estudos revisados indicam que um determinado padrão de movimento não precisa, a priori, ser experimentado fisicamente para ser adquirido, pois somente a observação de um modelo permite a formulação de uma representação mental da ação a ser realizada.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-28T02:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157202
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001016870
url http://hdl.handle.net/10183/157202
identifier_str_mv 001016870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157202/1/001016870.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157202/2/001016870.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157202/3/001016870.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a7639ea67328e14afe8fea5026560c0
7925dab4086a1b7066dc31042562d75e
80be078e87acc937050ad11a8fcd1d03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224528352772096