Blogs como estratégias pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laste, Myrian Isabel Sais Borges
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141439
Resumo: A sociedade está mudando em todas as suas formas de organização e, conseqüentemente, na forma de ensinar e aprender. Antigas formas de ensinar não se justificam mais e o campo da educação está pressionado a buscar novas fontes de construção de conhecimento, principalmente com o advento do computador conectado a internet. Percebemos que a educação é o caminho para transformação da sociedade, e para que haja transformação consciente é necessária uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Diante deste contexto, somos desafiados enquanto profissionais da educação a migrarmos para esta geração digital e revermos nossa prática pedagógica e uso de ferramentas e estratégias que propiciem a construção de conhecimentos, assim consideramos que o uso de blog (diário virtual), como estratégia pedagógica, pode ser um aliado nesta caminhada educacional.
id UFRGS-2_5c016fdbca9bd0bc3dc966116a15be73
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141439
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Laste, Myrian Isabel Sais BorgesKonrath, Mary Lúcia Pedroso2016-05-20T02:10:46Z2010http://hdl.handle.net/10183/141439000990979A sociedade está mudando em todas as suas formas de organização e, conseqüentemente, na forma de ensinar e aprender. Antigas formas de ensinar não se justificam mais e o campo da educação está pressionado a buscar novas fontes de construção de conhecimento, principalmente com o advento do computador conectado a internet. Percebemos que a educação é o caminho para transformação da sociedade, e para que haja transformação consciente é necessária uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Diante deste contexto, somos desafiados enquanto profissionais da educação a migrarmos para esta geração digital e revermos nossa prática pedagógica e uso de ferramentas e estratégias que propiciem a construção de conhecimentos, assim consideramos que o uso de blog (diário virtual), como estratégia pedagógica, pode ser um aliado nesta caminhada educacional.Society is changing in its organizational forms and therefore its way of teaching and learning. Old ways of teaching are not sufficient anymore, and the field of education is under pressure to seek new sources of knowledge development, especially with the advent of the internet. It is been observed that education is the way to transform society, and for society it has a consistant transformation. It is necessary to have quality education, which integrates all human dimensions. In this context, we are encourages as teacher, or educational professionals to migrate towards a digital generation and review our pedagogical practice, tools and strategies. We believe that the use of a blog as a pedagogical strategy can be an ally in this process of education.application/pdfporBlogCiberculturaProfessorEscolaCyberculturePedagogical strategiesBlogs como estratégias pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990979.pdf000990979.pdfTexto completoapplication/pdf506027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/1/000990979.pdf61dd173e084c3fb1173e1cd4424ab385MD51TEXT000990979.pdf.txt000990979.pdf.txtExtracted Texttext/plain124861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/2/000990979.pdf.txt64017388b1239d74ae224bd9fa549b63MD52THUMBNAIL000990979.pdf.jpg000990979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/3/000990979.pdf.jpgffe1aed8ae5eeebe57f9fa8bff519bc0MD5310183/1414392018-10-25 10:03:41.622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141439Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blogs como estratégias pedagógicas
title Blogs como estratégias pedagógicas
spellingShingle Blogs como estratégias pedagógicas
Laste, Myrian Isabel Sais Borges
Blog
Cibercultura
Professor
Escola
Cyberculture
Pedagogical strategies
title_short Blogs como estratégias pedagógicas
title_full Blogs como estratégias pedagógicas
title_fullStr Blogs como estratégias pedagógicas
title_full_unstemmed Blogs como estratégias pedagógicas
title_sort Blogs como estratégias pedagógicas
author Laste, Myrian Isabel Sais Borges
author_facet Laste, Myrian Isabel Sais Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laste, Myrian Isabel Sais Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
contributor_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Cibercultura
Professor
Escola
topic Blog
Cibercultura
Professor
Escola
Cyberculture
Pedagogical strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Cyberculture
Pedagogical strategies
description A sociedade está mudando em todas as suas formas de organização e, conseqüentemente, na forma de ensinar e aprender. Antigas formas de ensinar não se justificam mais e o campo da educação está pressionado a buscar novas fontes de construção de conhecimento, principalmente com o advento do computador conectado a internet. Percebemos que a educação é o caminho para transformação da sociedade, e para que haja transformação consciente é necessária uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Diante deste contexto, somos desafiados enquanto profissionais da educação a migrarmos para esta geração digital e revermos nossa prática pedagógica e uso de ferramentas e estratégias que propiciem a construção de conhecimentos, assim consideramos que o uso de blog (diário virtual), como estratégia pedagógica, pode ser um aliado nesta caminhada educacional.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141439
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990979
url http://hdl.handle.net/10183/141439
identifier_str_mv 000990979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/1/000990979.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/2/000990979.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141439/3/000990979.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 61dd173e084c3fb1173e1cd4424ab385
64017388b1239d74ae224bd9fa549b63
ffe1aed8ae5eeebe57f9fa8bff519bc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447174315507712