Subjetividade e enunciação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231084 |
Resumo: | Este artigo discute algumas concepções acerca do sujeito e da subjetividade, interrogando o lugar que estes ocupam em alguns discursos contemporâneos. As questões suscitadas por esta discussão dizem respeito, em primeiro lugar, à maneira como a situação de enunciação é colocada como uma das alternativas de ultrapassamento dos modelos de subjetividade calcados em processos reflexivos; em segundo lugar, a modos de produção de subjetividade, procurando apresentar outras possibilidades de leitura desta questão. Discutem-se, ainda, alguns processos de subjetivação do sujeito na educação, procurando transcender, principalmente, o discurso "patologizante". Por fim, demarcamos a necessária ambivalência e duplicidade que circunscrevem as possibilidades de se falar em sujeito e em processos de subjetivação na contemporaneidade. |
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Schäffer, Margareth2021-10-21T04:30:27Z19990100-3143http://hdl.handle.net/10183/231084000269565Este artigo discute algumas concepções acerca do sujeito e da subjetividade, interrogando o lugar que estes ocupam em alguns discursos contemporâneos. As questões suscitadas por esta discussão dizem respeito, em primeiro lugar, à maneira como a situação de enunciação é colocada como uma das alternativas de ultrapassamento dos modelos de subjetividade calcados em processos reflexivos; em segundo lugar, a modos de produção de subjetividade, procurando apresentar outras possibilidades de leitura desta questão. Discutem-se, ainda, alguns processos de subjetivação do sujeito na educação, procurando transcender, principalmente, o discurso "patologizante". Por fim, demarcamos a necessária ambivalência e duplicidade que circunscrevem as possibilidades de se falar em sujeito e em processos de subjetivação na contemporaneidade.This paper discusses some conceptions on subject and subjectivity trying to seek out how they stand inside some contemporary discourses. It argues that enunciative processes may be considered as an alternative point of view for already given reflexive models and subjectivity production conditions, surpassing them. It also tries to go beyond the limits of " pathologicalizing" discourse concerning subjects in the Education field. And last but not least, it attempts for the necessary ambiguity and doubled-barreled mouvement surrounding subject and subjectivity in contemporaneity.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 24, n. 1 (jan./jun. 1999), p. 19-38SubjetividadeSubjectEnunciativeAmbiguitySubjetividade e enunciaçãoSubjectivity and enunciative processes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000269565.pdf.txt000269565.pdf.txtExtracted Texttext/plain60434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231084/2/000269565.pdf.txtd8bc3bdc183ac9f2a994d0efd500917dMD52ORIGINAL000269565.pdfTexto completoapplication/pdf268474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231084/1/000269565.pdfb1d1c85cd7bd2ab881bc3f2db947c24bMD5110183/2310842021-11-20 06:20:49.16391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231084Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:20:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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