Os impactos do ensino remoto no processo de alfabetização de crianças : uma análise do retorno à educação presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Thaís Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262656
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivos identificar quais os impactos causados no processo de alfabetização de crianças que cursaram os dois primeiros anos do Ensino Fundamental no período pandêmico e investigar as estratégias utilizadas por professores no período pós-pandêmico que estão auxiliando na aquisição de conhecimento dos alunos no terceiro ano do Ensino Fundamental. A abordagem adotada é de caráter qualitativo, tendo como estratégia o Estudo de Caso e como instrumento para geração de dados a entrevista Semiestruturada, desenvolvida com professoras da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A análise dos dados obtidos deu-se através da Análise Textual Discursiva. Os resultados da primeira entrevista trazem dados sobre o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE), e a partir da categorização das respostas obtidas foram organizados três eixos analíticos: 1. Uso de recursos digitais, modalidade das aulas e atividades promovidas durante o ERE, 2. Relação entre famílias e escola e 3. Formas de progressão da escolarização dos estudantes durante o ERE. Os resultados da segunda entrevista discorrem sobre retorno à presencialidade no ano de 2022 e após a categorização das respostas mais incidentes foram organizados os seguintes eixos de análise: 1. Retorno dos alunos à escola e suas dificuldades, 2. Ações docentes no retorno à presencialidade e suas formas de organização e 3. Comportamentos e aprendizagens de saída dos alunos. As contribuições desta pesquisa demonstram que o ERE acelerou o uso dos recursos digitais na educação, bem como salientam a importância do papel da escola e da profissão docente para o desenvolvimento efetivo das aprendizagens dos alunos.
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