Contribuição do estágio extracurricular na formação profissional do discente de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Ana Claudia Domingues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/168624
Resumo: O estágio é um meio pelo qual os discentes têm a possibilidade de entrar em contato com o mercado de trabalho, bem como de aplicar os conhecimentos teóricos estudados na graduação, antes da conclusão do curso. Este estudo tem como objetivo evidenciar a contribuição do estágio extracurricular na formação profissional dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assim, fora realizada uma análise descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, por meio de levantamento, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado aos acadêmicos matriculados no segundo semestre de 2015, entre o 2° e o 8° semestre. Os resultados alcançados apontam que as atividades realizadas nos estágios estão de acordo com a profissão contábil, proporcionando a aprendizagem prática da teoria ensinada em sala de aula. Evidenciou-se que não houve piora no desempenho geral dos acadêmicos e que fatores relacionados com as competências exigidas e aprendidas foram os que apresentaram maior percentual de satisfação nas respostas. Quantos aos pontos negativos, observou-se o nível de incerteza presente na escolha da área a seguir como futura profissão, o elevado número de alunos que nunca estagiou e os níveis altos de estresse e ansiedade. Assim, é possível inferir que o estágio corresponde a uma etapa importante da vida acadêmica, pois promove o confronto dos conhecimentos teóricos com a realidade do mercado. Os discentes do curso, em sua maioria, têm uma percepção positiva quanto aos resultados proporcionados pelo estágio. Tais conclusões podem ser utilizadas para aperfeiçoar o ensino, visando aproximar a vivência prática da sala de aula.
id UFRGS-2_5b7a016424068b2ab2495e4a5ee8804d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168624
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bolzan, Ana Claudia DominguesBianchi, Márcia2017-09-19T02:30:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/168624001044640O estágio é um meio pelo qual os discentes têm a possibilidade de entrar em contato com o mercado de trabalho, bem como de aplicar os conhecimentos teóricos estudados na graduação, antes da conclusão do curso. Este estudo tem como objetivo evidenciar a contribuição do estágio extracurricular na formação profissional dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assim, fora realizada uma análise descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, por meio de levantamento, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado aos acadêmicos matriculados no segundo semestre de 2015, entre o 2° e o 8° semestre. Os resultados alcançados apontam que as atividades realizadas nos estágios estão de acordo com a profissão contábil, proporcionando a aprendizagem prática da teoria ensinada em sala de aula. Evidenciou-se que não houve piora no desempenho geral dos acadêmicos e que fatores relacionados com as competências exigidas e aprendidas foram os que apresentaram maior percentual de satisfação nas respostas. Quantos aos pontos negativos, observou-se o nível de incerteza presente na escolha da área a seguir como futura profissão, o elevado número de alunos que nunca estagiou e os níveis altos de estresse e ansiedade. Assim, é possível inferir que o estágio corresponde a uma etapa importante da vida acadêmica, pois promove o confronto dos conhecimentos teóricos com a realidade do mercado. Os discentes do curso, em sua maioria, têm uma percepção positiva quanto aos resultados proporcionados pelo estágio. Tais conclusões podem ser utilizadas para aperfeiçoar o ensino, visando aproximar a vivência prática da sala de aula.The internship is the way through which students are able to get in touch with the labor market, as well as to apply the theoretical knowledge learned in their undergraduate course, before its completion. This study aims to highlight the internship contribution to the training of Accounting students at the Federal University of Rio Grande do Sul. With that in mind, a descriptive analysis has been conducted, with quantitative examination of the data acquired through survey, which has been applied to students enrolled in the second half of 2015, between the 2nd and the 8th semesters. The results achieved indicate that the activities performed in internships are in accordance with the accounting profession, providing hands-on learning of the theory taught inside the classroom. It was evident that there was no harm to the overall performance of the students and that factors related to the required and learned skills showed the highest percentage of satisfaction in the answers. Regarding the negatives, there was the level of uncertainty concerning the choice of the area in which the surveyed students want to professionalize in , the high number of students that never got involved in internships and the high level of stress and anxiety. Thus, it is possible to infer that the internship corresponds to an important step in academic life, as it promotes the confrontation of theoretical knowledge with the reality of the market. Most of the Accounting students have a positive perception of the results provided by the internship. Such findings can be used