Tarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC) : construção e evidências de validade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Cláudia de Moraes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Giacomoni, Claudia Hofheinz, Hutz, Claudio Simon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199742
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver a escala Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças (TAPOC). A escala TAPOC foi elaborada para avaliar o otimismo em crianças em processo de alfabetização por historietas e desenhos coloridos. Investigaram-se evidências de validade e fidedignidade e procurou-se avaliar o nível de otimismo das crianças dessa amostra, assim como verificar possíveis diferenças entre os sexos e diferentes faixas etárias. Participaram 190 crianças (51,1% meninos) entre quatro e oito anos de idade de escolas privadas da região Sul do Brasil. Foram realizadas análises fatoriais que apontaram para a solução unifatorial, e a versão final do instrumento contou com doze itens. A escala apresentou boas evidências de validade e confiabilidade. Os resultados não apontaram diferenças significativas nos níveis de otimismo entre as idades ou entre os sexos.
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spelling Bandeira, Cláudia de MoraesGiacomoni, Claudia HofheinzHutz, Claudio Simon2019-09-26T03:44:20Z20151677-0471http://hdl.handle.net/10183/199742001101815O objetivo deste estudo foi desenvolver a escala Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças (TAPOC). A escala TAPOC foi elaborada para avaliar o otimismo em crianças em processo de alfabetização por historietas e desenhos coloridos. Investigaram-se evidências de validade e fidedignidade e procurou-se avaliar o nível de otimismo das crianças dessa amostra, assim como verificar possíveis diferenças entre os sexos e diferentes faixas etárias. Participaram 190 crianças (51,1% meninos) entre quatro e oito anos de idade de escolas privadas da região Sul do Brasil. Foram realizadas análises fatoriais que apontaram para a solução unifatorial, e a versão final do instrumento contou com doze itens. A escala apresentou boas evidências de validade e confiabilidade. Os resultados não apontaram diferenças significativas nos níveis de otimismo entre as idades ou entre os sexos.This study aimed to develop a children’s optimism scale (Optimism Predictor Tasks in Children – TAPOC). The TAPOC consists of a series of illustrated scenarios that assess optimism in children who are in the literacy process. We investigate validity evidence and reliability, and seek to evaluate optimism among the participant sample, as well as to verify possible differences between gender and age. There were 190 children (51.1% boys) participating in the sample, aged four to eight, from private schools in southern Brazil. Factor analyses were conducted that pointed to the one-factor solution and the final version of the instrument had 12 items. The scale showed good validity evidence and reliability. The results did not show significant differences in optimism levels between ages or gender.El objetivo de este estudio fue desarrollar una escala de optimismo para niños (Tareas Predictoras de Optimismo en niños – TAPOC). El TAPOC consiste en anécdotas y dibujos de colores que evalúan el optimismo en niños de entre cuatro y ocho años de edad, que estén en proceso de alfabetización. Además, se investigaron evidencias de validez y fiabilidad, y se evaluó el nivel de optimismo de los niños en esta muestra, así como las posibles diferencias entre el sexo y la edad. Participaron 190 niños (51,1% hombres) de entre cuatro y ocho años de escuelas privadas en el estado de Rio Grande do Sul. Análisis factoriales apuntaran a la solución de un solo factor y la versión final del instrumento incluyó 12 ítems. La escala mostró buenas evidencias de validez y fiabilidad. Los resultados no mostraron diferencias significativas en los niveles de optimismo entre edades o género.application/pdfporAvaliação psicológica. São Paulo. Vol. 14, n. 2 (abr. 2015), p. 199-206OtimismoCriançaConstrução do testeOptimismPositive psychologyPsychological assessmentOptimismoPsicología positivaEvaluación psicológicaTarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC) : construção e evidências de validadeOptimism predictor tasks in children (TAPOC) : construction and validity evidenceTareas predictoras de optimismo en niños (TAPOC) : construcción y pruebas de validezinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101815.pdf.txt001101815.pdf.txtExtracted Texttext/plain40233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199742/2/001101815.pdf.txt837b0d8332ed55e642cd7deec17d2568MD52ORIGINAL001101815.pdfTexto completoapplication/pdf169239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199742/1/001101815.pdfe42931c9789feb597c6621ab4077c3d3MD5110183/1997422019-09-27 03:44:49.996882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T06:44:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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