Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230024 |
Resumo: | O presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador – categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein – direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico. |
id |
UFRGS-2_5b59eab69085e3ef9fa3515d14d2c864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230024 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Russel Teresinha Dutra daVeit, Maria Helena Degani2021-09-22T04:23:48Z20110100-3143http://hdl.handle.net/10183/230024000775834O presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador – categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein – direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico.This article is the result of a case study concerning the initial training of high school teachers majoring in Biological Sciences. It focuses on the pedagogical relationship established between 30 trainee teachers and High School students, as one of the activities involved in the discipline called Teaching Practice. Interactions between teachers and students are analyzed looking at how the position of authority of a young teacher is constituted. The planning of the regulative discourse is discussed, a category that belongs to the theoretical perspective of Basil Bernstein, guided by the principle of mutual respect and characterized by spelling out the contextual rules for social practices. Besides the contributions of Basil Bernstein, the theoretical-methodological reference of this research is based on concepts of symbolic interactionism.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 36, n. 1 (jan./abr. 2011), p. 295-316ProfessorFormaçãoCurso de BiologiaEstágioTraining of biology teachersSociological perspectiveEstágio docente : análise de interações sociais em sala de aulaTeaching internship : analysis of social interactions in the classroominfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775834.pdf.txt000775834.pdf.txtExtracted Texttext/plain71167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230024/2/000775834.pdf.txtb487a8dbbf163fdb190593f57a2c2868MD52ORIGINAL000775834.pdfTexto completoapplication/pdf208567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230024/1/000775834.pdf4c4d3059529f1e0d6db32bad726eded3MD5110183/2300242021-10-04 04:23:50.251476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230024Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching internship : analysis of social interactions in the classroom |
title |
Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula |
spellingShingle |
Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula Rosa, Russel Teresinha Dutra da Professor Formação Curso de Biologia Estágio Training of biology teachers Sociological perspective |
title_short |
Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula |
title_full |
Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula |
title_fullStr |
Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula |
title_sort |
Estágio docente : análise de interações sociais em sala de aula |
author |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
author_facet |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da Veit, Maria Helena Degani |
author_role |
author |
author2 |
Veit, Maria Helena Degani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da Veit, Maria Helena Degani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Curso de Biologia Estágio |
topic |
Professor Formação Curso de Biologia Estágio Training of biology teachers Sociological perspective |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Training of biology teachers Sociological perspective |
description |
O presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador – categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein – direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-22T04:23:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230024 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775834 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000775834 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 36, n. 1 (jan./abr. 2011), p. 295-316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230024/2/000775834.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230024/1/000775834.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b487a8dbbf163fdb190593f57a2c2868 4c4d3059529f1e0d6db32bad726eded3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447767813718016 |