Blogs como estratégias pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141439 |
Resumo: | A sociedade está mudando em todas as suas formas de organização e, conseqüentemente, na forma de ensinar e aprender. Antigas formas de ensinar não se justificam mais e o campo da educação está pressionado a buscar novas fontes de construção de conhecimento, principalmente com o advento do computador conectado a internet. Percebemos que a educação é o caminho para transformação da sociedade, e para que haja transformação consciente é necessária uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Diante deste contexto, somos desafiados enquanto profissionais da educação a migrarmos para esta geração digital e revermos nossa prática pedagógica e uso de ferramentas e estratégias que propiciem a construção de conhecimentos, assim consideramos que o uso de blog (diário virtual), como estratégia pedagógica, pode ser um aliado nesta caminhada educacional. |
id |
UFRGS-2_5c016fdbca9bd0bc3dc966116a15be73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141439 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Laste, Myrian Isabel Sais BorgesKonrath, Mary Lúcia Pedroso2016-05-20T02:10:46Z2010http://hdl.handle.net/10183/141439000990979A sociedade está mudando em todas as suas formas de organização e, conseqüentemente, na forma de ensinar e aprender. Antigas formas de ensinar não se justificam mais e o campo da educação está pressionado a buscar novas fontes de construção de conhecimento, principalmente com o advento do computador conectado a internet. Percebemos que a educação é o caminho para transformação da sociedade, e para que haja transformação consciente é necessária uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Diante deste contexto, somos desafiados enquanto profissionais da educação a migrarmos para esta geração digital e revermos nossa prática pedagógica e uso de ferramentas e estratégias que propiciem a construção de conhecimentos, assim consideramos que o uso de blog (diário virtual), como estratégia pedagógica, pode ser um aliado nesta caminhada educacional.Society is changing in its organizational forms and therefore its way of teaching and learning. Old ways of teaching are not sufficient anymore, and the field of education is under pressure to seek new sources of knowledge development, especially with the advent of the internet. It is been observed that education is the way to transform society, and for society it has a consistant transformation. It is necessary to have quality education, which integrates all human dimensions. In this context, we are encourages as teacher, or educational professionals to migrate towards a digital generation and review our pedagogical practice, tools and strategies. We believe that the use of a blog as a pedagogical strategy can be an ally in this process of education.application/pdfporBlogCiberculturaProfessorEscolaCyberculturePedagogical strategiesBlogs como estratégias pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990979.pdf000990979.pdfTexto completoapplication/pdf506027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/1/000990979.pdf61dd173e084c3fb1173e1cd4424ab385MD51TEXT000990979.pdf.txt000990979.pdf.txtExtracted Texttext/plain124861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/2/000990979.pdf.txt64017388b1239d74ae224bd9fa549b63MD52THUMBNAIL000990979.pdf.jpg000990979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/3/000990979.pdf.jpgffe1aed8ae5eeebe57f9fa8bff519bc0MD5310183/1414392018-10-25 10:03:41.622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141439Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Blogs como estratégias pedagógicas |
title |
Blogs como estratégias pedagógicas |
spellingShingle |
Blogs como estratégias pedagógicas Laste, Myrian Isabel Sais Borges Blog Cibercultura Professor Escola Cyberculture Pedagogical strategies |
title_short |
Blogs como estratégias pedagógicas |
title_full |
Blogs como estratégias pedagógicas |
title_fullStr |
Blogs como estratégias pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Blogs como estratégias pedagógicas |
title_sort |
Blogs como estratégias pedagógicas |
author |
Laste, Myrian Isabel Sais Borges |
author_facet |
Laste, Myrian Isabel Sais Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laste, Myrian Isabel Sais Borges |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Konrath, Mary Lúcia Pedroso |
contributor_str_mv |
Konrath, Mary Lúcia Pedroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Cibercultura Professor Escola |
topic |
Blog Cibercultura Professor Escola Cyberculture Pedagogical strategies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cyberculture Pedagogical strategies |
description |
A sociedade está mudando em todas as suas formas de organização e, conseqüentemente, na forma de ensinar e aprender. Antigas formas de ensinar não se justificam mais e o campo da educação está pressionado a buscar novas fontes de construção de conhecimento, principalmente com o advento do computador conectado a internet. Percebemos que a educação é o caminho para transformação da sociedade, e para que haja transformação consciente é necessária uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Diante deste contexto, somos desafiados enquanto profissionais da educação a migrarmos para esta geração digital e revermos nossa prática pedagógica e uso de ferramentas e estratégias que propiciem a construção de conhecimentos, assim consideramos que o uso de blog (diário virtual), como estratégia pedagógica, pode ser um aliado nesta caminhada educacional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141439 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990979 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141439 |
identifier_str_mv |
000990979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/1/000990979.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/2/000990979.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/3/000990979.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61dd173e084c3fb1173e1cd4424ab385 64017388b1239d74ae224bd9fa549b63 ffe1aed8ae5eeebe57f9fa8bff519bc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174315507712 |