Deficiência e acessibilidade na comunicação organizacional da Huggies na Internet: uma análise da campanha Contando os Dias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leopardo, Christine Hartmann
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147082
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral compreender de que forma as temáticas deficiência e aces-sibilidade aparecem nos espaços de comunicação organizacional da Huggies na internet. Este interesse se justifica a partir da repercussão da campanha “Contando os Dias”, feita pela mesma marca, utilizando a estratégia de Storytelling com o protagonismo de mães com deficiência visual. A partir de reflexão teórica, propõe uma articulação entre a inclusão social de pessoas com deficiência e comunicação organizacional, considerando o cenário da midiatização e a hu-manização das relações. O método utilizado foi o Estudo de Caso, a partir de um olhar quali-quantitativo. A operacionalização deste método se dá a partir das técnicas de análise documen-tal e análise de conteúdo. Na análise documental, foram selecionados sites, relatórios, matérias e vídeos para leitura. A análise de conteúdo foi realizada para sistematizar o conteúdo recortado da página da marca no Facebook entre os dias quatro de maio de 2015 e 15 de março de 2016. Esse corpus apresenta o total de 148 publicações. Inserido neste, foram recortadas as postagens com menção a campanha “Contando os Dias” e ao vídeo “Os Primeiros 100 Dias de Murilo”, os 20 principais comentários e, quando houvesse, até a quinta resposta a cada um destes, ge-rando o corpus de 129 interações. Os resultados mostram que a abordagem ao tema deficiência, bem como a disponibilidade de recursos acessíveis se dá de forma isolada e não planejada, o que traz uma reflexão sobre a responsabilidade da comunicação na inclusão de diferentes pú-blicos da organização.
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