Visualização com Matemática Dinâmica : um estudo com projeção ortogonal na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Retore, Lucas Daniel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270507
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que modo a matemática dinâmica do software GeoGebra contribui para o desenvolvimento da visualização espacial. O referencial teórico utilizado aborda a visualização espacial, os ambientes de matemática dinâmica, os softwares que proporcionam este tipo de ambiente e suas ferramentas. A investigação foi de natureza qualitativa e os dados produzidos se deram na forma de capturas de tela, registros fotográficos, gravações de áudio, anotações no caderno de campo do pesquisador, respostas escritas e produções dos alunos no software. O experimento prático ocorreu com a participação de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, ao longo de seis semanas, em cinco encontros: Introdução ao GeoGebra, Conhecendo a projeção ortogonal, Atividades I, II e III, Atividade IV, e Retomada e entrevista. Com a análise dos dados produzidos, por meio do reconhecimento de habilidades de visualização e de modalidades do recurso do arrastar do GeoGebra empregadas pelos participantes, foram identificadas contribuições desse software de matemática dinâmica à visualização dos alunos no contexto das atividades realizadas, em especial, foi constatado que a interação com os objetos dinâmicos apresentados na tela dos aparelhos dá sustento tanto ao processo de criação de imagens mentais pelo reconhecimento de propriedades e relações invariantes quanto ao processo de tradução das imagens em representações externas.
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