A pós-verdade e seus desafios para o jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Esdras de Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177688
Resumo: Neste trabalho, refletimos sobre o cenário de propagação das notícias falsas no ambiente midiático. O compartilhamento e credibilidade das notícias falsas, caracteriza o fenômeno da pós-verdade. O conceito de pós-verdade se refere à inclinação das pessoas em acreditar mais em suas crenças pessoais e emoções do que em fatos objetivos. Neste cenário, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar os modos de funcionamento da pós-verdade no jornalismo. Também pretende discutir sobre o que pode ser feito para diminuir os impactos negativos da circulação social de notícias falsas. É uma pesquisa qualitativa, que se divide em levantamento bibliográfico e análise de três casos que repercutiram recentemente. Na análise de três casos, podemos ver que o jornalismo não está imune às notícias falsas. Os métodos de trabalho e controle precisam estar em constante aperfeiçoamento, principalmente devido ao surgimento das novas tecnologias de informação. É fundamental, portanto, a atualização e reflexão sobre as práticas jornalísticas para combater os impactos da pós-verdade. O esforço contra as notícias falsas contempla tanto aspectos éticos, de compromisso com a verdade quanto rotinas de produção que visem a diminuição do erro. O reforço na qualidade do material produzido pelo jornalismo pode ajudá-lo na reafirmação do seu papel de mediação social, criação de uma identidade coletiva e fomento da democracia.
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