Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Veit, Maria Helena Degani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230024
Resumo: O presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador – categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein – direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico.
id UFRGS-2_5b59eab69085e3ef9fa3515d14d2c864
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230024
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Russel Teresinha Dutra daVeit, Maria Helena Degani2021-09-22T04:23:48Z20110100-3143http://hdl.handle.net/10183/230024000775834O presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador – categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein – direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico.This article is the result of a case study concerning the initial training of high school teachers majoring in Biological Sciences. It focuses on the pedagogical relationship established between 30 trainee teachers and High School students, as one of the activities involved in the discipline called Teaching Practice. Interactions between teachers and students are analyzed looking at how the position of authority of a young teacher is constituted. The planning of the regulative discourse is discussed, a category that belongs to the theoretical perspective of Basil Bernstein, guided by the principle of mutual respect and characterized by spelling out the contextual rules for social practices. Besides the contributions of Basil Bernstein, the theoretical-methodological reference of this research is based on concepts of symbolic interactionism.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 36, n. 1 (jan./abr. 2011), p. 295-316ProfessorFormaçãoCurso de BiologiaEstágioTraining of biology teachersSociological perspectiveEstágio docente : análise de interações sociais em sala de aulaTeaching internship : analysis of social interactions in the classroominfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775834.pdf.txt000775834.pdf.txtExtracted Texttext/plain71167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230024/2/000775834.pdf.txtb487a8dbbf163fdb190593f57a2c2868MD52ORIGINAL000775834.pdfTexto completoapplication/pdf208567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230024/1/000775834.pdf4c4d3059529f1e0d6db32bad726eded3MD5110183/2300242021-10-04 04:23:50.251476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230024Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching internship : analysis of social interactions in the classroom
title Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula
spellingShingle Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Professor
Formação
Curso de Biologia
Estágio
Training of biology teachers
Sociological perspective
title_short Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula
title_full Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula
title_fullStr Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula
title_full_unstemmed Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula
title_sort Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula
author Rosa, Russel Teresinha Dutra da
author_facet Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Veit, Maria Helena Degani
author_role author
author2 Veit, Maria Helena Degani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Veit, Maria Helena Degani
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Curso de Biologia
Estágio
topic Professor
Formação
Curso de Biologia
Estágio
Training of biology teachers
Sociological perspective
dc.subject.eng.fl_str_mv Training of biology teachers
Sociological perspective
description O presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador – categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein – direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-22T04:23:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230024
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775834
identifier_str_mv 0100-3143
000775834
url http://hdl.handle.net/10183/230024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 36, n. 1 (jan./abr. 2011), p. 295-316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230024/2/000775834.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230024/1/000775834.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b487a8dbbf163fdb190593f57a2c2868
4c4d3059529f1e0d6db32bad726eded3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447767813718016