to improve teaching, aiming to bring practical experience into the classroom.application/pdfporFormação profissionalContabilidadeInternshipAccounting CourseProfessional qualificationContribuição do estágio extracurricular na formação profissional do discente de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do SulExtracurricular internship contribution in professional qualification of accounting sciences student at Universidade Federal do Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044640.pdf001044640.pdfTexto completoapplication/pdf928472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168624/1/001044640.pdf2e54f0e98309acc3ecf78b6e951df54cMD51TEXT001044640.pdf.txt001044640.pdf.txtExtracted Texttext/plain59107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168624/2/001044640.pdf.txt17d14471027af17aa0efd085e6a52d69MD52THUMBNAIL001044640.pdf.jpg001044640.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168624/3/001044640.pdf.jpg393be5313590ddaedc51004dc2d5bfbcMD5310183/1686242023-03-09 03:28:31.148597oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168624Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-09T06:28:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição do estágio extracurricular na formação profissional do discente de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Extracurricular internship contribution in professional qualification of accounting sciences student at Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Contribuição do estágio extracurricular na formação profissional do discente de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Contribuição do estágio extracurricular na formação profissional do discente de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bolzan, Ana Claudia Domingues
Formação profissional
Contabilidade
Internship
Accounting Course
Professional qualification
title_short Contribuição do estágio extracurricular na formação profissional do discente de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Contribuição do estágio extracurricular na formação profissional do discente de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Contribuição do estágio extracurricular na formação profissional do discente de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Contribuição do estágio extracurricular na formação profissional do discente de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Contribuição do estágio extracurricular na formação profissional do discente de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Bolzan, Ana Claudia Domingues
author_facet Bolzan, Ana Claudia Domingues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzan, Ana Claudia Domingues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bianchi, Márcia
contributor_str_mv Bianchi, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Contabilidade
topic Formação profissional
Contabilidade
Internship
Accounting Course
Professional qualification
dc.subject.eng.fl_str_mv Internship
Accounting Course
Professional qualification
description O estágio é um meio pelo qual os discentes têm a possibilidade de entrar em contato com o mercado de trabalho, bem como de aplicar os conhecimentos teóricos estudados na graduação, antes da conclusão do curso. Este estudo tem como objetivo evidenciar a contribuição do estágio extracurricular na formação profissional dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assim, fora realizada uma análise descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, por meio de levantamento, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado aos acadêmicos matriculados no segundo semestre de 2015, entre o 2° e o 8° semestre. Os resultados alcançados apontam que as atividades realizadas nos estágios estão de acordo com a profissão contábil, proporcionando a aprendizagem prática da teoria ensinada em sala de aula. Evidenciou-se que não houve piora no desempenho geral dos acadêmicos e que fatores relacionados com as competências exigidas e aprendidas foram os que apresentaram maior percentual de satisfação nas respostas. Quantos aos pontos negativos, observou-se o nível de incerteza presente na escolha da área a seguir como futura profissão, o elevado número de alunos que nunca estagiou e os níveis altos de estresse e ansiedade. Assim, é possível inferir que o estágio corresponde a uma etapa importante da vida acadêmica, pois promove o confronto dos conhecimentos teóricos com a realidade do mercado. Os discentes do curso, em sua maioria, têm uma percepção positiva quanto aos resultados proporcionados pelo estágio. Tais conclusões podem ser utilizadas para aperfeiçoar o ensino, visando aproximar a vivência prática da sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-19T02:30:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/168624
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001044640
url http://hdl.handle.net/10183/168624
identifier_str_mv 001044640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168624/1/001044640.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168624/2/001044640.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168624/3/001044640.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e54f0e98309acc3ecf78b6e951df54c
17d14471027af17aa0efd085e6a52d69
393be5313590ddaedc51004dc2d5bfbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447202784346112